CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, agendar serviços, observar normas internas de segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve fornecer informações meteorológicas, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, organizar materiais de trabalho, demonstrar paciência, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, atualizar conta, preparar o mise-en-place, distribuir jornais, revistas, flores etc., demonstrar senso de organização, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, providenciar solicitações de reservas especiais, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, emitir notas fiscais e recibos, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, avisar o concierge da chegada do hóspede, bloquear apartamento, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, demonstrar empatia, demonstrar autonomia, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar conhecimentos de informática, interagir com os outros departamentos, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, identificar o espaço físico da empresa, lançar despesas em contas, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, encerrar a conta no sistema, registrar acompanhantes, solicitar o serviço de manobrista, demonstrar entusiasmo, demonstrar espírito de equipe, atender o cliente com informações precisas, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, emitir extrato de contas, ouvir com atenção, oferecer transporte ao cliente, acolher o cliente e passageiro, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, fornecer serviço de cofre, agendar reservas / consultas dos clientes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, agir com bom senso, auxiliar o cliente com informações financeiras, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, imprimir relatórios de controle, distribuir malotes, encerrar o pos - point of sale, circular informações internas, anunciar a chegada do cliente, averiguar horário de saída dos grupos, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, pedir forma de garantia de pagamento, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, demosntrar iniciativa, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, demonstrar eficiência, anotar telefonemas e recados, efetuar cobrança no show, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, averiguar agenda semanal de eventos, verificar cadastro e reserva, conferir documentos com identificação, coordenar equipe, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, planejar o dia seguinte, participar de reuniões na troca de turnos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, realizar câmbio de moedas, auxiliar o hóspede com atendimento médico, demonstrar interesse, efetuar acertos em contas, receber pagamentos, fechar contas masters, demonstrar respeito mútuo, emitir o cartão de liberação de saída, encaminhar o cliente para os diversos setores, propor associação de programas de fidelidade, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar pró atividade, transmitir recados e fax.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

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