CBO 2341-25 - Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) CBO 2341-25 Ministra aulas na área da pesquisa operacional e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
CBO 2341-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de pesquisa operacional (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
O que faz um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior)
O Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) CBO 2341-25 ministra aulas na área da pesquisa operacional e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.
Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2341-25 deve produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, colaborar em atividades institucionais, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, coordenar atividades acadêmico-científicas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, planejar e implementar cursos e disciplinas, lecionar matemática, estatística, computação, realizar pesquisas, orientar alunos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-25
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) CBO 2341-25
Um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) (ou sinônimo) deve manter-se atualizado, orientar auxiliares de ensino - graduados, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, disponibilizar material didático on line, coletar e analisar dados, averiguar adequação de modelos visando a validação, escrever artigos de opinião na imprensa, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, trabalhar interdisciplinarmente, participar da administração de órgãos de classe, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, propor novos métodos de ensino, avaliar o desempenho funcional de seus pares, produzir textos didáticos, buscar fontes de financiamento, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, disseminar resultados de pesquisa, elaborar cursos de extensão, revisar periodicamente a grade curricular, interpretar resultados, integrar o corpo editorial de publicações científicas, orientar doutorandos, utilizar correio eletrônico - e-mail, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, orientar monografias de conclusão de curso, ministrar aulas presencialmente ou a distância, orientar estudantes para competições academicas, orientar estágios docentes - ped-capes, realizar intercâmbios técnico-científicos, participar da administração de associações científicas, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, elaborar cursos de aperfeiçoamento, orientar estágios de pós-doutorado, orientar alunos monitores - graduandos, elaborar critérios para admissão de alunos, avaliar o desempenho do aluno, participar de comissões, montar bancos de dados, implementar laboratórios de ensino, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, orientar mestrandos, modelar fenômenos, dados e processos, desenvolver teorias, elaborar cursos de especialização, relacionar teoria a prática, investigar o estado da arte do tema proposto, assessorar a criação de empresas-júniores, coordenar a política científica de bibliotecas, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, criar lista de discussão, participar de comissões de organização de eventos, assessorar profissionais de diversas áreas, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, trabalhar em equipe, coordenar cursos de graduação, preparar aulas e avaliações, realizar visitas científicas, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, levantar questões a serem investigadas, testar hipóteses, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, demonstrar objetividade, elaborar projetos pedagógicos, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, escrever resenhas, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, orientar a vida acadêmica dos alunos, dominar sua área de conhecimento, coordenar eventos científicos, coordenar a política científica de laboratórios, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, constituir grupos de pesquisa, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, empreender projetos em negócios, coordenar cursos de pós-graduação, chefiar departamentos, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, elaborar projetos, participar de eventos científicos, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, proferir palestras, implantar laboratórios, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, assessorar as atividades das empresas-júniores, participar da organização de processos de seleção, dar concretude aos conceitos abstratos, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, demonstrar criatividade, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, assessorar pesquisas da comunidade, orientar estágios, definir o perfil do corpo docente e discente, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, projetar laboratórios de ensino, manifestar empatia, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, representar a categoria em órgãos colegiados, orientar alunos em atividade de iniciação científica, reformular suas idéias, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, preparar apresentações, demonstrações e exposições, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, coordenar cursos de extensão, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, editar livros e revistas, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, dirigir unidades acadêmicas, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, planejar disciplinas, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, escrever artigos técnicos científicos, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, assessorar, científicamente, a organização de eventos.