CBO 3515-05 - Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3515-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas CBO 3515-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3515-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
demonstrar competências pessoais, redigir textos, coordenar a execução das tarefas, assessorar a Área, comunicar-se, organizar as atividades gerais, revisar textos e documentos.
Atividades
requisitar microfilmagem de documentos, atualizar o dicionário pessoal, compor cadastro de fornecedores e clientes, elaborar atas e pautas, participar de eventos técnicos, verificar a qualidade e desempenho do serviço, registrar as despesas, manter sigilo, utilizar processos de impressão, cadastrar fornecedores e clientes, fiscalizar a entrega do trabalho, demonstrar iniciativa, arquivar informações e documentos, distribuir as tarefas aos colaboradores, elaborar relatórios, enviar e receber malotes, editorar o texto para divulgação, utilizar meios eletrônicos, consultar publicações técnicas, assessorar cursos e eventos, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, agir com equilíbrio emocional, utilizar tele e videoconferência, registrar a entrada de informações e documentos, preparar cartas, memorandos, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, controlar o estoque de materiais de escritório, controlar o agendamento da prestação de serviço, ajustar o texto a redação técnica, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, assistir o cliente interno e externo, pesquisar na internet, analisar documentos, operar equipamento de telefonia, requisitar material de escritório, preparar viagens, treinar a velocidade do registro, auxiliar na seleção de pessoal do setor, atualizar-se tecnicamente, estruturar logicamente os textos, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, otimizar procedimentos de trabalho, corrigir erros do texto, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, controlar o banco de horas do setor, providenciar envio e recebimento de malotes, ordenar tarefas, agendar os compromissos e reuniões, elaborar gráficos, agir com discrição, manter documentação da área em ordem, preparar a escala de trabalho, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, intermediar as relações interpessoais, administrar verbas disponíveis, preparar planilhas, atender demandas dos clientes externos, atuar com pontualidade, operar programas de computador, solicitar cursos de aperfeiçoamento, agir com dinamismo, planejar as atividades, disponibilizar informações e documentos, demonstrar eficiência, elaborar apresentações, manter-se informado, auxiliar nas reuniões e apresentações, demonstrar alta capacidade de concentração, supervisionar o andamento do serviço, trajar-se conforme as normas, divulgar informações de interesse dos funcionários, classificar arquivos.