CBO 7311-30 - Montador de equipamentos elétricos (motores e dínamos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos montadores de equipamentos eletroeletrônicos

O profissional no cargo de Montador de equipamentos elétricos (motores e dínamos) CBO 7311-30 monta, ajusta, regula, testa e inspeciona motores elétricos e dínamos, aplicando técnicas e métodos de montagem, inspeção, regulagem e validação Atua de acordo com projetos, especificações, desenhos, esquemas e diagramas elétricos, instruções operacionais e documentação específica.

Prepara o produto para expedição Mantém organizado o local de trabalho e preenche documentação relacionada ao processo Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7311-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de montadores de equipamentos eletroeletrônicos que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Montador de equipamentos elétricos (motores e dínamos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Montadores de equipamentos eletroeletrônicos CBO 7311-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7311-30

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Montadores de equipamentos eletroeletrônicos.
      • Trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica.

O que faz um Montador de equipamentos elétricos (motores e dínamos)

O Montador de equipamentos elétricos (motores e dínamos) CBO 7311-30 seleciona e utiliza materiais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, considerando o produto a ser montado Monta motores elétricos e dínamos, incluindo a montagem das placas de circuito impresso.

Executa processos de inserção, fixação, conexão e interligação de dispositivos e acessórios.

Aplica soldagem para interligação dos componentes Confecciona e instala bobinas elétricas, interpretando esquemas elétricos.

Compõe o painel de controle de motores elétricos, dispondo, conectando e interligando dispositivos elétricos e eletrônicos Finaliza a montagem, realizando ajustes eletrônicos e configurações.

Testa motores elétricos e dínamos, realizando teste das placas de circuito impresso, testes funcionais durante o processo de montagem, teste final de impacto e testes elétricos do equipamento.

Confere valores e polaridade dos componentes Inspeciona motores elétricos e dínamos - incluindo a inspeção das placas de circuito impresso -, por meio de verificação visual geral e de exame da disposição dos componentes e dispositivos.

Faz checagem visual do equipamento e correção de defeitos de montagem, para atestar o produto.

Verifica a qualidade do processo de montagem de motores elétricos e dínamos, no que se refere ao pleno funcionamento, às especificações técnicas e às propriedades físicas e mecânicas Prepara o produto para expedição, fixando acessórios, fazendo limpeza externa e organizando acessórios, manual e lista de assistência técnica na embalagem Prepara e organiza o ambiente de trabalho, mantendo-o limpo e em condições de uso, abastecendo-o com peças, componentes, materiais, equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Segue rigorosamente normas regulamentadoras e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva Mantém tais equipamentos organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Preenche a documentação técnica relacionada aos processos, tais como relatório de controle de processo, ficha técnica, ficha de rastreabilidade, requisição de materiais, entre outros.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7311-30 deve demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Montadores de equipamentos eletroeletrônicos atuam em indústrias de fabricação de materiais elétricos e eletrônicos, máquinas, aparelhos e equipamentos em geral, instrumentos de precisão e ópticos e equipamentos para automação industrial, cronômetros e relógios. Podem ter vínculo formal ou trabalhar como autônomos. Estão organizados em equipes, em células e linhas de montagem e são supervisionados permanentemente. Trabalham em ambientes fechados por rodízio de turnos e algumas vezes em posições desconfortáveis, expostos a ruídos e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7311-30

A escolaridade requerida é de nível médio mais curso básico de qualificação profissional, até duzentas horas-aula. A experiência profissional para desempenhar plenamente as atividades dessas ocupações é normalmente de um ano.

Atividades exercidas por um Montador de equipamentos elétricos (motores e dínamos) CBO 7311-30

Um Montador de equipamentos elétricos (motores e dínamos) (ou sinônimo) deve demonstrar higiene e asseio, demonstrar iniciativa, demonstrar destreza manual, dar provas de atenção e agilidade, demonstrar espírito de equipe, buscar auto-desenvolvimento.

Cargos e salários CBO 7311-30 - Montadores de equipamentos eletroeletrônicos

Salário Montador de Equipamentos Elétricos (Motores e Dínamos)

Montador de Equipamentos Elétricos (Motores e Dínamos): Brasil

  • 1.294
  • Brasil
  • 2.229 - 4.039
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Equipamentos Elétricos (Motores e Dínamos) CBO 7311-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.229 e 4.039 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.294 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7311-30.
Salário Montador de Dínamos

Montador de Dínamos: Brasil

  • 1.294
  • Brasil
  • 2.229 - 4.039
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Dínamos CBO 7311-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.229 e 4.039 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.294 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7311-30.
Salário Montador de Equipamentos Elétricos (Motores e Dínamos)

Montador de Equipamentos Elétricos (Motores e Dínamos): São Paulo

  • 578
  • São Paulo
  • 2.469 - 4.094
  • 44h
O profissional no cargo de Montador de Equipamentos Elétricos (Motores e Dínamos) CBO 7311-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.469 e 4.094 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 578 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7311-30.