Representante de Cobrança - Salário 2024 - Campinas, SP

O que faz um Representante de Cobrança

Profissionais no cargo de Representante de Cobrança efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Condições de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.

Exigências do mercado de trabalho para Representante de Cobrança

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.

Funções do cargo de Representante de Cobrança

  1. analisar histórico creditício do devedor;
  2. informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência;
  3. anexar documentos;
  4. demonstrar perseverança;
  5. notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  6. suspender cobrança até o prazo acordado;
  7. transmitir confiança;
  8. receber outros bens em troca das dívidas;
  9. demonstrar ambição;
  10. fechar negociações com devedor;
  11. informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  12. levantar hipóteses de fraude;
  13. verificar prioridade do débito para o devedor;
  14. consultar legislação - código civil, comercial e do consumidor;
  15. rastrear localização das mercadorias devolvidas;
  16. demonstrar capacidade de intuição;
  17. demonstrar disciplina;
  18. ver mais...

Quanto ganha um Representante de Cobrança em Campinas, SP

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Representante de Cobrança CBO 421305 em Campinas, SP no período de Abril de 2023 a Março de 2024.

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