CBO 7152-10 - Pedreiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de estruturas de alvenaria
O profissional no cargo de Pedreiro CBO 7152-10 executa as fundações, a construção de estruturas de alvenaria e a aplicação de revestimentos, em obras da construção civil Prepara e organiza o trabalho, verificando ordens de serviço e interpretando projeto e especificações técnicas.
Verifica a qualidade do trabalho executado Pode realizar demolições totais ou parciais de edificações Pode reparar ou substituir partes danificadas de uma edificação.
Segue normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7152-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de estruturas de alvenaria que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Pedreiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de estruturas de alvenaria CBO 7152-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7152-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de estruturas de alvenaria.
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.
O que faz um Pedreiro
O Pedreiro CBO 7152-10 prepara e organiza o trabalho, verificando ordens de serviço, interpretando projeto e especificações técnicas, selecionando ferramentas e equipamentos, especificando e quantificando materiais a serem utilizados na obra Pode elaborar orçamento.
Pode usar BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto e para posterior registro das atividades executadas.
Constrói as fundações, providenciando as fôrmas para as fundações, cavando o local para as sapatas, preparando o concreto e aplicando o concreto nas fundações Constrói estruturas de alvenaria, fazendo marcações na obra, de acordo com o projeto, preparando a argamassa – ou providenciando sua preparação -, para o assentamento, e assentando os tijolos, blocos e elementos vazados.
Apruma, alinha e nivela as alvenarias Assenta as vergas nos vãos.
Aplica o concreto nas cintas de amarração sobre as alvenarias.
Chumba os tacos e tarugos para fixação das aduelas Monta as lajes pré-moldadas.
Concreta os pilares, os pilaretes e as lajes.
Aplica revestimentos em paredes e tetos Inicia com a aplicação de uma camada de emboço, sobre a superfície chapiscada, e de uma camada de reboco - que podem ser substituídas por uma camada única de argamassa industrializada -, para regularizar a superfície a seguir, assenta, nas paredes, azulejos, pedra natural e/ou artificial ou outras peças.
Assenta acabamentos – tais como soleiras e peitoris - em portas e janelas Aplica revestimentos em pavimentos, preparando e aplicando argamassa para o contrapiso e assentando cerâmicas, madeira, pedra natural e/ou artificial ou outro material Executa assentamentos de elementos complementares, tais como banheiras, portões, gradeamentos, entre outros.
Pode realizar demolições totais ou parciais de edificações, fazendo escoramento, se necessário Pode reparar ou substituir partes danificadas de uma edificação.
Verifica a qualidade do trabalho executado, considerando as especificações técnicas pré-definidas no projeto Procede à limpeza e à conservação de equipamentos e ferramentas de trabalho Controla desperdícios de material.
Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de modo ecologicamente adequado Zela pela segurança, prevenindo incêndio e outros incidentes e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Pode prestar primeiros socorros.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7152-10 deve aplicar os revestimentos e contrapisos, preparar o local de trabalho, construir as fundações, organizar o trabalho, construir estruturas de alvenarias, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de estruturas de alvenaria vinculam-se a atividades da construção civil e a áreas de serviços gerais em empresas industriais, comerciais ou de serviços. Os calceteiros e pedreiros trabalham, na sua maioria, por conta própria. Os pedreiros de chaminés industriais, de edificações, de mineração e de material refratário são predominantemente assalariados. Trabalham sob supervisão permanente, exceto o pedreiro que ocasionalmente têm seus trabalhos supervisionados. Podem realizar atividades em grandes alturas, em locais subterrâneos ou confinados, expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas e poluição do ar.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7152-10
O grau de escolaridade exigido para atuar como profissional dessa área é o ensino fundamental. O aprendizado, geralmente, ocorre no canteiro de obras ou ainda pode ser obtido em escolas de formação profissional da área de construção civil. Para o pleno desenvolvimento das atividades requer-se experiência entre um e dois anos.
Atividades exercidas por um Pedreiro CBO 7152-10
Um Pedreiro (ou sinônimo) deve coordenar trabalhos com outros membros da equipe, especificar os materiais a serem utilizados na obra, nivelar as alvenarias, manter-se atualizado quanto as normas técnicas e de segurança, concretar as lajes, comunicar-se com clientes, superiores e colegas de trabalho, marcar os pontos de nível e pontos de massa, calcular os materiais a serem utilizados na obra, assentar as vergas nos vãos, concretar os pilares e pilaretes, providenciar a liberação do local de trabalho, marcar a obra a ser realizada, assentar os tijolos, blocos e elementos vazados, aplicar o chapisco em tetos e paredes, providenciar as formas para as fundações, alinhar as alvenarias, preparar o concreto, cavar o local para as sapatas, providenciar o local para depósito de materiais e ferramentas, aplicar o concreto nas fundações, preparar a argamassa para o revestimento, montar as lajes pré-moldadas, aplicar o emboço para regularizar a superfície, orçar o serviço, disponibilizar os materiais para a obra, zelar pela qualidade do trabalho, selecionar as ferramentas e equipamentos, trabalhar em grandes alturas, selecionar os equipamentos de segurança, interpretar as ordens de serviço, assentar os pré-moldados, aplicar o concreto nas cintas de amarração sobre as alvenarias, chumbar os tacos e tarugos para fixação das aduelas, cuidar do material de trabalho, obedecer as normas de segurança, trabalhar em áreas de risco, esquadrejar as alvenarias, preocupar-se com a produtividade, confeccionar o arranque do pilar e a cinta de fundação, preparar a argamassa para o assentamento, assentar acabamentos - soleiras, peitorís etc em portas e janelas, cumprir as especificações do fabricante, aprumar as alvenarias, construir o gabarito para a locação da obra, preparar argamassa - farofa para o contrapiso, apertar as alvenarias.