CBO 2394-10 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
Funções
coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar trabalho coletivo, comunicar-se, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais.
Atividades
traçar metas educacionais, analisar desempenho das classes, acompanhar produção dos alunos, organizar reuniões com equipes de trabalho, estruturar os tempos pedagógicos, verificar cumprimento das metas, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, demonstrar criatividade, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, intervir na aplicação de medidas disciplinares, propor mudanças no projeto pedagógico, publicar experiências pedagógicas, pesquisar práticas educativas, assessorar trabalho docente, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, planejar reuniões com equipes de trabalho, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, articular ação da escola com outras instituições, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, observar desempenho das classes, criar mecanismos de participação/interação, divulgar resultados de avaliação, acompanhar trajetória escolar do aluno, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, organizar grupos de estudos, demonstrar flexibilidade, participar de cursos, seminários e congressos, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, promover cursos, oficinas e orientação técnica, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, participar da avaliação proposta pela instituição, avaliar desempenho profissional dos educadores, fornecer subsídios teóricos, produzir material de apoio pedagógico, traçar objetivos educacionais, trabalhar em equipe, detectar problemas educacionais, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, formar equipes de trabalho, avaliar instituição escolar, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, administrar demanda por vagas, avaliar desempenho das classes/turmas, divulgar deliberações, construir instrumentos de avaliação, administrar tempo, administrar conflitos, saber integrar as informações, demonstrar pró-atividade, contextualizar historicamente a escola, atuar em conselhos de classe e de escola, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, criar espaços de participação/interação, selecionar referencial teórico-científico, planejar ações de operacionalização, selecionar bibliografia, propor soluções para problemas educacionais detectados, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, promover trocas de experiências, organizar encontros, congressos e seminários, elaborar relatórios, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, realizar entrevistas, construir sistema de avaliação, equalizar informações, caracterizar perfil dos alunos, saber ouvir, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, levantar necessidades educacionais e sociais, dimensionar os problemas, emitir pareceres, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, compreender o contexto, demonstrar capacidade de observação, avaliar implementação de projetos educacionais, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, observar processo de trabalho no contexto escolar, elaborar textos de orientação, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, respeitar as diversidades, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, estimular participação dos diferentes sujeitos, divulgar experiências pedagógicas.