CBO 7157-10 - Instalador de isolantes acústicos
Entenda o que fazem os aplicadores de materiais isolantes no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Instalador de isolantes acústicos e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Instalador de isolantes acústicos
Executa instalação de isolamento acústico, identificando o tipo de isolamento a ser executado, preparando o local de aplicação do material isolante, aplicando o material acústico nos espaços vazados no interior de paredes, pisos e tetos e inspecionando o serviço executado para efetuar a entrega, em obras civis de construção ou reforma. Planeja o trabalho a ser executado, analisando projeto e ordem de serviço. Seleciona ferramentas, equipamentos e materiais. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Faz reconhecimento do local e verifica o tipo de isolamento indicado. Dimensiona materiais, ferramentas, equipamentos e recursos humanos necessários para execução do serviço. Requisita os materiais para o isolamento acústico, de acordo com o tipo de serviço de isolamento a ser executado, indicando os materiais isolantes com as melhores características para o isolamento do local. Recebe o material, conferindo a quantidade e inspecionando a qualidade. Acondiciona o material adequadamente e identifica-o. Solicita o transporte do material para o local de instalação.
Prepara o local de instalação, solicitando a liberação da área. Confere, isola e sinaliza o local de trabalho.
Executa o serviço de isolamento acústico, preparando o local de aplicação do material isolante e aplicando o material com o uso de ferramentas e equipamentos, de acordo com as recomendações do fabricante. Aplica o material isolante em espaços vazados no interior de paredes, pisos e tetos de diferentes características construtivas, utilizando jateamento ou injeção do isolante acústico, fazendo fixação de placas ou espumas de isolamento acústico ou preenchendo com materiais isolantes, como lã de rocha, lã de vidro entre outras fibras isolantes. Fixa, junta e rejunta peças conforme o projeto. Aplica junta de dilatação, material de proteção e de cobertura. Efetua a calafetação do isolamento.
Inspeciona o serviço executado para efetuar a entrega. Providencia a limpeza do local, devolve máquinas e equipamentos, solicita a baixa da permissão de trabalho e comunica o término do trabalho ao solicitante.
Limpa e organiza seus instrumentos de trabalho.
Identifica os tipos de resíduos de materiais isolantes, separando-os e quantificando-os. Providencia a remoção dos resíduos e seu descarte em local apropriado.
Atua de acordo com procedimentos de segurança, usando equipamentos de proteção individual. Segue as normas de segurança definidas na permissão do trabalho. Previne acidentes e interrompe o serviço em situações de risco.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE PARA CÁLCULO DE MATERIAIS E CONTROLE DA EFICIÊNCIA NOS PROJETOS DE INSTALAÇÃO DE INSTALAÇÕES ACÚSTICAS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA APLICADA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - ESQUEMAS DE APLICAÇÃO DE ISOLAMENTO ACÚSTICO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL (ESPECIFICAR:...) - SEPARAÇÃO E DESCARTE DE RESÍDUOS DOS PROCESSOS DE INSTALAÇÃO DE ISOLAMENTO ACÚSTICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | LOGÍSTICA | 2 | 2 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS ISOLANTES ACÚSTICOS | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 2 | 2 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | ALVENARIA | 3 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | MODELAGEM DE INFORMAÇÕES DA CONSTRUÇÃO (TECNOLOGIA BIM) | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | SISTEMAS ESTRUTURAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS PARA APLICAÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS EM ISOLAMENTO ACÚSTICO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE ISOLAMENTO ACÚSTICO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE MATERIAIS UTILIZADOS NO ISOLAMENTO ACÚSTICO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MEDIÇÃO DE ISOLAMENTO SONORO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE FIBRAS PARA ISOLAMENTO ACÚSTICO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA INSTALAÇÃO DE ISOLAMENTO ACÚSTICO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - FIBRAS PET E ESPUMAS ATIVADAS COM NANOCOMPÓSITOS | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Atuam na área de construção em paradas de manutenção. São empregados assalariados com carteira assinada que se organizam em equipe sob supervisão permanente. O local de trabalho pode ser fechado ou a céu aberto. Quase sempre são expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e fadiga física. Trabalham em grandes alturas, confinados ou em locais subterrâneos, sujeitos a estresse e posições desconfortáveis, por longos períodos.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- executar o serviço de isolamento contratado;
- proceder a entrega do serviço executado;
- selecionar os materiais;
- cumprir os procedimentos básicos de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- identificar o trabalho a ser executado;
- seguir os procedimentos e normas técnicas;
- providenciar o descarte dos resíduos de materiais isolantes;
- obter a liberação da Área para realização do trabalho;
- identificar as características dos materiais;
- conferir a área liberada;
- inspecionar o serviço executado;
- sugerir materiais a serem utilizados;
- providenciar a limpeza da área;
- obter informações sobre perigo no local de trabalho;
- separar os tipos de resíduos;
- selecionar tipos de ferramentas e equipamentos;
- seguir normas da qualidade ambiental;
- solicitar a liberação da área;
- mostrar-se atento aos riscos sujeitos no ambiente de trabalho;
- seguir recomendações de segurança de acordo com as condições do local e materiais a serem aplicados;
- reconhecer o local de trabalho;
- aplicar material de cobertura e calafetação do isolamento;
- identificar os tipos de resíduos;
- fazer juntamento - trabalhar a distância entre duas peças, conforme projeto;
- interromper o serviço em situações de risco;
- participar de palestras e cursos de qualificação;
- identificar os tipos de serviços de isolamento;
- fazer devolução de máquinas e equipamentos;
- requisitar os materiais necessários;
- obedecer aos procedimentos de execução;
- seguir recomendações do fabricante;
- evitar danos ao meio ambiente;
- providenciar a identificação dos materiais conforme o serviço;
- desenvolver capacidade de comunicação;
- solicitar a baixa na permissão de trabalho e ou na ordem de serviço;
- propor alternativas de adequação dos procedimentos às normas técnicas;
- interpretar normas técnicas identificadas;
- inspecionar a qualidade dos materiais a serem aplicados;
- dimensionar recursos humanos necessários;
- aplicar o isolamento uilizando o sistema métrico, ferramentas e equipamentos adequados;
- conferir a quantidade dos materiais;
- fixar os materiais com amarração;
- exigir termo de responsabilidade em condições adversas;
- isolar a área;
- comunicar o término do serviço ao solicitante;
- trocar experiências com outros profissionais da área;
- quantificar os resíduos para o transporte;
- solicitar o transporte dos materiais ao local do serviço;
- atualizar-se sobre normas e procedimentos;
- exercitar a criatividade;
- seguir as normas de segurança definidas na permissão de trabalho;
- pesquisar lançamentos de materiais no mercado;
- providenciar o acondicionamento adequado aos materiais;
- sinalizar a área isolada;
- implementar o diálogo diário de segurança;
- aplicar junta de dilatação;
- reconhecer o tipo de material a ser utilizado;
- comunicar alterações na área;
- aplicar material de proteção;
- usar equipamentos de proteção individual, conforme ordem de serviço;
- preparar o local para aplicação de isolantes;
- solicitar instalação da cipa, conforme normas de segurança;
- descartar os resíduos em local apropriado;
- executar o rejuntamento - fechamento das juntas;
- solicitar remoção dos resíduos;
- mostrar-se atento às novas implementações no trabalho;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7157-10
CBO 7157-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instalador de isolantes acústicos que pertence ao grupo dos aplicadores de materiais isolantes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
-
-
- Trabalhadores da construção civil e obras públicas
-
-
-
-
- Aplicadores de materiais isolantes
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 7157-10 - Aplicadores de materiais isolantes
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 715710 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Aplicadores de materiais isolantes em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
7157-10 | Operador de Gunite | Brasil | 44h | 544 | |
7157-10 | Instalador de Isolantes Acústicos | Brasil | 44h | 544 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |