CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Orientador educacional Planeja, sistematiza e coordena ações de orientação educacional e profissional em instituições de ensino, acompanhando o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Promove ações coletivas e individuais de aconselhamento e orientação para pais e alunos, atuando com docentes e equipe escolar.

Identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de orientação, análise de desempenho e de práticas educacionais, orientação vocacional e de relacionamentos interpessoais, resolução de conflitos e de elaboração de proposta pedagógica Organiza e elabora documentos administrativos, pedagógicos e de acompanhamento dos alunos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Orientador educacional

O Orientador educacional (ou similar) planeja e acompanha o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Define estratégias para o processo de orientação, elaborando instrumentos para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, da eficácia dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares.

Implementa as etapas do processo de orientação educacional, analisando dados dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, aplicando metodologias e procedimentos específicos para essa ação, tendo em vista a formação integral e permanente do educando, preparando-o para o pleno exercício de sua cidadania e ajudando-o a dimensionar seu espaço dentro da escola e no mundo.

Acompanha o aluno em suas necessidades específicas, realiza orientação vocacional, propõe estratégias para suprir dificuldades e para o estudo planejado Promove momentos de reflexão sobre valores, atitudes, emoções e sentimentos, por meio de estratégias individuais e coletivas.

Promove ações coletivas de orientação para pais e alunos, atuando em parceria com docentes e com a equipe escolar, considerando a necessidade de implementação de ações educacionais específicas Identifica elementos intervenientes no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, que impactam o desempenho dos alunos, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes.

Implementa ações e projetos de orientação educacional, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.

Participa da elaboração do projeto pedagógico, analisando as propostas e sugerindo adequações nos processos de ensino e aprendizagem, nas práticas de avaliação, no regimento escolar Participa de estudos e discussões sobre as práticas didático-pedagógicas definidas pela escola, referentes ao currículo e metodologias de ensino, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Verifica o cumprimento da legislação educacional, do projeto pedagógico, de políticas públicas.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos de trabalho Administra conflitos disciplinares e interpessoais, intercede e aplica medidas de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas detectados Implementa medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque.

Participa da elaboração do projeto pedagógico, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Propõe ações para formação contínua dos profissionais que atuam no processo de ensino e aprendizagem, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas.

Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações dos alunos Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções

O funcionário CBO 2394-10 deve implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, promover a formação contínua dos profissionais.

Atividades exercidas por um Orientador educacional CBO 2394-10

Um Orientador educacional (ou sinônimo) deve detectar problemas educacionais, elaborar relatórios, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, respeitar as diversidades, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, emitir pareceres, construir instrumentos de avaliação, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, traçar objetivos educacionais, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, acompanhar produção dos alunos, elaborar textos de orientação, levantar necessidades educacionais e sociais, organizar reuniões com equipes de trabalho, planejar ações de operacionalização, formar equipes de trabalho, produzir material de apoio pedagógico, articular ação da escola com outras instituições, avaliar instituição escolar, demonstrar pró-atividade, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, divulgar experiências pedagógicas, divulgar resultados de avaliação, saber integrar as informações, criar mecanismos de participação/interação, fornecer subsídios teóricos, atuar em conselhos de classe e de escola, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, caracterizar perfil dos alunos, realizar entrevistas, avaliar desempenho profissional dos educadores, estruturar os tempos pedagógicos, participar de cursos, seminários e congressos, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, selecionar bibliografia, estimular participação dos diferentes sujeitos, criar espaços de participação/interação, organizar grupos de estudos, administrar tempo, saber ouvir, trabalhar em equipe, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, publicar experiências pedagógicas, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, avaliar desempenho das classes/turmas, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, compreender o contexto, propor mudanças no projeto pedagógico, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, intervir na aplicação de medidas disciplinares, construir sistema de avaliação, analisar desempenho das classes, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, administrar conflitos, administrar demanda por vagas, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, avaliar implementação de projetos educacionais, propor soluções para problemas educacionais detectados, observar processo de trabalho no contexto escolar, verificar cumprimento das metas, promover cursos, oficinas e orientação técnica, organizar encontros, congressos e seminários, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, acompanhar trajetória escolar do aluno, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, assessorar trabalho docente, divulgar deliberações, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, selecionar referencial teórico-científico, demonstrar capacidade de observação, observar desempenho das classes, promover trocas de experiências, equalizar informações, contextualizar historicamente a escola, demonstrar flexibilidade, pesquisar práticas educativas, demonstrar criatividade, dimensionar os problemas, traçar metas educacionais, planejar reuniões com equipes de trabalho, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, participar da avaliação proposta pela instituição.

Cargos e salários CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

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