CBO 7151-05 - Operador de bate-estacas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações

O profissional no cargo de Operador de bate-estacas CBO 7151-05 opera bate-estacas, para cravar estacas em obras de construção civil, obras de construção de plataformas fixas offshore de exploração de petróleo, entre outras Pode efetuar manutenção de primeiro nível nos equipamentos.

Registra o processo de cravação de estacas Cumpre orientações de serviço, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7151-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de bate-estacas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações CBO 7151-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7151-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Operador de bate-estacas

O Operador de bate-estacas CBO 7151-05 prepara o trabalho, interpretando plantas de construções, verificando ordem de serviço e organizando os materiais selecionados de fundação, sondagem e perfuração, tais como estacas - estaca metálica, estaca de madeira, estaca pré-moldada de concreto ou de outro tipo -, marteletes e brocas de perfuração Pode soldar estacas metálicas.

Desloca equipamentos de cravação - bate-estacas de queda livre ou gravidade, a vapor, de explosão ou de outro tipo - e descarrega materiais de fundação, sondagem e perfuração, seguindo ordem de serviço.

Realiza verificações pré-operacionais no equipamento, para garantir o seu funcionamento adequado Crava estacas em conformidade com orientações de plantas de construções, acionando o equipamento de içamento para posicionar os cabos das estacas, colocando as estacas em posição de cravação, posicionando o martelo sobre as estacas, ativando o martelo – a diesel, hidráulico ou de outro tipo - que, ao cair e desferir vários golpes na estaca, vai enterrá-la no solo, à profundidade preestabelecida.

Apruma as estacas - conforme orientações de plantas de construções e outras obras -, dispondo-as para fornecer suporte a edifícios ou a outras estruturas Realiza manutenção de primeiro nível, limpando, lubrificando e reabastecendo o equipamento.

Registra o processo de cravação de estacas, seguindo padrões e procedimentos.

Zela pela segurança no local de trabalho, garantindo estabilidade da máquina e isolando a área de operação Usa equipamentos de proteção individual (EPI), tais como protetor auditivo, luvas de raspa e bota de borracha ou de couro.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7151-05 deve cravar estacas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações atuam nas indústrias de construção. São assalariados com carteira assinada que trabalham em equipes especializadas nas diversas etapas da construção: sinalização, obra de arte e terraplenagem, pavimentação, capa e topografia, topografia de solos, entre outras. O trabalho é presencial.Todos são submetidos a supervisão permanente, exceto o operador de bate-estaca que tem supervisão ocasional. O trabalho é realizado no período diurno, a céu aberto e em veículos, exceto para o operador de bate-estaca. Este, trabalha em condições especiais: suas atividades são subterrâneas, confinadas, expostas a materiais tóxicos e a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7151-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade entre quarta e sétima séries do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas. O pleno exercício das atividades ocorre com um a dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de bate-estacas CBO 7151-05

Um Operador de bate-estacas (ou sinônimo) deve trabalhar sobre pressão, tratar situações de emergência e acidentes, demonstrar iniciativa, registrar o processo de cravação de estacas, descarregar materiais de fundação, sondagem e perfuração, interpretar plantas de construções, zelar pelos equipamentos e máquinas, trabalhar em equipe, montar equipamentos de cravação, demonstrar senso de organização, soldar estacas, deslocar equipamentos de cravação - bate-estacas, estaca h, estaca l, haste raiz, estaca straus,, selecionar materiais de fundação, sondagem e perfuração - estacas, marteletes, brocas de perfuração, aprumar estaca, demonstrar responsabilidade.

Cargos e salários CBO 7151-05 - Trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações

Salário Operador de Bate-Estacas

Operador de Bate-Estacas: Brasil

  • 1.452
  • Brasil
  • 2.395 - 4.386
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Bate-Estacas CBO 7151-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.395 e 4.386 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.452 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7151-05.
Salário Condutor de Bate-estaca

Condutor de Bate-estaca: Brasil

  • 1.452
  • Brasil
  • 2.395 - 4.386
  • 43h
O profissional no cargo de Condutor de Bate-estaca CBO 7151-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.395 e 4.386 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.452 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7151-05.