CBO 7311-05 - Montador de equipamentos eletrônicos (aparelhos médicos) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos montadores de equipamentos eletroeletrônicos

O profissional no cargo de Montador de equipamentos eletrônicos (aparelhos médicos) CBO 7311-05 monta, testa e inspeciona equipamentos eletrônicos odonto-médico-hospitalares Aplica técnicas e métodos de montagem, instalação, regulagem, testes e validação, de acordo com especificações, desenhos, esquemas, diagramas elétricos, instruções operacionais e documentação técnica.

Organiza o ambiente de trabalho, mantendo-o limpo e em condições de uso Prepara o posto de trabalho, abastecendo-o com peças, componentes, materiais, equipamentos, instrumentos e ferramentas Elabora documentação técnica relacionada aos processos e prepara o produto para expedição.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7311-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de montadores de equipamentos eletroeletrônicos que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Montador de equipamentos eletrônicos (aparelhos médicos), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Montadores de equipamentos eletroeletrônicos CBO 7311-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7311-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Montadores de equipamentos eletroeletrônicos.
      • Trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica.

O que faz um Montador de equipamentos eletrônicos (aparelhos médicos)

O Montador de equipamentos eletrônicos (aparelhos médicos) CBO 7311-05 monta aparelhos eletrônicos odonto-médico-hospitalares - incluindo a montagem das placas de circuito impresso -, com o manuseio e a soldagem dos componentes Confecciona e instala bobinas elétricas, por meio de operações de encaixe e conexão de condutores, interpretando esquemas elétricos.

Compõe o painel do aparelho, considerando a disposição, a conexão e a interligação das placas.

Fixa e interliga dispositivos elétricos e eletrônicos, finalizando a montagem com ajustes eletrônicos e configurações Testa aparelhos eletrônicos odonto-médico-hospitalares, incluindo o teste das placas de circuito impresso, os testes funcionais durante o processo de montagem, o teste final de impacto e os testes elétricos do aparelho.

Inspeciona aparelhos eletrônicos odonto-médico-hospitalares - incluindo a inspeção das placas de circuito impresso - por meio de verificação visual geral e da disposição dos componentes, checagem visual do aparelho e correção de defeitos de montagem, atestando o produto Pode realizar procedimentos de calibração em aparelhos, equipamentos e instrumentos.

Ajusta e regula aparelhos eletrônicos odonto-médico-hospitalares, verificando o encaixe das peças, a conexão de fios, a disposição e o funcionamento das placas de controle de movimentos.

Revisa e testa a montagem e o funcionamento dos sistemas e das placas de circuitos eletrônicos Controla o processo de montagem e o acabamento dos equipamentos, considerando a qualidade e a precisão técnica dos equipamentos montados, tendo em vista os fatores essenciais de eficiência, eficácia, confiabilidade e riscos operacionais.

Pode soldar componentes em placas eletrônicas, analisando e conferindo o valor das grandezas elétricas aplicadas na montagem da placa.

Interpreta, elabora e preenche documentações técnicas, tais como registro de dados de montagem, fichas técnicas de equipamentos, planos de inspeção, relatórios de controle, requisições de materiais, solicitações de manutenção, documentos relacionados aos procedimentos da qualidade e outros documentos de controle do processo Mantém acondicionados e em boas condições de uso e funcionamento materiais, máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos, solicitando manutenções e substituições sempre que necessário.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7311-05 deve demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Montadores de equipamentos eletroeletrônicos atuam em indústrias de fabricação de materiais elétricos e eletrônicos, máquinas, aparelhos e equipamentos em geral, instrumentos de precisão e ópticos e equipamentos para automação industrial, cronômetros e relógios. Podem ter vínculo formal ou trabalhar como autônomos. Estão organizados em equipes, em células e linhas de montagem e são supervisionados permanentemente. Trabalham em ambientes fechados por rodízio de turnos e algumas vezes em posições desconfortáveis, expostos a ruídos e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7311-05

A escolaridade requerida é de nível médio mais curso básico de qualificação profissional, até duzentas horas-aula. A experiência profissional para desempenhar plenamente as atividades dessas ocupações é normalmente de um ano.

Atividades exercidas por um Montador de equipamentos eletrônicos (aparelhos médicos) CBO 7311-05

Um Montador de equipamentos eletrônicos (aparelhos médicos) (ou sinônimo) deve buscar auto-desenvolvimento, demonstrar higiene e asseio, demonstrar espírito de equipe, demonstrar iniciativa, demonstrar destreza manual, dar provas de atenção e agilidade.

Cargos e salários CBO 7311-05 - Montadores de equipamentos eletroeletrônicos

Salário Montador de Equipamentos Eletrônicos (Aparelhos Médicos)

Montador de Equipamentos Eletrônicos (Aparelhos Médicos): Brasil

  • 738
  • Brasil
  • 1.978 - 3.448
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Equipamentos Eletrônicos (Aparelhos Médicos) CBO 7311-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.978 e 3.448 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 738 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7311-05.