CBO 7313-10 - Instalador-reparador de equipamentos de energia em telefonia
Entenda o que fazem os instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Instalador-reparador de equipamentos de energia em telefonia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Instalador-reparador de equipamentos de energia em telefonia
Instala, ajusta e protege equipamentos de energia em telefonia e os repara, solucionando problemas e operando instrumentos de testes. Planeja as atividades, interpretando ordem de serviço e documentação técnica de projetos. Controla resultados de funcionamento dos equipamentos. Elabora relatório final dos serviços realizados. Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Instala equipamentos de energia em telefonia, montando as ferragens de suporte para os equipamentos e instalando o cabeamento periférico de energia. Monta, ajusta, alimenta e protege os equipamentos de energia.
Repara equipamentos de energia em telefonia, monitorando-os e analisando seus circuitos eletroeletrônicos. Pesquisa causas dos defeitos e substitui componentes, peças e módulos defeituosos, manuseando ferramentas, instrumentos e equipamentos eletroeletrônicos de medição, diagnóstico e reparo. Ajusta componentes e interliga os equipamentos de energia à carga de consumo. Opera instrumentos de teste para equipamentos de energia.
Controla resultados de funcionamento dos equipamentos de energia em telefonia, elaborando planilhas de dados para controle e testando o funcionamento dos equipamentos. Elabora relatório final dos serviços realizados.
Pode transportar e armazenar equipamentos de energia, em função dos requisitos dos serviços. Após término do trabalho, orienta a armazenagem dos equipamentos sobressalentes.
Mantém ferramentas e equipamentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Controla o desperdício de material. Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais. Protege o meio ambiente contra soluções tóxicas de baterias.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva e prevenindo acidentes. Protege-se em relação aos agentes tóxicos, gases e energia.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE – CAD | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETROELETRÔNICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - DESENHO TÉCNICO ELETROELETRÔNICO/ TELECOMUNICAÇÕES | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - PRESERVAÇÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRÂNSITO | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 3 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | CIRCUITOS ELÉTRICOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | CONVERSÃO DE ENERGIA | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | INSTALAÇÕES ELÉTRICAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | MEDIDAS ELÉTRICAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE ELETROELETRÔNICA | SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS, INSTRUMENTOS E EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS E DE ENERGIA PARA INSTALAÇÃO, MEDIÇÃO, DIAGNÓSTICO E REPARO | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM TELECOMUNICAÇÕES | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA | NORMAS TÉCNICAS EM TELECOMUNICAÇÕES | 3 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | TELECOMUNICAÇÕES | SISTEMAS DE TELEFONIA | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | TELECOMUNICAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - FUNDAMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES | 4 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | TELECOMUNICAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - GERADORES DE ENERGIA PARA USO EM TELEFONIA | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | TELECOMUNICAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ENERGIA EM TELEFONIA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | TELECOMUNICAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - REPARAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ENERGIA EM TELEFONIA | 5 | 5 | 5 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | TELECOMUNICAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - RETIFICAÇÃO E CONVERSÃO DE ENERGIA PARA USO EM TELEFONIA | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | TELECOMUNICAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - SISTEMAS DE BATERIAS PARA ALIMENTAÇÃO DE ENERGIA EM TELEFONIA | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA (TELECOMUNICAÇÕES, SANEAMENTO BÁSICO E ENERGIA) | TELECOMUNICAÇÕES | OUTROS CONHECIMENTOS DE TELECOMUNICAÇÕES (ESPECIFICAR:..) - TIPOS DE EQUIPAMENTOS DE ENERGIA EM TELEFONIA | 4 | 5 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 2 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 3 |
Condições de Trabalho
Atuam nos serviços de telecomunicações como empregados com carteira assinada. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente e em horários irregulares. Trabalham em ambiente a céu aberto ou subterrâneo, com exceção do instalador-reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório que atua em ambiente fechado. Todos trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. Podem também ficar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e próximos de corrente alternada (poste).Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer escolaridade e qualificação profissional distintas. Os instaladores-reparadores de equipamentos de comutação em telefonia e de redes e cabos telefônicos devem ter o ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional entre duzentas e quatrocentas horas-aula. Para os instaladores - reparadores de equipamentos de energia em telefonia, de transmissão em telefonia e de linhas e aparelhos de telecomunicações bem como para o reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de telecomunicações oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- controlar resultados de funcionamento;
- preparar instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações;
- reparar equipamentos de energia em telefonia;
- instalar equipamentos de energia em telefonia;
- trabalhar com segurança;
- disponibilizar documentação técnica;
- ajustar os equipamentos de energia;
- orientar armazenagem dos equipamentos de sobressalentes;
- testar o funcionamentos dos equipamentos;
- montar equipamentos de energia;
- utilizar equipamentos de proteção individual e coletivo;
- proteger o meio ambiente contra soluções tóxicas - baterias;
- demonstrar organização;
- analisar circuito eletro-eletrônicos de energia em telefonia;
- elaborar relatório final;
- dirigir veículo, obedecendo as regras de trânsito;
- planejar a instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações;
- seguir métodos e procedimentos;
- armazenar equipamentos de energia;
- selecionar materiais, ferramentas e equipamentos;
- proteger os equipamentos de energia;
- manter equipamentos de proteção limpos;
- interpretar ordens de serviço;
- monitorar equipamentos de energia em telefonia;
- aceitar materiais, serviços e equipamentos;
- trabalhar em equipe;
- zelar pelo patrimônio;
- pesquisar causas dos defeitos em equipamentos de energia em telefonia;
- interligar os equipamentos de energia a carga de consumo;
- controlar-se emocionalmente;
- operar instrumentos de teste para equipamentos de energia;
- redirecionar ordem de serviços;
- aceitar idéias;
- ajustar componentes em equipamentos de energia em telefonia;
- montar ferragens para equipamentos de energia em telefonia;
- elaborar planilha com dados de telefonia;
- transportar equipamentos de energia;
- prevenir-se em relação aos agentes tóxicos, gases e energia;
- alimentar o sistema de energia em telefonia;
- lidar com clientes;
- comunicar-se;
- interpretar projetos de instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações;
- instalar cabeação periférica para equipamentos de energia em telefonia;
- apresentar soluções;
- resolver situações inesperadas;
- obedecer as normas de higiene e segurança no trabalho;
- substituir peças e componentes em equipamentos de energia em telefonia;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7313-10
CBO 7313-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instalador-reparador de equipamentos de energia em telefonia que pertence ao grupo dos instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica
-
-
- Montadores e instaladores de equipamentos eletroeletrônicos em geral
-
-
-
-
- Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações
-
-