CBO 5211-15 - Promotor de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores do comércio em lojas e mercados
O profissional no cargo de Promotor de vendas CBO 5211-15 promove a venda de mercadorias, produtos, serviços e marcas, em diferentes canais de vendas Efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência.
Prospecta um novo ponto de venda, orientando a montagem de áreas de exposição e acompanhando seu desempenho de vendas Divulga linhas de produto e serviços, realizando visitas presenciais e virtuais a clientes Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda.
Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5211-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores do comércio em lojas e mercados que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Promotor de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores do comércio em lojas e mercados CBO 5211-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5211-15
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
- Vendedores e demonstradores.
- Operadores do comércio em lojas e mercados.
O que faz um Promotor de vendas
O Promotor de vendas CBO 5211-15 efetua pesquisas sobre o potencial de mercado e a atuação da concorrência, para subsidiar reuniões de definição de estratégias de comercialização de linhas de produto Prospecta um novo ponto de venda (PDV), em sua região de atuação.
Providencia a limpeza, a montagem e a organização do ponto de venda.
Orienta o abastecimento de mercadorias e produtos Orienta a montagem de áreas de exposição, considerando o leiaute do ponto de venda e o plano de merchandising.
Pode abordar e orientar clientes sobre mercadorias, produtos e serviços no ponto de venda, seguindo técnicas de atendimento Acompanha o desempenho e os resultados do ponto de venda.
Promove produtos, visando ao aumento de vendas e à fixação da marca.
Realiza visitas – presenciais e virtuais - de divulgação de linhas de produto e de apresentação de estratégias de comercialização, junto ao comércio varejista e a clientes em perspectiva Presta assistência aos revendedores e às equipes de venda, demonstrando os produtos e fornecendo informações sobre seus manuseios e usos.
Em caso de solicitação de informações específicas de aplicabilidade de um produto, pode fazer encaminhamento das questões para a área técnica da empresa produtora.
Pode auxiliar o vendedor nas vendas do produto promovido Pode distribuir brindes e oferecer degustação de produtos Pode promover produtos em exposições, feiras e eventos.
Elabora e organiza documentação em meio impresso e digital, para a promoção de vendas junto ao comércio varejista Prepara documentação subsidiária para orientação a vendedores dos pontos de venda, em meio impresso e digital.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5211-15 deve atender clientes, promover a venda de produtos, vender produtos, trabalhar com segurança, preparar mercadorias para venda, demonstrar produtos, controlar entrada e saída de mercadorias, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, expor mercadorias nos pontos de venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores do comércio em lojas e mercados trabalham como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas comerciais. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o frentista que atua, geralmente, a céu aberto. Trabalham em equipe, com supervisão permanente ou ocasional, em horários diurnos, noturnos e em rodízio de turnos. Permanecem em pé, por longos períodos. Podem estar expostos a ruídos, temperaturas variadas e material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5211-15
Em geral para o exercício das ocupações de atendente de farmácia, demonstrador de mercadorias, promotor de vendas, repositor de mercadorias, vendedor de comércio varejista e vendedor atacadista, requer-se ensino fundamental a ensino médio, podendo o mesmo variar de acordo com a ocupação, quarta série do ensino fundamental para frentista e até quarta série do ensino fundamental para o atendente de lojas e mercados. O tempo médio para o desempenho profissional é heterogêneo: três a quatro anos para vendedores, um a dois anos para atendente de farmácia e menos de um ano para promotor de vendas, demonstrador de mercadorias e repositor de mercadorias nenhuma experiência profissional é exigida para a ocupação de atendente de lojas e mercados.
Atividades exercidas por um Promotor de vendas CBO 5211-15
Um Promotor de vendas (ou sinônimo) deve sinalizar mercadorias em promoção, trabalhar em equipe, distribuir amostras de produtos, colher informações sobre as características e benefícios do produto, examinar condições das mercadorias - validade e estado físico, decorar pontos de venda, requisitar mercadorias, demonstrar credibilidade, utilizar materiais descartáveis, recolher mercadorias violadas, fora de lugar ou com validade vencida, colocar etiquetas nas gôndolas e ou prateleiras, estabelecer relacionamento com os clientes, fracionar mercadorias, descartar materiais de destinação adequada, pesar mercadorias, descrever qualidades e vantagens do produto, sugerir opções de produtos, organizar os produtos conforme leiaute da loja, oferecer produtos para degustação, demonstrar capacidade retórica, manusear objetos cortantes, demonstrar objetividade, zelar pela limpeza do ponto de exposição, demonstrar flexibilidade, abrir embalagens de transporte, avisar o cliente sobre promoções, alertar clientes sobre riscos, demonstrar capacidade de comunicação verbal, demonstrar habilidade sensorial - olfato, paladar, lidar com o público, higienizar áreas de preparação, equipamentos e utensílios, utilizar ferramentais manuais e utensílios, retirar material promocional, listar mercadorias para reposição, preencher relatório de vendas, aplicar noções básicas de enfermagem, negociar pontos de venda, usar equipamentos de proteção individual - epi, orçar produtos para clientes, contornar situações adversas, evidenciar as mercadorias em promoção, transmitir confiança, orientar clientes, definir local para expor as mercadorias, cadastrar clientes, visitar clientes, demonstrar dinamismo, transportar mercadorias, lidar com diversidade, comunicar ao encarregado sobre a necessidade de reposição de mercadorias, oferecer brindes, apresentar produtos, repor mercadorias nos pontos de venda, conduzir clientes até a mercadoria desejada, abordar clientes, contar mercadorias, pesquisar preços do mercado, preencher relatório de visitas, abastecer pontos de venda e gôndolas, conferir quantidade de mercadorias, manter livres os corredores de acesso e área de demarcação de extintores de incêndio, receber mercadorias, fotografar pontos de venda, fixar material promocional, preencher relatório de pesquisas de preços, comunicar ao encarregado do setor sobre mercadorias próximas ao vencimento, preparar produtos para degustação.