CBO 2238-25 - Fonoaudiólogo em disfagia
Entenda o que fazem os fonoaudiólogos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Fonoaudiólogo em disfagia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Fonoaudiólogo em disfagia
Presta atendimento em disfagia orofaríngea - dificuldade em deglutir (engolir) alimentos líquidos e sólidos -, decorrente do envelhecimento de estruturas envolvidas na deglutição ou de diversas doenças, como as neurológicas. Realiza avaliação das condições de paciente, analisa o caso com equipe multiprofissional, define diagnóstico fonoaudiológico da fisiopatologia da deglutição, executa o tratamento usando tecnologias e recursos terapêuticos, e prescreve alta fonoaudiológica. Pode atuar de forma preventiva, em hospitais. Realiza programas educacionais. Pode supervisionar equipes. Mantém-se atualizado na sua área de atuação. Conduz pesquisas relacionadas à atuação na área da disfagia. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Recebe pacientes com dificuldade de deglutir alimento e mesmo saliva em decorrência do envelhecimento natural de estruturas envolvidas na deglutição - como lábios, língua e bochechas – ou em consequência de diversas doenças, tais como Parkinson, Acidente Vascular Cerebral (AVC), distrofias musculares e câncer de pescoço.
Realiza o acolhimento de paciente em consulta. Faz anamnese. Escuta o relato de engasgos e, algumas vezes, de regurgitação de líquidos pelas cavidades do nariz. Avalia a biomecânica da deglutição. Avalia parâmetros respiratórios fisiológicos - como frequência respiratória - e frequência cardíaca. Faz auscultação cervical dos ruídos da deglutição. Examina saturação de oxigênio, devido ao risco de complicações pulmonares ocasionadas pela disfagia orofaríngea. Solicita avaliações e exames complementares, quando necessário. Indica a execução de exames instrumentais - como Videofluoroscopia da Deglutição e Videoendoscopia da Deglutição, realizados em parceria com o médico habilitado -, quando for necessário o monitoramento ou o complemento da avaliação clínica funcional da deglutição.
Analisa o caso com outros profissionais, tais como médico gastroenterologista, fisioterapeuta e pneumologista. Pode encaminhar paciente a outros profissionais da saúde, quando necessário.
Define o diagnóstico fonoaudiológico da fisiopatologia da deglutição. Estabelece plano terapêutico, para tratamento das desordens da disfagia orofaríngea. Efetua, quando necessário, procedimentos de limpeza das vias aéreas (aspiração das vias aéreas) antes, durante ou após a execução de procedimentos fonoaudiológicos.
Realiza o tratamento das desordens da deglutição (disfagia orofaríngea), usando tecnologias e recursos terapêuticos, tais como indicação e adaptação de válvulas unidirecionais de deglutição e fala com e sem ventilação mecânica, execução e interpretação de eletromiografia de superfície, realização de estimulação elétrica transcutânea, aplicação de bandagem elástica, entre outros.
Realiza prescrição quanto à segurança da deglutição e à consistência de dieta por via oral. Atua em parceria com nutricionista, que busca recuperar ou manter o estado nutricional a partir do planejamento de uma dieta adaptada às condições, às necessidades e às preferências de paciente, prevenindo a ocorrência de aspiração, desnutrição e desidratação.
Determina critérios para a alta fonoaudiológica.
Registra, no prontuário de paciente, as informações relativas à anamnese, ao diagnóstico fonoaudiológico e à evolução do tratamento. Registra, também, contatos com outros profissionais envolvidos no caso e condutas adotadas em conjunto.
Pode atuar em hospitais de forma preventiva, fazendo avaliação fonoaudiológica à beira do leito para detectar precocemente as alterações relacionadas à deglutição, colaborando com equipe a prevenir e minimizar complicações da saúde de paciente.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação, avaliando novos métodos e novas tecnologias de tratamento de disfagia.
Elabora programas de educação continuada, principalmente para familiares e cuidadores, sobre como cuidar de paciente de disfagia, dando atenção e prestando o auxílio necessário. Orienta equipe multidisciplinar para identificação do risco da disfagia.
Pode supervisionar equipes, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.
Pode atuar como perito ou auditor em situações que envolvam o processo de avaliação e reabilitação da disfagia orofaríngea.
Conduz pesquisas relacionadas à atuação na área da disfagia, para benefício da assistência à comunidade.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA PARA FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PARA ATENDIMENTO NÃO PRESENCIAL EM FONOAUDIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO BIOLOGIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | OUTROS ELEMENTOS (BIOLOGIA GERAL) BIOLOGIA TECIDUAL E DO DESENVOLVIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | CINESIOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DA DIGESTÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | NEUROFISIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) CAUSAS MECÂNICAS E OBSTRUTIVAS DA DISFAGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) DISFAGIA ESOFÁGICA E OROFARÍNGEA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) DISTÚRBIOS NEUROMUSCULARES E DISFAGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FASES DA DEGLUTIÇÃO: ORAL, OROFARÍNGEA E ESOFÁGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA DO SISTEMA DISGESTÓRIO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA E BIOFÍSICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) PROCESSO DIGESTÓRIO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) TESTES DIAGNÓSTICOS PARA DISFAGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | NEUROPSICOFARMACOLOGIA | 2 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | NEUROPSICOFARMACOLOGIA | 2 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | SUPRIMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) BIOSSEGURANÇA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | FISIATRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | GASTROENTEROLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) NEUROLOGIA APLICADA À FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | OUTROS ELEMENTOS (CLÍNICA MÉDICA) NOÇÕES DE OTORRINOLARINGOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ORTODONTIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ODONTOLOGIA | ORTODONTIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) PROGRAMAS DE PREVENÇÃO, PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 2 | 2 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AUDIOLOGIA CLÍNICA | 2 | 2 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AVALIAÇÃO CLÍNICA DA DEGLUTIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) BANDAGEM ELÁSTICA PARA FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) BASES CONCEITUAIS DA FALA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) BASES CONCEITUAIS DO PROCESSAMENTO MOTOR NAS FUNÇÕES DA FACE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS DA DEGLUTIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS DA DEGLUTIÇÃO E DISFAGIA NA INFÂNCIA | 3 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS DA DEGLUTIÇÃO EM PACIENTES IDOSOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS DA MOTRICIDADE OROFACIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS DE LEITURA E DE ESCRITA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS FONOAUDIOLÓGICOS: FONOLÓGICO, DA FONAÇÃO, DA FLUÊNCIA, DA MOTRICIDADE OROFACIAL, OUTROS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATENDIMENTO EM FONOAUDIOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FUNÇÕES E HABILIDADES NOS CICLOS DA VIDA: DA AUDIÇÃO, DA FALA, DA FLUÊNCIA, DA LINGUAGEM (ORAL E ESCRITA), DA VOZ, DOS SISTEMAS MIOFUNCIONAL, OROFACIAL E CERVICAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) MÉTODOS E PROCEDIMENTOS EM FONOAUDIOLOGIA: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO, HABILITAÇÃO, REABILITAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PATOLOGIAS AUDIOLÓGICAS | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS BIOLÓGICOS NORMAIS E ALTERADOS, ESTRUTURAS E FUNÇÕES DE ÓRGÃOS E SISTEMAS, RELACIONADOS À FONOAUDIOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS PSICOSSOCIOCULTURAIS, LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS QUE AUXILIAM A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO HUMANA E DAS ALTERAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 2 | 2 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) RECURSOS TECNOLÓGICOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA | 2 | 2 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) REEDUCAÇÃO DA DEGLUTIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO À COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO À DISFAGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A DISTÚRBIOS DA VOZ | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A MOTRICIDADE OROFACIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FONOAUDIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) VÁLVULA UNIDIRECIONAL DE FALA E DEGLUTIÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITO DA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA-CAA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL APLICADO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL DA SAÚDE | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORES | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA FISIOLÓGICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOBIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FATORES HUMANOS NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) TREINAMENTO E REABILITAÇÃO DA DISFAGIA OROFARÍNGEA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) TREINAMENTO PARA HABILITAÇÃO DA DEGLUTIÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | FISIOLOGIA DA LINGUAGEM | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | PSICOLINGUÍSTICA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LINGUÍSTICA | PSICOLINGUÍSTICA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 3 | 5 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 2 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar pacientes e clientes;
- comunicar-se;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- aplicar testes e provas;
- aplicar procedimentos em ambientes específicos - uti, ps, etc;
- realizar perícia;
- capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- realizar pesquisas;
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- eleger instrumentos para avaliação;
- supervisionar profissionais;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- organizar eventos técnico-científicos;
- elaborar material educativo e informativo;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- realizar exames complementares;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- estabelecer plano terapêutico;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- mediar reuniões clínicas;
- tratar alterações de deglutição;
- elaborar laudos;
- orientar hábitos de saúde;
- demonstrar dinamismo;
- supervisionar estágios;
- divulgar trabalhos;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- avaliar deglutição;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- prescrever órteses, próteses e adaptações;
- demonstrar capacidade de observação;
- organizar publicações;
- transmitir segurança;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- prestar consultoria ou assessoria;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- estabelecer prognóstico;
- tomar decisões;
- discutir casos com outros profissionais;
- adaptar órteses e próteses;
- orientar pesquisas;
- trabalhar com biossegurança;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- avaliar postura corporal;
- demonstrar criatividade;
- orientar procedimentos ergonômicos;
- indicar tecnologia assistiva;
- acompanhar evolução clínica;
- dar alta;
- realizar anamnese;
- preparar material terapêutico;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- explicar procedimentos e rotinas;
- participar de comissões técnico-científicas;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- dar devolutiva da avaliação;
- avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- avaliar resultados do tratamento;
- verificar a compreensão da orientação;
- participar de programas institucionais;
- elaborar relatórios;
- aplicar procedimentos específicos de reabilitação;
- emitir atestados;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- avaliar funções orofaciais;
- contornar situações adversas;
- registrar dados em prontuário;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- capacitar profissionais;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- ministrar cursos e palestras;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- demonstrar organização;
- adaptar tecnologia assistiva;
- caracterizar população-alvo;
- analisar exames;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- trabalhar em equipe;
- orientar condutas terapêuticas;
- demonstrar objetividade;
- esclarecer dúvidas;
- prescrever terapêutica;
- demonstrar iniciativa;
- auditorar programas e serviços;
- estabelecer parâmetros de alta;
- solicitar exames complementares;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-25
CBO 2238-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogo em disfagia que pertence ao grupo dos fonoaudiólogos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais da medicina, saúde
-
-
-
-
- Fonoaudiólogos
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2238-25 - Fonoaudiólogos
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 223825 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 223825 em todos os estados e cidades do Brasil.