CBO 4221-20 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

Funções

prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança.

Atividades

consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, avisar o concierge da chegada do hóspede, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, preparar o mise-en-place, identificar o espaço físico da empresa, propor associação de programas de fidelidade, emitir o cartão de liberação de saída, distribuir jornais, revistas, flores etc., imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, fechar contas masters, solicitar o serviço de manobrista, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, providenciar solicitações de reservas especiais, coordenar equipe, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, anotar telefonemas e recados, demonstrar conhecimentos de informática, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, encerrar o pos - point of sale, realizar câmbio de moedas, bloquear apartamento, agir com bom senso, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demosntrar iniciativa, anunciar a chegada do cliente, encaminhar o cliente para os diversos setores, pedir forma de garantia de pagamento, demonstrar pró atividade, demonstrar espírito de equipe, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, planejar o dia seguinte, demonstrar senso de organização, averiguar horário de saída dos grupos, interagir com os outros departamentos, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, fornecer informações meteorológicas, auxiliar o cliente com informações financeiras, acolher o cliente e passageiro, demonstrar entusiasmo, agendar reservas / consultas dos clientes, emitir notas fiscais e recibos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar empatia, demonstrar respeito mútuo, transmitir recados e fax, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, ouvir com atenção, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, conferir documentos com identificação, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., acionar alarme de segurança em caso de assalto, atender o cliente com informações precisas, organizar materiais de trabalho, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, guardar volumes de prestadores de serviços, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, efetuar cobrança no show, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, demonstrar eficiência, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, imprimir relatórios de controle, demonstrar autonomia, auxiliar o hóspede com atendimento médico, efetuar acertos em contas, demonstrar interesse, fornecer serviço de cofre, oferecer transporte ao cliente, averiguar agenda semanal de eventos, receber pagamentos, encerrar a conta no sistema, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, emitir extrato de contas, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, registrar acompanhantes, atualizar conta, lançar despesas em contas, circular informações internas, distribuir malotes, verificar cadastro e reserva.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Não há posts para exibir