Como se comportar numa entrevista de emprego: 30 dicas que você precisa conhecer

Saber como se comportar numa entrevista de emprego é essencial para você que está em busca de uma vaga, pois é nessa etapa que terá a oportunidade de mostrar todo o seu pontecial e profissionalismo.

Muitas pessoas acreditam que apenas um bom currículo é o suficiente quando se está em busca de uma boa vaga de emprego, mas isso é um engano!

Você pode ter o melhor currículo para a função desejada, mas se você não souber como se portar diante do entrevistador, apresentando todas as suas qualidades e habilidades, dificilmente será selecionado.

Confira nesse post, as 30 dicas essências que você deve adotar para saber exatamente como se portar em uma entrevista de emprego.

Dicas para entrevista de emprego
Uma entrevista de emprego bem sucedida é meio caminho andado para a tão sonhada vaga.

Assista esse vídeo e veja como identificar os sinais de que a sua entrevista foi bem sucedida

Como se comportar numa entrevista de emprego com estas 30 dicas poderosas

  1. Não se atrase

Você não quer passar a imagem de um profissional que sempre chega atrasado aos compromissos de trabalho, não é mesmo?! Então, sempre chegue no local da entrevista com pelo menos 20 minutos de antecedência.

  1. Tenha uma boa noite de sono

Você precisa estar bem descanso no dia da entrevista de emprego, então tenha uma boa noite de sono, para conseguir mostrar todo o seu potencial durante a entrevista.

  1. Vista-se de maneira adequada

Você não precisa ir com uma roupa de gala, mas é importante que você vá para a entrevista com uma roupa mais formal, uma vez que este é um evento que exige essa formalidade. Nada de bonés, chinelo, calção e outros itens informais demais.

  1. Pesquise sobre a empresa

Outra dica sobre o comportamento que deve ter numa entrevista de emprego é sempre pesquisar sobre a empresa. Você precisa mostrar real interesse em trabalhar no local e, para isso, deve conhecer um pouco sobre o local para o qual está concorrendo a vaga.

  1. Saiba quais são os seus defeitos

Muitos entrevistadores perguntam para o entrevistado quais os piores defeitos dele. Não ter uma resposta, ou dizer que não tem defeitos é um erro. Todo mundo tem pontos fracos e você precisa saber quais são os seus.

  1. Não fique falando mal do último emprego

Você teve uma experiência ruim no último emprego? Tudo bem, deixe para falar sobre isso com seus amigos. A entrevista para o novo emprego não é lugar para “lavar roupa suja”.

  1. Nada de chicletes

Falar com alguém que não para de mascar chiclete é extremamente desconfortável, então, se estiver mascando chiclete, lembre-se de joga-lo fora antes da entrevista.

Comportamento na entrevista de emprego
Saber como se comportar numa entrevista de emprego formal é o mínimo que se exige do candidato.
  1. Não minta

Outra dica sobre como se comportar numa entrevista de emprego é não mentir. A mentira tem perna curta, lembre-se disso.

  1. Comporte-se de maneira adequada o tempo todo

Do momento da recepção até a despedida, você deve se comportar de forma adequada, mostrando educação e cordialidade.

  1. Fale de forma profissional

Não fique usando gírias e até mesmo chamando o entrevistador por algum apelido. Você está em um processo formal, e precisa se portar com formalidade.

  1. Sempre tenha várias cópias do seu CV em mãos

As vezes o entrevistador pode esquecer de imprimir o seu CV, ou você precise de cópias para diferentes etapas do processo seletivo, então, sempre tenha em mãos algumas cópias extras.

  1. Tenha sempre uma caneta

Outra dica sobre como se comportar numa entrevista de emprego é sempre ter uma caneta em mãos, caso precise preencher algum formulário no momento da entrevista.

  1. Estude o seu próprio currículo

Releia várias vezes o seu currículo para que na hora da entrevista não acabar falando informações diferentes das contidas nele.

  1. Olhe nos olhos do entrevistador

Isso demonstra que você está prestando atenção nele. Mas também não precisa ficar encarando de forma fixa.

  1. Desligue o celular ou deixe no silencioso

Sempre mantenha o celular desligado ou no silencioso. Só atenda se for uma emergência, e sempre avise no começo da entrevista que você poderá receber uma ligação por conta dessa situação emergencial.

  1. Demonstre confiança

Todo mundo fica um pouco nervoso na hora da entrevista, mas você não deve demonstrar ansiedade. Sempre demonstre confiança.

  1. Seja objetivo

Sempre responda as perguntas de forma objetiva, pois respostas longas demais podem fazer com que você se perca no caminho.

Além disso, não esqueça de mencionar no decorrer da entrevista, os seus objetivos profissionais. Essa informação pode ajudar o recrutador a conhecer um pouco mais dos seus interesses profissionais, contribuindo assim, para que você conquiste a vaga desejada.

  1. Fale de suas conquistas

Fale dos eventos e conquistas significativos durante a sua carreira, mas, sem demonstrar arrogância.

  1. Se prepare para perguntas estranhas

Muitos processos seletivos têm perguntas estranhas como “o que você faria se sobrevivesse de uma queda de avião com um grupo de pessoas em uma ilha”. Tenha conhecimento sobre elas para acabar não sendo pego de surpresa.

  1. Faça perguntas pertinentes ao final da entrevista

Se ficou com alguma dúvida sobre o cargo no final da entrevista, sempre tire suas dúvidas com o entrevistador, para que não haja confusões no futuro.

  1. Evite os tiques

Ficar batendo o pé no chão ou estralando os dedos é uma demonstração de nervosismo. Mantenha as mãos no colo e se concentre na entrevista para evitar esses tiques.

  1. Saiba demonstrar suas competências

Muitos entrevistadores gostam de fazer perguntas especificas para testar suas competências. Por exemplo, se você colocou no currículo que fala inglês fluente e o entrevistador te perguntar algo nesse idioma, também responda em inglês para demonstrar a sua habilidade.

  1. Vá com tempo sobrando

Outra dica de como se comportar numa entrevista de emprego é sempre ir com tempo sobrando. Alguns processos seletivos podem demorar mais que o esperado, e fica feio você ter que sair no meio dele.

  1. Fique de olho no clima

Se a previsão é de chuva, leve uma muda de roupas extras e chegue com antecedência no local. Assim, se você se molhar dá tempo de se trocar no banheiro para apresentar um visual impecável.

  1. Não se faça de vítima

Não fique falando como você está precisando do emprego e das suas dificuldades financeiras. O entrevistador está avaliando a sua competência profissional.

  1. Use exemplo reais

Para exemplificar suas competências, use exemplos reais da sua carreira, como alguma conquista alcançada.

  1. Apresente referências pessoais

Tem o contato de algum ex-chefe que gostou muito do seu trabalho? apresente elas na entrevista.

  1. Não fique negociando

Você está ali para tentar conquistar a vaga, e não negociar questões como salários e benefícios.

  1. Não haja como um robô

Seja formal o suficiente para a ocasião, mas sem ficar travado como um robô, pois isso poderá prejudicar o seu desempenho na entrevista.

  1. Mande um e-mail ou ligue depois para agradecer pela entrevista

Sempre ligue ou então mande um e-mail para o recrutador depois, agradecendo pela oportunidade. Isso é importante porque demonstra que você tem realmente interesse na vaga, bem como mostra o quanto é um bom profissional.

Colocando essas dicas de como se comportar numa entrevista de emprego em prática, você terá mais chances de conquistar a vaga dos sonhos.

Comente sobre Como se comportar numa entrevista de emprego: 30 dicas que você precisa conhecer

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here