CBO 2238-45 - Fonoaudiólogo em voz
Entenda o que fazem os fonoaudiólogos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Fonoaudiólogo em voz e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Fonoaudiólogo em voz
O Fonoaudiólogo em Voz presta atendimento em fonoaudiologia no campo da voz, realizando avaliação, diagnóstico e tratamento das alterações vocais. Avalia o impacto que a alteração vocal traz no trabalho e na vida de paciente. Promove a saúde vocal e efetua o aperfeiçoamento dos padrões vocais. Planeja, desenvolve e incrementa propostas que visem a prevenção de alterações vocais. Planeja, organiza e executa atividades educacionais. Planeja e realiza assessoria nos diversos níveis de atenção à saúde vocal. Executa estudo e pesquisa da voz. Supervisiona equipes. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2238-45
Recebe pessoa com voz rouca, fraca, abafada ou que tenha outra alteração vocal. Faz anamnese, compreendendo a queixa de paciente de forma descritiva e detalhada. Realiza a análise do comportamento vocal, feita por avaliações perceptivo-auditiva, perceptivo-visual ou acústica do sinal sonoro. Avalia o impacto que a alteração vocal traz na qualidade de vida de paciente, comprometendo seu trabalho e seu dia a dia.
Diagnostica o Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho (DVRT), dificuldade na emissão da voz que impede ou dificulta sua produção natural e compromete a atuação de professores, teleoperadores, cantores, atores, radialistas, jornalistas, religiosos, políticos, advogados, vendedores, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. Analisa os sinais e os sintomas que caracterizam o distúrbio, tais como cansaço ao falar, rouquidão, secura na garganta, sensação de ter que fazer esforço para falar, falhas na voz, perda de voz, presença de pigarro, dor ou ardor na garganta ao falar, engrossamento da voz, perda de volume e projeção vocal, pouca resistência ao falar e dor ou tensão cervical.
Avalia dificuldades na produção da voz - como rouquidão, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais - no convívio social, para diagnosticar a causa. Analisa se, no dia a dia, o problema de voz – como a rouquidão de uma criança - pode estar dificultando a comunicação e prejudicando a inserção social.
Planeja e realiza o tratamento das alterações vocais. Elabora prescrição terapêutica e aplica procedimentos para aperfeiçoamento da voz.
Acompanha a evolução de paciente, em relação ao tempo de duração e aos fatores de melhora e piora. Pode encaminhar paciente a outros profissionais, como no caso da longa duração de problema associada aos hábitos de tabagismo e etilismo - nocivos à laringe e, consequentemente, à produção equilibrada da voz -, para análise da hipótese de câncer de laringe ou outra doença.
Registra, no prontuário de paciente, as informações relativas à anamnese, ao diagnóstico fonoaudiológico, à prescrição da conduta fonoaudiológica, aos procedimentos realizados, à evolução do quadro, e ao encerramento do tratamento fonoaudiológico.
Planeja, desenvolve e incrementa propostas que visem a prevenção de alterações vocais.
Acompanha e assessora profissional – como cantor, jornalista e ator – a fim de potencializar a capacidade vocal, deixar o aparelho fonador resistente para um trabalho intenso e manter a qualidade da voz durante uma apresentação.
Planeja, organiza e executa atividades educacionais sobre prevenção de alterações vocais, sobre problemas decorrentes de “bullying” relacionados à voz, especialmente durante a adolescência, e sobre necessidade de efetiva interação social.
Planeja e realiza assessoria nos diversos níveis de atenção à saúde vocal.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, avaliando novos métodos e novos recursos tecnológicos para promoção da saúde vocal.
Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Pode dedicar-se a estudos e pesquisas de temas relacionados ao campo fonoaudiológico da voz.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA PARA FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PARA ATENDIMENTO NÃO PRESENCIAL EM FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA TECIDUAL E DO DESENVOLVIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | CINESIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | NEUROFISIOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA E BIOFÍSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | NEUROPSICOFARMACOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | NEUROPSICOFARMACOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | SUPRIMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) BIOSSEGURANÇA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | FISIATRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) NEUROLOGIA APLICADA À FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) NOÇÕES DE OTORRINOLARINGOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) PROGRAMAS DE PREVENÇÃO, PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AUDIOLOGIA CLÍNICA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE DISTÚRBIOS DE VOZ RELACIONADOS AO TRABALHO (DVRT) | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AVALIAÇÃO PERCEPTIVO-AUDITIVA, PERCEPTIVO-VISUAL E ACÚSTICA DO SINAL SONORO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS DE LEITURA E DE ESCRITA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS FONOAUDIOLÓGICOS: FONOLÓGICO, DA FONAÇÃO, DA FLUÊNCIA, DA MOTRICIDADE OROFACIAL, OUTROS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATENDIMENTO EM FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FISSURA LABIOPALATINA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FUNÇÕES E HABILIDADES NOS CICLOS DA VIDA: DA AUDIÇÃO, DA FALA, DA FLUÊNCIA, DA LINGUAGEM (ORAL E ESCRITA), DA VOZ, DOS SISTEMAS MIOFUNCIONAL, OROFACIAL E CERVICAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FUNDAMENTOS DE ACÚSTICA DA VOZ | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA PARA DISTÚRBIOS DA VOZ | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) MÉTODOS E PROCEDIMENTOS EM FONOAUDIOLOGIA: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO, HABILITAÇÃO, REABILITAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PATOLOGIAS AUDIOLÓGICAS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS BIOLÓGICOS NORMAIS E ALTERADOS, ESTRUTURAS E FUNÇÕES DE ÓRGÃOS E SISTEMAS, RELACIONADOS À FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS PSICOSSOCIOCULTURAIS, LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS QUE AUXILIAM A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO HUMANA E DAS ALTERAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) RECURSOS TECNOLÓGICOS DE AMPLIFICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TIPOS DE DISFONIAS (DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DA VOZ): FUNCIONAIS, ORGÂNICAS, ORGANOFUNCIONAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A DISTÚRBIOS DA VOZ | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TREINAMENTO E REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM DISTÚRBIOS DA VOZ | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) VOZ PROFISSIONAL FALADA E CANTADA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA-CAA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL DA SAÚDE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORES | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOBIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS, DESENVOLVIMENTO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FATORES HUMANOS NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO E REABILITAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM E COGNIÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 3 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - CLAREZA DE VOZ | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- Exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- Aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- Comunicar-se;
- Avaliar pacientes e clientes;
- Realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- Realizar tratamento fonoaudiológico;
- Atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- Demonstrar competências pessoais;
- Explicar procedimentos e rotinas;
- Indicar tecnologia assistiva;
- Estimular adesão e continuidade do tratamento;
- Definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- Acompanhar evolução clínica;
- Discutir casos com outros profissionais;
- Esclarecer prognóstico de tratamento;
- Avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- Supervisionar estágios;
- Dar devolutiva da avaliação;
- Demonstrar capacidade de análise e síntese;
- Analisar exames;
- Solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- Aplicar procedimentos específicos de reabilitação;
- Dar alta;
- Realizar perícia;
- Caracterizar população-alvo;
- Avaliar fala;
- Elaborar material educativo e informativo;
- Detectar expectativas de pacientes e clientes;
- Gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- Orientar procedimentos ergonômicos;
- Divulgar trabalhos;
- Capacitar profissionais;
- Adaptar tecnologia assistiva;
- Emitir atestados;
- Apreciar trabalhos técnico-científicos;
- Demonstrar capacidade de observação;
- Contornar situações adversas;
- Prescrever órteses, próteses e adaptações;
- Aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- Tratar alterações da fala;
- Verificar a compreensão da orientação;
- Ministrar cursos e palestras;
- Eleger instrumentos para avaliação;
- Demonstrar procedimentos e técnicas;
- Redigir artigos, capítulos e livros;
- Avaliar órteses, próteses e adaptações;
- Analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- Aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz;
- Organizar eventos técnico-científicos;
- Capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- Avaliar postura corporal;
- Mediar reuniões clínicas;
- Introduzir formas alternativas de comunicação;
- Organizar publicações;
- Esclarecer dúvidas;
- Aplicar testes e provas;
- Registrar dados em prontuário;
- Analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo;
- Avaliar fluência;
- Participar de diagnóstico interdisciplinar;
- Analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- Demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- Levantar hipóteses diagnósticas;
- Demonstrar dinamismo;
- Trabalhar em equipe;
- Elaborar relatórios;
- Tratar distúrbios vocais;
- Demonstrar objetividade;
- Estabelecer parâmetros de alta;
- Prestar consultoria ou assessoria;
- Participar de programas institucionais;
- Avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- Demonstrar iniciativa;
- Trabalhar com biossegurança;
- Prescrever terapêutica;
- Demonstrar criatividade;
- Realizar exames complementares;
- Avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- Coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Estabelecer prognóstico;
- Supervisionar profissionais;
- Aplicar procedimentos em ambientes específicos - uti, ps, etc;
- Orientar pesquisas;
- Adaptar órteses e próteses;
- Orientar condutas terapêuticas;
- Elaborar manuais técnico-administrativos;
- Transmitir segurança;
- Participar de comissões técnico-científicas;
- Auditorar programas e serviços;
- Solicitar exames complementares;
- Avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- Desenvolver habilidades auditivas;
- Visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- Avaliar resultados do tratamento;
- Avaliar voz;
- Desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- Tomar decisões;
- Elaborar laudos;
- Preparar material terapêutico;
- Realizar pesquisas;
- Orientar hábitos de saúde;
- Demonstrar organização;
- Estabelecer critérios de elegibilidade;
- Eleger procedimentos terapêuticos;
- Realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- Informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- Demonstrar capacidade de adaptação;
- Encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- Estabelecer plano terapêutico;
- Realizar anamnese;
Profissões da Família Ocupacional
- Fonoaudióloga
- Fonoaudiólogo Educacional
- Fonoaudiólogo em Disfagia
- Fonoaudiólogo em Linguagem
- Fonoaudiólogo em Voz
- Fonoaudiólogo Geral
- Audiologista (fonoaudiólogo)
- Fonoaudiólogo em Audiologia
- Fonoaudiólogo em Motricidade Orofacial
- Fonoaudiólogo em Saúde Coletiva
Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-45
CBO 2238-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogo em voz que pertence ao grupo dos fonoaudiólogos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais da medicina, saúde
-
-
-
-
- Fonoaudiólogos
-
-