CBO 1423-05 - Gerente comercial

Entenda o que fazem os gerentes de comercialização, marketing e comunicação no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gerente comercial e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Gerente comercial

Planeja, organiza, coordena e controla as atividades comerciais de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral. Analisa resultados de pesquisas mercadológicas, identificando oportunidades para novos negócios e verificando estratégias para expansão da base de clientes. Providencia instalação de loja física e implantação de comércio eletrônico (“e-commerce”). Controla a qualidade dos processos de comercialização, acompanhando indicadores de desempenho e analisando satisfação de clientes. Avalia atingimento de metas. Administra pessoal e recursos materiais e financeiros. Utiliza sistemas informatizados no gerenciamento das atividades e faz inclusão de novas tecnologias nos processos operacionais. Elabora relatórios e prepara normas e instruções de serviço. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (7/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Participa em reunião com a diretoria da empresa, para discussão do planejamento estratégico e negociação de metas do planejamento tático. Apresenta tendências de mercado e avaliação do desempenho da concorrência. Colabora na elaboração de documento com projeção de vendas e estimativa do lucro das operações. Participa na definição da política comercial da empresa e dos métodos de comercialização.

Estrutura a área comercial da empresa, estabelecendo as atividades das equipes de trabalho. Dimensiona os recursos materiais necessários para as operações. Elabora orçamento da área comercial. Define indicadores de desempenho.

Prepara normas e instruções de serviço, para que as operações comerciais sigam os procedimentos estabelecidos.

Examina portfólio de produtos ou serviços da empresa e quantidade de itens que, em determinado período, ficam disponíveis para comercialização.

Analisa resultados de pesquisas mercadológicas, identificando oportunidades de negócios, verificando demanda dos produtos ou serviços, e definindo estratégias para expansão da base de clientes. Analisa informações sobre consumo, tais como características de clientes e padrões de compra.

Estabelece canais para comercialização de produtos ou serviços da empresa. Define os meios para realização de transações comerciais, verificando mercado potencial para instalação de loja física e implantação de comércio eletrônico (“e-commerce”).

Otimiza o espaço físico de loja, utilizando ambientes flexíveis e adaptáveis e levando em consideração a acessibilidade. Monitora a criação de ambiente agradável, verificando a escolha das cores e o uso da iluminação para destacar produtos. Projeta “displays”.

Analisa os canais de comércio eletrônico mais adequados para a empresa, avaliando o uso de plataformas voltadas para venda direta ao consumidor ("Business to Consumer" ou B2C), venda para outra empresa (“Business to business” ou B2B), e venda para empresa que faz revenda ao consumidor final (“Business-To-Business-To-Consumer” ou B2B2C).

Monitora operacionalização e desempenho dos processos de comercialização, promovendo, quando necessário, adequação das atividades. Supervisiona serviços de atendimento a clientes. Coordena a realização de eventos, para lançamento de novos produtos ou serviços da empresa. Cria programas de fidelização de clientes.

Controla a qualidade dos processos de comercialização, analisando indicadores de desempenho e acompanhando resultados da pesquisa de satisfação de clientes. Examina a imagem da empresa e dos produtos ou serviços comercializados. Verifica o atingimento de metas.

Administra pessoal da gerência comercial, dimensionando equipes e definindo perfis profissionais. Avalia desempenho e resultados das ações das equipes, detectando necessidade de treinamento. Providencia a realização de programas de aperfeiçoamento e atualização profissional. Promove visitas à empresa, para que as equipes conheçam os processos de fabricação dos produtos que são comercializados.

Administra recursos materiais e financeiros da área comercial. Verifica execução orçamentária e analisa custos.

Providencia a inclusão de novas tecnologias, que agilizem processos, integrem setores, controlem fluxo de informações, e facilitem comunicação entre equipes. Utiliza sistemas informatizados - de gestão de estoques, de planejamento de recursos empresariais, dentre outros – para gerenciamento das atividades.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elaborando documentos técnicos, como relatórios, pareceres, entre outros.

Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comercialização e garante a proteção de dados pessoais de clientes. Supervisiona o cumprimento de normas ambientais.

Realiza ações de comunicação interna e externa, mantendo interação com outros setores da empresa, atendendo auditorias interna e externa, e representando a empresa em eventos.

Zela pela segurança no trabalho, prevenindo acidentes e atuando para eliminar possíveis situações de risco.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA À ÁREA COMERCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA FINANCEIRA 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA APLICADA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO) INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 2 3 2
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOFTWARE ESPECÍFICO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) ERP - PLANEJAMENTO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) CANAIS DE COMUNICAÇÃO DIGITAIS 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SISTEMAS DIGITAIS DE PROTEÇÃO DE DADOS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SOFTWARES, FERRAMENTAS E SISTEMAS DE GESTÃO COMERCIAL 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) HIGIENE, SAÚDE, ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO PRIVADO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITO COMERCIAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) ASPECTOS LEGAIS DA COMISSÃO DE VENDAS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITO EMPRESARIAL E DO CONSUMIDOR 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) LEGISLAÇÃO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS 4 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGIA 4 4 2
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS E INSTRUÇÕES DE SERVIÇO PARA OPERAÇÕES COMERCIAIS DE EMPRESA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA COMERCIAL DE EMPRESA 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ANÁLISE DE MERCADOS E PROJEÇÃO DE CENÁRIOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) CÁLCULO DE CUSTOS NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) COMISSÃO DE VENDAS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO OMNICHANNEL E TRADE MARKETING 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNÇÕES ESTRATÉGICAS DA ADMINISTRAÇÃO COMERCIAL - COMUNICAÇÃO, VISÃO DE PROCESSOS, TECNOLOGIA E LIDERANÇA 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE PROJETOS DE COMERCIALIZAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO INTEGRADA DE CANAIS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS OU SERVIÇOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO MERCADOLÓGICA NA ERA DIGITAL 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) INDICADORES DE DESEMPENHO COMERCIAL, DESPESAS E RECEITAS, PRODUTIVIDADE, QUALIDADE, VENDAS, SATISFAÇÃO DE CLIENTES, ENTRE OUTROS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) MÍDIAS DIGITAIS E VENDAS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS E RECURSOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PLANEJAMENTO DE VENDAS E NOVOS NEGÓCIOS 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) POLÍTICA CORPORATIVA COMERCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) PROCESSOS DE VENDA 3 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) SISTEMAS E PROCESSOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 5 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) TÉCNICAS DE PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 5
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ECONOMIA E MERCADO 3 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) FUNDAMENTOS DE ECONOMIA APLICADA AOS PROCESSOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ARQUITETURA E URBANISMO OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DE LOJAS DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO INTRAORGANIZACIONAL 4 4 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA) FUNDAMENTOS DE MARKETING 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) CÓDIGO DE ÉTICA 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) COORDENAÇÃO DE EQUIPES 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) FUNDAMENTOS DE PSICOLOGIA APLICADA NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E NOS PROCESSOS DE COMERCIALIZAÇÃO E VENDAS 4 5 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) LIDERANÇA GERENCIAL 5 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA SOCIAL) NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LEITURA, INTELECÇÃO E ELABORAÇÃO DE TEXTOS 5 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS ANÁLISE DE RISCOS 3 4 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS TÉCNICAS DE PESQUISA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS AVALIAÇÃO DE PROJETO 3 3 3
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PROJETOS 3 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS ELABORAÇÃO DE PROJETO 3 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 2 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS FINANCEIROS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. 5
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES 5

Condições de Trabalho

Os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • estabelecer política comercial;
  • administrar orçamentos;
  • elaborar relatórios;
  • atender a auditoria interna e externa;
  • gerir lucratividade;
  • monitorar a execução de serviços de terceiros;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • otimizar custos e recursos;
  • identificar necessidade de recursos;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • monitorar metas e indicadores de desempenho;
  • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
  • autorizar pagamentos;
  • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • demonstrar capacidade de pensar estrategicamente;
  • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
  • coordenar serviços de atendimento a clientes;
  • planejar campanhas publicitárias;
  • captar recursos;
  • entrevistar candidatos;
  • dimensionar equipe;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • acompanhar atuação da concorrência;
  • demonstrar capacidade de abstração;
  • demonstrar criatividade;
  • gerenciar equipes;
  • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar capacidade de escuta;
  • elaborar orçamentos;
  • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
  • analisar tendências do mercado;
  • monitorar contratos;
  • realizar campanhas de vendas;
  • avaliar nível de satisfação da equipe;
  • detectar necessidades de capacitação profissional;
  • demonstrar capacidade de empatia;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
  • demonstrar capacidade de flexibilidade;
  • gerir nível de satisfação do cliente;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • criar programas e ações de fidelização de clientes;
  • avaliar desempenho;
  • cobrar resultados da equipe;
  • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
  • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
  • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • definir perfis profissionais;
  • implementar serviços de atendimento a clientes;
  • delegar atribuições;
  • formular plano de incentivos;
  • negociar com clientes;
  • representar empresa e/ou organização publicamente;
  • examinar currículos;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • gerenciar remanejamentos;
  • realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários;
  • monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas;
  • demonstrar habilidades comunicativas;
  • negociar condições e prioridades de projetos;
  • listar atividades de cargos / funções;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários;
  • revisar planos;
  • contratar serviços de terceiros;
  • pesquisar mercado;

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-05

CBO 1423-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerente comercial que pertence ao grupo dos gerentes de comercialização, marketing e comunicação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação
Tabelas salariais em Excel cidade, estado e segmento

Cargos e salários CBO 1423-05 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 142305 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 142305 em todos os estados e cidades do Brasil.

Salário Encarregado de Supermercado Maringá

Encarregado de Supermercado: Maringá, PR

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Maringá - PR, ganha entre 4.223 e 9.584 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 434 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado Sorocaba

Encarregado de Supermercado: Sorocaba, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 6.013 e 15.825 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 470 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado

Encarregado de Supermercado: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 4.198 e 10.189 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.355 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado São Bernardo do Campo

Encarregado de Supermercado: São Bernardo do Campo, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 5.377 e 13.349 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 366 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado Balneário Camboriú

Encarregado de Supermercado: Balneário Camboriú, SC

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Balneário Camboriú - SC, ganha entre 3.168 e 6.097 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 204 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado Santo André

Encarregado de Supermercado: Santo André, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 4.141 e 8.911 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 371 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado Novo Hamburgo

Encarregado de Supermercado: Novo Hamburgo, RS

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Novo Hamburgo - RS, ganha entre 3.994 e 8.744 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 170 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado

Encarregado de Supermercado: Espírito Santo

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 3.359 e 7.644 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.046 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado Volta Redonda

Encarregado de Supermercado: Volta Redonda, RJ

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Volta Redonda - RJ, ganha entre 2.462 e 4.407 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 149 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado Barueri

Encarregado de Supermercado: Barueri, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 12.207 e 28.504 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.088 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado Duque de Caxias

Encarregado de Supermercado: Duque de Caxias, RJ

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Duque de Caxias - RJ, ganha entre 3.277 e 7.598 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 266 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado

Encarregado de Supermercado: Goiás

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Goiás, ganha entre 3.634 e 8.558 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4.147 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado Rio de Janeiro

Encarregado de Supermercado: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.427 e 17.870 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.414 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado Barretos

Encarregado de Supermercado: Barretos, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Barretos - SP, ganha entre 4.138 e 9.233 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 67 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado Belém

Encarregado de Supermercado: Belém, PA

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 3.485 e 8.159 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 409 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado

Encarregado de Supermercado: Rio de Janeiro

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 4.893 e 13.022 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 6.329 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Encarregado de Supermercado São Paulo

Encarregado de Supermercado: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Encarregado de Supermercado CBO 1423-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 10.399 e 27.362 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 14.163 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.
Salário Gerente de Divisão Comercial Belo Horizonte

Gerente de Divisão Comercial: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Gerente de Divisão Comercial CBO 1423-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 4.290 e 10.576 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.652 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-05.