CBO 2394-10 - Orientador educacional

Entenda o que fazem os programadores, avaliadores e orientadores de ensino no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Orientador educacional e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Orientador educacional

Planeja e realiza a implantação do serviço de orientação educacional em escola de educação básica, para contribuir no desenvolvimento pessoal dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Sonda interesses, aptidões e habilidades de alunos, com vista à orientação vocacional. Trabalha com docentes, auxiliando na compreensão do comportamento de cada aluno. Contribui para criação de um ambiente educativo com respeito às diferenças e acolhedor. Atua no processo de integração escola-família-comunidade. Avalia resultados de ações e projetos de orientação educacional. Trabalha de forma articulada com demais integrantes da equipe técnico-pedagógica da escola. Participa na elaboração e na implementação do projeto político-pedagógico. Cumpre legislação educacional, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Realiza planejamento, organização e implantação do serviço de orientação educacional em escola de educação básica.

Trabalha na equipe de gestão de escola, participando na elaboração e na implementação do projeto político-pedagógico.

Efetua diagnóstico sobre o desempenho escolar dos alunos, coletando, interpretando e analisando informações, tais como evasão escolar, frequência e aproveitamento escolar, e progressão dos alunos. Planeja ações para eliminar ou minimizar os problemas identificados.

Atua diretamente com alunos, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal. Promove momentos de reflexão sobre valores, atitudes, emoções e construção de relações interpessoais, por meio de estratégias individuais e coletivas. Presta apoio socioemocional aos alunos. Previne e combate casos de “bullying”. Acolhe e orienta aluno a entender seu espaço na escola e no mundo. Sonda interesses, aptidões e habilidades de alunos e coordena o processo de informação educacional e profissional, com vista à orientação vocacional. Convive com alunos para ouvir relato sobre dificuldades encontradas no processo de aprendizagem e debater possíveis soluções para os problemas enfrentados. Motiva alunos para melhoria de seu desenvolvimento acadêmico. Sistematiza o processo de acompanhamento dos alunos, para encaminhar aqueles que exigirem assistência especial para psicólogo ou outro especialista.

Atua de forma conjunta com docentes, auxiliando na compreensão do comportamento e das especificidades de cada aluno e prestando apoio na solução de conflitos. Identifica problemas no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem que interferem no desempenho dos alunos, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes.

Atua no processo de integração escola-família-comunidade, identificando as características básicas da população local, promovendo entrosamento com as famílias dos estudantes, e organizando eventos que estreitem os vínculos entre a comunidade e a unidade escolar.

Atua para identificar os impactos da vida na sociedade atual – com redes sociais, violência, inovações tecnológicas no mundo do trabalho, crise climática, entre outras condições – no desenvolvimento de cada aluno. Promove atividades com alunos para analisar tais impactos e descobrir meios de atuar na sociedade de forma crítica, solidária e transformadora.

Contribui para criação de um ambiente educativo com respeito às diferenças, acolhedor e positivo, para promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e do bem-estar dos alunos. Solicita providências em relação à infraestrutura e ao atendimento - de pessoal administrativo e de apoio – que possam contribuir para melhoria dos índices de permanência e do nível de satisfação de alunos em relação à unidade escolar.

Avalia resultados das ações e dos projetos de orientação educacional, estabelecendo um conjunto de indicadores coerentes com os princípios do projeto político-pedagógico.

Participa de reunião com demais integrantes da equipe técnico-pedagógica da escola, para colaborar no estudo de ações para melhoria do currículo escolar, na criação de projetos interdisciplinares, na implantação de novas estratégias para solução de conflitos, na melhoria do clima escolar, e na análise das intervenções feitas no campo da orientação educacional. Propõe o estudo da relação entre o planejamento educacional e a realidade em que vivem os alunos.

Elabora relatórios, com base nos registros de acompanhamento dos alunos. Emite pareceres. Divulga experiências em orientação educacional. Atua em conselhos da escola.

Participa de cursos e seminários na área de orientação educacional, para analisar as mudanças nos perfis de crianças e adolescentes, refletir sobre as mudanças na sociedade, e ajustar-se às alterações dos sistemas educacionais.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA BÁSICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE APLICADA 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE: BIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INTERVENÇÃO HUMANA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 5 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES EDUCACIONAIS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES PARA GERENCIAMENTO DE DADOS E INFORMAÇÕES DE DESEMPENHO DE ALUNOS E DE AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2 2 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2 2 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2 2 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) REALIDADE VIRTUAL 2 2 2
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL APLICADO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL DA EDUCAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) CÓDIGO DE ÉTICA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA EPISTEMOLOGIA 2 2 2
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICOS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 3 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 3 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 3 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 3 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DE PESSOAS 2 3 2
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) GESTÃO EDUCACIONAL: POLÍTICAS, PROCESSOS E COTIDIANO ESCOLAR 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) LIDERANÇA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E INSTITUCIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL) UNIDADES E SISTEMAS ESCOLARES: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E GESTÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO POLÍTICA EDUCACIONAL 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICA EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICA EDUCACIONAL: ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TECNOLOGIA EDUCACIONAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIAS DA INSTRUÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICA PEDAGÓGICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) CONCEPÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 3 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) A IDENTIDADE DO ORIENTADOR EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) AÇÃO PEDAGÓGICA INTEGRADA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) DIAGNÓSTICO DE DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS: FUNDAMENTOS, VARIÁVEIS DE CONTROLE (EVASÃO, FREQUÊNCIA, APROVEITAMENTO, PROGRESSÃO, ENTRE OUTRAS), OUTROS ASPECTOS 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) EDUCAÇÃO E TRABALHO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) GESTÃO EDUCACIONAL, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E COORDENAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) INTERAÇÕES SOCIAIS E LIDERANÇA NA ESCOLA 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING EM AMBIENTE ESCOLAR 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) PRINCÍPIOS E MÉTODOS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM ESCOLAR 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA-COMUNIDADE 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) REGISTROS DE ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS NO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ORIENTAÇÃO E ACONSELHAMENTO) RELAÇÕES SOCIAIS E CONFLITOS NA ESCOLA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS HISTÓRICOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E SUJEITOS EDUCANDOS 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: PRINCÍPIOS, INDICADORES, GESTÃO, OUTROS ASPECTOS 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS 5 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) METODOLOGIA DA PESQUISA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 3 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS 3 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS) PROPOSIÇÃO DE PROJETOS DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL 3 5 5

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ORIGINALIDADE 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 5

Condições de Trabalho

Atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • comunicar-se;
  • implementar execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar trabalho coletivo;
  • avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem;
  • propor soluções para problemas educacionais detectados;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • observar processo de trabalho no contexto escolar;
  • respeitar as diversidades;
  • demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita;
  • participar da avaliação proposta pela instituição;
  • divulgar experiências pedagógicas;
  • detectar problemas educacionais;
  • divulgar deliberações;
  • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
  • criar espaços de participação/interação;
  • formar equipes de trabalho;
  • caracterizar perfil dos alunos;
  • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
  • dimensionar os problemas;
  • compreender o contexto;
  • coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação;
  • pesquisar práticas educativas;
  • participar de cursos, seminários e congressos;
  • pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas;
  • demonstrar criatividade;
  • propor mudanças no projeto pedagógico;
  • demonstrar flexibilidade;
  • construir instrumentos de avaliação;
  • criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
  • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
  • promover trocas de experiências;
  • administrar tempo;
  • equalizar informações;
  • contextualizar historicamente a escola;
  • organizar encontros, congressos e seminários;
  • avaliar instituição escolar;
  • orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares;
  • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
  • saber ouvir;
  • promover cursos, oficinas e orientação técnica;
  • avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem;
  • acompanhar produção dos alunos;
  • estruturar os tempos pedagógicos;
  • fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
  • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
  • planejar ações de operacionalização;
  • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
  • levantar necessidades educacionais e sociais;
  • observar desempenho das classes;
  • administrar demanda por vagas;
  • traçar objetivos educacionais;
  • selecionar referencial teórico-científico;
  • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
  • demonstrar pró-atividade;
  • analisar desempenho das classes;
  • planejar reuniões com equipes de trabalho;
  • fornecer subsídios teóricos;
  • assessorar trabalho docente;
  • estimular participação dos diferentes sujeitos;
  • produzir material de apoio pedagógico;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • saber integrar as informações;
  • analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
  • articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente;
  • criar mecanismos de participação/interação;
  • acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor;
  • elaborar textos de orientação;
  • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
  • trabalhar em equipe;
  • administrar conflitos;
  • construir sistema de avaliação;
  • organizar reuniões com equipes de trabalho;
  • acompanhar trajetória escolar do aluno;
  • atuar em conselhos de classe e de escola;
  • avaliar implementação de projetos educacionais;
  • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
  • emitir pareceres;
  • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
  • organizar grupos de estudos;
  • avaliar desempenho das classes/turmas;
  • avaliar desempenho profissional dos educadores;
  • publicar experiências pedagógicas;
  • averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
  • selecionar bibliografia;
  • contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional;
  • elaborar relatórios;
  • participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais;
  • traçar metas educacionais;
  • verificar cumprimento das metas;
  • articular ação da escola com outras instituições;
  • realizar entrevistas;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10

CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de orientador educacional que pertence ao grupo dos programadores, avaliadores e orientadores de ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 239410 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 239410 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Orientador de Ensino Belo Horizonte

Orientador de Ensino: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Orientador de Ensino CBO 2394-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.853 e 6.032 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 956 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador de Ensino

Orientador de Ensino: São Paulo

O profissional no cargo de Orientador de Ensino CBO 2394-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.291 e 7.012 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 10.947 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador de Ensino Curitiba

Orientador de Ensino: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Orientador de Ensino CBO 2394-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.536 e 7.391 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 687 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador de Ensino São Paulo

Orientador de Ensino: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Orientador de Ensino CBO 2394-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.622 e 8.045 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 5.038 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador de Ensino Rio de Janeiro

Orientador de Ensino: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Orientador de Ensino CBO 2394-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.375 e 7.479 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 830 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador de Ensino

Orientador de Ensino: Minas Gerais

O profissional no cargo de Orientador de Ensino CBO 2394-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.822 e 6.043 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 2.822 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador de Ensino

Orientador de Ensino: Mato Grosso

O profissional no cargo de Orientador de Ensino CBO 2394-10 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.103 e 6.286 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 741 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Escolar

Orientador Escolar: Pará

O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando em Pará, ganha entre 2.582 e 5.682 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 575 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Escolar Rio de Janeiro

Orientador Escolar: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.375 e 7.479 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 830 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Escolar Belo Horizonte

Orientador Escolar: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.853 e 6.032 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 956 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Escolar

Orientador Escolar: Ceará

O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando em Ceará, ganha entre 2.560 e 5.745 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 617 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Escolar São Paulo

Orientador Escolar: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.622 e 8.045 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 5.038 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Escolar Maringá

Orientador Escolar: Maringá, PR

O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 2.130 e 3.492 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 441 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Escolar Vitoria

Orientador Escolar: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 2.612 e 4.957 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 180 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Escolar Brasília

Orientador Escolar: Brasília, DF

O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.941 e 7.790 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 865 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Escolar

Orientador Escolar: Paraná

O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando em Paraná, ganha entre 3.323 e 6.237 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 3.699 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Escolar Curitiba

Orientador Escolar: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.536 e 7.391 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 687 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.
Salário Orientador Escolar

Orientador Escolar: São Paulo

O profissional no cargo de Orientador Escolar CBO 2394-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.291 e 7.012 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 10.947 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2394-10.