CBO 5174-05 - Porteiros, vigias - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5174-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de porteiros, vigias que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Porteiro (hotel) recepciona, orienta e controla o fluxo de hóspedes e visitantes, em portaria de hotel Atende hóspedes, prestando-lhes informações e facilitando sua movimentação e seu acesso aos serviços e às dependências do estabelecimento.
Zela pela guarda do patrimônio do hotel Opera sistemas de intercomunicação e pode comunicar-se em língua estrangeira ou fazer uso de aplicativos de orientação em língua estrangeira Cumpre normas de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Porteiros, vigias CBO 5174-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5174-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Porteiros, vigias.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Porteiro (hotel)
O Porteiro (hotel) (ou similar) realiza atendimento aos hóspedes nativos e estrangeiros, oferecendo-lhes apoio à movimentação de bagagens, à requisição de transportes e ao acesso às informações que contribuam para a qualidade e a segurança na estada Pode indicar motorista bilíngue aos estrangeiros.
Zela pela guarda do patrimônio, observando a movimentação e o comportamento de pessoas estranhas.
Orienta os condutores para o posicionamento correto dos veículos no estacionamento Controla o fluxo de entrada e saída de visitantes, clientes e prestadores de serviços nas dependências do hotel, para evitar o trânsito indevido.
Recebe e providencia a entrega de pequenos volumes, recados e correspondência aos hóspedes Orienta as pessoas sobre eventos no hotel, itinerário de meios de transporte, informações sobre comércio e serviços locais.
Opera radiocomunicadores e aplicativos de celulares para solicitação de serviços aos hóspedes.
Pode operar aplicativos de orientação em vários idiomas Controla o fluxo de bens e materiais de operação do hotel e aciona serviços de reparos, quando necessário.
Atua na prevenção de incêndios e acidentes e, quando necessário, aciona os serviços de segurança.
Pode prestar primeiros socorros, e providenciar encaminhamento de hóspedes a serviços médico-hospitalares.
Funções
O funcionário CBO 5174-05 deve receber os hóspedes, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, receber materiais e equipamentos, controlar o fluxo de pessoas, zelar pela guarda do patrimônio, fazer manutenção simples, orientar pessoas.
Atividades exercidas por um Porteiro (hotel) CBO 5174-05
Um Porteiro (hotel) (ou sinônimo) deve orientar deslocamento na empresa, informar sobre comércio local, adequar atendimento ao hóspede deficiente e vip, ter capacidade de tomar decisões, controlar a movimentação das pessoas, descarregar bagagem dos hóspedes, orientar visitantes, clientes e prestadores de serviço, contactar proprietários dos veículos irregularmente estacionados, providenciar meios de transporte, operar rádio, interfones e sistema telefônico, demonstrar capacidade de organizar-se, solicitar reparos, prestar primeiros socorros, manter o auto controle, chamar segurança, observar tipo de pessoas estranhas, manter a postura, redigir relatórios, orientar sobre eventos no hotel, informar sobre regimento interno, demonstrar atenção, informar itinerário de ônibus, acionar polícia e corpo de bombeiros, trabalhar em equipe, transmitir recados, receber volumes e correspondências, demonstrar capacidade de administrar próprio tempo, dar boas vindas ao hóspede, demonstrar prestatividade, solicitar manobrista e mensageiro, encaminhar as pessoas, requisitar transporte, demonstrar capacidade de lidar com o público, demonstrar flexibilidade, requisitar material, informar sobre normas e procedimentos, prevenir incêndios e acidentes, comunicar-se em outros idiomas, demonstrar fluência verbal, demonstrar capacidade de ser desinibido, indicar ao hóspede motorista bilíngue, observar movimentação/comportamento das pessoas estranhas.