CBO 7157-25 - Instalador de material isolante, à mão (edificações)
Entenda o que fazem os aplicadores de materiais isolantes no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Instalador de material isolante, à mão (edificações) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Instalador de material isolante, à mão (edificações)
Aplica placas e instala mantas de material isolante, à mão, identificando tipo de material a ser utilizado, preparando o local de aplicação do material isolante e realizando o isolamento térmico ou acústico em superfícies de diferentes características construtivas, nas obras civis de construção ou de reforma. Planeja o trabalho a ser executado, analisando projeto e ordem de serviço. Seleciona os materiais isolantes com as melhores características para o projeto. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Seleciona os materiais isolantes a serem utilizados, identificando aqueles que apresentam as melhores características para o projeto. Requisita e recebe o material, conferindo a quantidade e inspecionando a qualidade. Acondiciona o material adequadamente e identifica-o. Solicita o transporte do material para o local do serviço.
Reconhece o local de instalação, solicitando a liberação da área. Confere, isola e sinaliza o local de trabalho.
Executa a regularização da superfície. Limpa e seca a base da superfície para aplicação de manta e placa de isolamento, retirando sujidades e substâncias – tais como desmoldantes, graxas, agentes de cura química, óleo e tintas -, para garantir a aderência. Corrige falhas e fissuras na superfície de aplicação. Prevê caimento mínimo definido para áreas internas e externas em direção aos coletores de água e arredonda cantos vivos e arestas, de acordo com projeto e ordem de serviço.
Executa o isolamento térmico ou acústico com placas e mantas de material isolante, como lã de poliéster, lã de rocha, fibra de vidro, hidrossilicato de cálcio, manta de fibra cerâmica, perlita expandida, vidro celular e aglomerados de cortiça. Calcula a espessura de isolantes. Aplica placas e mantas de material isolante, ajustando-as em paredes e tetos ou sob os telhados e pisos e fixando-as com pregos ou arames. Faz o juntamento das partes e executa rejuntamento e junta de dilatação, seguindo recomendações do fabricante e do projeto da obra. Aplica fixador ou argamassa de cimento e areia sobre a superfície a ser isolada ou sobre o material isolante, realizando seu espalhamento com colher de pedreiro ou outro instrumento. Realiza proteção mecânica do sistema de isolamento, dimensionando-a para suportar esforços e prevendo execução de juntas de dilatação e dessolidarização, conforme projeto. Aplica materiais de proteção, de cobertura e de calafetação do isolamento.
Inspeciona o serviço executado para efetuar a entrega. Providencia a limpeza do local, solicita a baixa da permissão de trabalho e comunica o término do trabalho ao solicitante.
Limpa e organiza seus instrumentos de trabalho.
Identifica os tipos de resíduos de materiais isolantes, separando-os e quantificando-os. Providencia a remoção dos resíduos e seu descarte em local apropriado.
Atua de acordo com procedimentos de segurança, usando equipamentos de proteção individual. Segue as normas de segurança definidas na permissão do trabalho. Previne acidentes e interrompe o serviço em situações de risco.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARES E APLICATIVOS DE INSTALAÇÃO DE PLACAS E MANTAS DE ISOLAMENTO TERMOACÚSTICO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - ESQUEMAS DE APLICAÇÃO E INSTALAÇÃO DE MANTAS E PLACAS DE ISOLAMENTO TERMOACÚSTICO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - SEPARAÇÃO E DESCARTE DE RESÍDUOS PROVENIENTES DA INSTALAÇÃO DE MATERIAL ISOLANTE TERMOACÚSTICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | LOGÍSTICA | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE MATERIAL ISOLANTE TERMOACÚSTICO | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | ALVENARIA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | MODELAGEM DE INFORMAÇÕES DA CONSTRUÇÃO (TECNOLOGIA BIM) | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | SISTEMAS ESTRUTURAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS DE APLICAÇÃO E INSTALAÇÃO DE MANTAS E PLACAS DE ISOLAMENTO TERMOACÚSTICO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DE PLACAS E MANTAS DE ISOLAMENTO TERMOACÚSTICAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE MATERIAIS ISOLANTES TERMOACÚSTICOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE MISTURA DE DERIVADOS DE PETRÓLEO E POLÍMEROS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MECÂNICA DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS NOS PROCESSOS DE ISOLAMENTO TERMOACÚSTICO | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TESTES TERMOGRÁFICOS E DE AUDIOMETRIA | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - INFRAVERMELHA E ESCANEAMENTO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANTAS E PLACAS SINTÉTICAS A BASE DE POLÍMEROS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - REALIDADE VIRTUAL 3D | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - TELHAS TERMOACÚSTICAS | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Atuam na área de construção em paradas de manutenção. São empregados assalariados com carteira assinada que se organizam em equipe sob supervisão permanente. O local de trabalho pode ser fechado ou a céu aberto. Quase sempre são expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e fadiga física. Trabalham em grandes alturas, confinados ou em locais subterrâneos, sujeitos a estresse e posições desconfortáveis, por longos períodos.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- cumprir os procedimentos básicos de segurança;
- seguir os procedimentos e normas técnicas;
- proceder a entrega do serviço executado;
- obter a liberação da Área para realização do trabalho;
- identificar o trabalho a ser executado;
- executar o serviço de isolamento contratado;
- selecionar os materiais;
- demonstrar competências pessoais;
- providenciar o descarte dos resíduos de materiais isolantes;
- fixar os materiais com amarração;
- inspecionar o serviço executado;
- aplicar material de cobertura e calafetação do isolamento;
- participar de palestras e cursos de qualificação;
- solicitar a liberação da área;
- solicitar instalação da cipa, conforme normas de segurança;
- sinalizar a área isolada;
- fazer devolução de máquinas e equipamentos;
- solicitar a baixa na permissão de trabalho e ou na ordem de serviço;
- inspecionar a qualidade dos materiais a serem aplicados;
- reconhecer o local de trabalho;
- providenciar a identificação dos materiais conforme o serviço;
- selecionar tipos de ferramentas e equipamentos;
- separar os tipos de resíduos;
- aplicar material de proteção;
- aplicar dispositivos de ancoragem;
- pesquisar lançamentos de materiais no mercado;
- aplicar o isolamento uilizando o sistema métrico, ferramentas e equipamentos adequados;
- seguir recomendações do fabricante;
- usar equipamentos de proteção individual, conforme ordem de serviço;
- evitar danos ao meio ambiente;
- providenciar a limpeza da área;
- interpretar normas técnicas identificadas;
- solicitar remoção dos resíduos;
- conferir a quantidade dos materiais;
- seguir normas da qualidade ambiental;
- mostrar-se atento aos riscos sujeitos no ambiente de trabalho;
- comunicar alterações na área;
- interromper o serviço em situações de risco;
- exercitar a criatividade;
- identificar normas técnicas;
- aplicar junta de dilatação;
- atualizar-se sobre normas e procedimentos;
- obedecer aos procedimentos de execução;
- isolar a área;
- identificar os tipos de serviços de isolamento;
- quantificar os resíduos para o transporte;
- solicitar o transporte dos materiais ao local do serviço;
- conferir a área liberada;
- comunicar o término do serviço ao solicitante;
- sugerir materiais a serem utilizados;
- propor alternativas de adequação dos procedimentos às normas técnicas;
- trocar experiências com outros profissionais da área;
- reconhecer o tipo de material a ser utilizado;
- providenciar o acondicionamento adequado aos materiais;
- descartar os resíduos em local apropriado;
- exigir termo de responsabilidade em condições adversas;
- seguir recomendações de segurança de acordo com as condições do local e materiais a serem aplicados;
- fazer juntamento - trabalhar a distância entre duas peças, conforme projeto;
- desenvolver capacidade de comunicação;
- seguir as normas de segurança definidas na permissão de trabalho;
- obter informações sobre perigo no local de trabalho;
- mostrar-se atento às novas implementações no trabalho;
- identificar as características dos materiais;
- implementar o diálogo diário de segurança;
- identificar os tipos de resíduos;
- dimensionar recursos humanos necessários;
- executar o rejuntamento - fechamento das juntas;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7157-25
CBO 7157-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de instalador de material isolante, à mão (edificações) que pertence ao grupo dos aplicadores de materiais isolantes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
-
-
- Trabalhadores da construção civil e obras públicas
-
-
-
-
- Aplicadores de materiais isolantes
-
-