CBO 1424-15 - Gerente de almoxarifado - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de suprimentos e afins

O profissional no cargo de Gerente de almoxarifado CBO 1424-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais da gestão do almoxarifado de uma empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Desenvolve procedimentos operacionais para recebimento, classificação, movimentação, armazenagem e distribuição de material do almoxarifado.

Administra e planeja estoque Supervisiona e regulariza o recebimento dos materiais Estabelece procedimentos para classificação e armazenamento, otimizando o uso do espaço e a organização dos materiais, entre outros procedimentos, a fim de facilitar a gestão do estoque.

Monitora o estoque e a distribuição interna, estabelecendo procedimentos Administra, no setor de almoxarifado, pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

CBO 1424-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de suprimentos e afins que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de almoxarifado, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de suprimentos e afins CBO 1424-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1424-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de suprimentos e afins.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de almoxarifado

O Gerente de almoxarifado CBO 1424-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes do almoxarifado de uma empresa, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos pelo setor de almoxarifado e os padrões da empresa, com o objetivo de maximizar resultados estabelecidos em metas Desenvolve procedimentos operacionais para recebimento, classificação, movimentação, armazenagem e distribuição de material do almoxarifado.

Administra e planeja estoque, monitorando a quantidade de material, orientando formas de estocagem, otimizando o espaço e inspecionando as condições de estoque.

Supervisiona o recebimento dos materiais adquiridos, monitorando a documentação, a quantidade e as especificações, para garantir que os materiais estejam de acordo com os parâmetros técnicos estabelecidos pelo departamento de compras Regulariza o recebimento, liberando o pagamento aos fornecedores e enviando a mercadoria para o estoque ou devolvendo-a, caso seja constatada alguma irregularidade.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Estabelece procedimentos para classificação e armazenamento, otimizando o uso do espaço disponível, definindo a organização dos materiais de acordo com a ordem de prioridade para saída do estoque.

Define a unidade-padrão de carga de armazenagem.

Observa questões de segurança em relação ao armazenamento, entre outros procedimentos, a fim de facilitar a identificação de produtos, a localização, a rastreabilidade do estoque, evitar obsolescência e melhorar a segurança e a qualidade no atendimento Aplica legislação referente a produtos controlados.

Monitora o estoque, verificando se as quantidades armazenadas estão de acordo com as necessidades da empresa e se os registros estão atualizados, calculando giro de estoque e verificando se a legislação pertinente está sendo aplicada.

Elabora e operacionaliza procedimentos de inventário de estoques, identificando materiais inativos Monitora índice de aproveitamento de materiais processados por terceiros, visando manter a atualização do estoque e evitar problemas no fornecimento de materiais para as áreas da empresa Monitora a distribuição interna, estabelecendo procedimentos e critérios para retirada e movimentação dos materiais e programando a execução de entregas.

Providencia descarte de resíduos e venda de sucatas e produtos descontinuados Fixa critérios de destinação em conformidade com a legislação ambiental Contrata empresas especializadas em descarte.

Define critérios de venda de sucatas e produtos inativos, processa a venda direta ou contrata leiloeiro Pode gerenciar compras, realizando parcerias com fornecedores, acompanhando os indicadores de eficiência do departamento, controlando orçamento de compras por centro de custo, fornecedores e contratos.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático Administra, no setor de almoxarifado, pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, utilizando tecnologia da informação e comunicação, software para a gestão do almoxarifado, entre outras tecnologias.

Relaciona-se com departamentos da empresa, com setores internos, fornecedores e com clientes e fornecedores externos, comunicando-se por escrito e verbalmente Redige comunicados e normas e elabora relatórios Reporta-se aos diretores, participando de reuniões.

Conduz e lidera reuniões de trabalho e acompanha auditorias internas e externas Cumpre e faz cumprir procedimentos éticos e de transparência, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1424-15 deve descartar resíduos, sucatas e produtos descontinuados, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, administrar estoques, gerenciar compras, controlar fornecedores.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de suprimentos e afins os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1424-15

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.

Atividades exercidas por um Gerente de almoxarifado CBO 1424-15

Um Gerente de almoxarifado (ou sinônimo) deve controlar contratos, comunicar-se via correio eletrônico - e-mail, controlar alteração de preços, demonstrar responsabilidade, comunicar-se com fornecedores, demonstrar objetividade, controlar orçamento de compras por centros de custos, planejar estoques, orientar formas de estocagem, elaborar procedimentos de inventários de estoques, programar a execução das entregas, demonstrar habilidade para negociar, acompanhar legislação ambiental relativa a descarte de resíduos, fixar critérios para descarte, demonstrar sensatez, demonstrar raciocínio lógico, atender auditoria interna e externa, supervisionar movimentação interna dos materiais, processar a venda direta de sucatas e produtos inativos, administrar espaço de estocagem, comunicar-se via telefone, fax e celular, supervisionar recebimento dos materiais adquiridos, liderar reuniões, dominar o sistema produtivo da empresa, contratar empresas especializadas em descartes, realizar parcerias com fornecedores, acompanhar os indicadores de eficiência do departamento, demonstrar criatividade, monitorar nível de estoques, elaborar relatórios, revelar eficiência, redigir comunicados e normas, demonstrar flexibilidade, participar de reuniões, identificar materiais inativos, manter-se atualizado, demonstrar liderança, calcular giro de estoques, definir critérios de venda de sucata e produtos inativos, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, reportar-se a diretores, relacionar-se com os departamentos da empresa, operacionalizar inventário de estoques, demonstrar capacidade de inovação, demonstrar capacidade de convencimento, desenvolver capacidade de observação, demonstrar clareza na comunicação oral e escrita, controlar índice de aproveitamento de materiais processados para terceiros, contratar leiloeiro, aplicar legislação referente a produtos controlados, expressar-se em outros idiomas.

Cargos e salários CBO 1424-15 - Gerentes de suprimentos e afins

Salário Gerente de Almoxarifado

Gerente de Almoxarifado: Brasil

O profissional no cargo de Gerente de Almoxarifado CBO 1424-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.235 e 7.126 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.045 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1424-15.
Salário Administrador de Materiais

Administrador de Materiais: Brasil

O profissional no cargo de Administrador de Materiais CBO 1424-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.235 e 7.126 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.045 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1424-15.
Salário Gerente de Almoxarifado Campinas

Gerente de Almoxarifado: Campinas, SP

O profissional no cargo de Gerente de Almoxarifado CBO 1424-15 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.240 e 3.803 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1424-15.
Salário Gerente de Almoxarifado

Gerente de Almoxarifado: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Almoxarifado CBO 1424-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.528 e 10.756 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 401 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1424-15.
Salário Administrador de Materiais

Administrador de Materiais: São Paulo

O profissional no cargo de Administrador de Materiais CBO 1424-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.528 e 10.756 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 401 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1424-15.