CBO 1415-10 - Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Gerente de restaurante Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções
O funcionário CBO 1415-10 deve demonstrar competências pessoais, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, executar rotinas administrativas, prestar assessoria, administrar recursos financeiros, administrar Área de alimentos e bebidas, administrar pessoal, promover vendas de produtos e serviços, gerenciar compras, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve atender fornecedores, elaborar relatórios gerenciais, acompanhar fluxo de caixa, controlar estoque do almoxarifado, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, verificar arrumação de salões, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, supervisionar atividades de recreação e lazer, administrar conflitos, definir parcerias com outras empresas, pesquisar novas receitas, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, monitorar treinamento de funcionários, avaliar relatórios de atividades financeiras, degustar alimentos e bebidas, atender fiscalizações, demonstrar capacidade de negociação, definir equipes de trabalho, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, analisar previsões de mercado, relacionar-se com a mídia, propor reformas de instalações, acompanhar aplicações financeiras, controlar documentação, definir políticas de atendimento a clientes, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, administrar andamento de questões trabalhistas, participar na elaboração de planos de emergência, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, controlar inventários, propor investimentos, avaliar necessidade treinamento, definir benefícios aos funcionários, demonstrar dinamismo, avaliar produtos e serviços adquiridos, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, demonstrar senso de organização, tratar sugestões e reclamações de clientes, elaborar orçamento, autorizar compras, controlar padrões de alimentos e bebidas, medir satisfação do cliente, controlar reposição de uniformes, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, coordenar logística para recebimento de produtos, controlar desperdícios, elaborar cardápio, coordenar execução de obras, montar cadastro de fornecedores, participar na definição da política financeira da empresa, criar planos de incentivo, avaliar relatórios de desempenho, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, definir produtos, serviços e preços, atender auditorias, definir fornecedores, supervisionar serviços de reservas, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, controlar qualidade dos serviços, assumir responsabilidade, elaborar carta de bebidas, participar na avaliação da política de marketing, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, supervisionar serviços de recepção, liderar equipes, demonstrar fluência verbal, definir critérios de seleção de pessoal, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, definir critérios de avaliação dos serviços, alocar recursos, supervisionar preparação de receitas, motivar equipes, viabilizar treinamento, participar na elaboração do plano estratégico, participar da elaboração de normas e procedimentos, tomar decisões, supervisionar serviços de eventos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, participar da promoção de ações sociais, definir prioridades de execução dos serviços, promover reuniões da equipe.