CBO 3515-05 - Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
coordenar a execução das tarefas, demonstrar competências pessoais, revisar textos e documentos, comunicar-se, assessorar a Área, redigir textos, organizar as atividades gerais.
Atividades
demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, cadastrar fornecedores e clientes, demonstrar iniciativa, intermediar as relações interpessoais, manter-se informado, disponibilizar informações e documentos, otimizar procedimentos de trabalho, editorar o texto para divulgação, registrar a entrada de informações e documentos, atualizar-se tecnicamente, trajar-se conforme as normas, consultar publicações técnicas, manter sigilo, controlar o estoque de materiais de escritório, corrigir erros do texto, assessorar cursos e eventos, preparar planilhas, distribuir as tarefas aos colaboradores, treinar a velocidade do registro, preparar viagens, participar de eventos técnicos, preparar cartas, memorandos, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, controlar o banco de horas do setor, enviar e receber malotes, compor cadastro de fornecedores e clientes, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, providenciar envio e recebimento de malotes, demonstrar eficiência, ajustar o texto à redação técnica, arquivar informações e documentos, elaborar atas e pautas, auxiliar na seleção de pessoal do setor, atualizar o dicionário pessoal, agir com dinamismo, controlar o agendamento da prestação de serviço, agendar os compromissos e reuniões, demonstrar alta capacidade de concentração, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, utilizar meios eletrônicos, solicitar cursos de aperfeiçoamento, atuar com pontualidade, classificar arquivos, verificar a qualidade e desempenho do serviço, registrar as despesas, elaborar gráficos, pesquisar na internet, requisitar material de escritório, utilizar processos de impressão, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, fiscalizar a entrega do trabalho, operar programas de computador, divulgar informações de interesse dos funcionários, operar equipamento de telefonia, utilizar tele e videoconferência, assistir o cliente interno e externo, ordenar tarefas, planejar as atividades, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, administrar verbas disponíveis, agir com equilíbrio emocional, elaborar relatórios, supervisionar o andamento do serviço, atender demandas dos clientes externos, analisar documentos, auxiliar nas reuniões e apresentações, agir com discrição, estruturar logicamente os textos, elaborar apresentações, manter documentação da área em ordem, requisitar microfilmagem de documentos, preparar a escala de trabalho.