CBO 5163-10 - Lavador de roupas a maquina - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos tintureiros, lavadeiros, a máquina

O profissional no cargo de Lavador de roupas a maquina CBO 5163-10 opera máquinas de lavar e secar roupas, em lavanderias dos segmentos domiciliar e industrial Examina e classifica as peças de roupa a serem lavadas.

Testa a resistência da cor e das fibras dos tecidos Identifica manchas e aplica o produto para sua remoção Seleciona o processo de lavagem - a seco ou com água – e define os detalhes do processo.

Realiza controle de qualidade em todas as etapas do processo Atua em conformidade com legislação, normas técnicas, normas de biossegurança e sanitárias, princípios de sustentabilidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5163-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de tintureiros, lavadeiros, a máquina que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Lavador de roupas a maquina, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Tintureiros, lavadeiros, a máquina CBO 5163-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5163-10

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Tintureiros, lavadeiros, a máquina.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Lavador de roupas a maquina

O Lavador de roupas a maquina CBO 5163-10 examina e classifica, em lotes, as peças de roupa a serem lavadas, de acordo com a cor, o tecido, o tipo de sujeira e a técnica de lavagem necessária Desmembra peças, retirando forros e enchimentos, quando necessário.

Observa as características da fibra.

Pode testar a resistência da cor e das fibras do tecido ao processo de lavagem a seco e ao processo de lavagem com água e secagem por máquinas Identifica cada mancha e o produto mais adequado para sua remoção.

Aplica o produto sobre a mancha No caso de roupa hospitalar, realiza etapa de desinfecção térmica ou química.

Faz a pesagem das roupas, para não ultrapassar o limite de carga que a máquina comporta.

Seleciona o processo de lavagem - a seco ou com água – e define os detalhes do processo - tais como os produtos a serem utilizados, a intensidade da ação mecânica, a temperatura de limpeza e de secagem – de acordo com a separação realizada e as orientações contidas nas etiquetas das roupas Regula, opera e monitora o funcionamento de máquinas de lavar e secar.

Retira as peças de roupa da máquina e as organiza.

Pode neutralizar resíduos de produtos nas roupas Realiza controle de qualidade em todas as etapas do processo, examinando a integridade das peças, a retirada de manchas e a manutenção do tamanho, da cor e da estrutura das fibras das peças Pode operar equipamentos automatizados, como lavadoras extratoras, caldeiras, secadoras e calandras de alta produção.

Organiza o ambiente de trabalho, mantendo-o limpo Mantém as máquinas e os instrumentos de trabalho conservados e limpos Pode detectar falhas de funcionamento das máquinas, solicitando serviços de manutenção.

Controla desperdícios de material e seleciona materiais reutilizáveis Atua de modo ecologicamente adequado, evitando desperdício no uso de água e de energia elétrica e dando a destinação correta a restos de produtos e resíduos.

Zela pela segurança, prevenindo acidentes, usando equipamentos de proteção individual – tais como luva e proteção auditiva - e, especialmente no caso de lavanderias dos serviços de saúde, adotando medidas de prevenção contra os riscos biológicos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5163-10 deve lavar artefatos de tecido e couro, a máquina, tingir roupas, testar roupas e artefatos, inspecionar o serviço, lavar roupas a seco e com Água, tirar manchas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Tintureiros, lavadeiros, a máquina trabalham em lavanderias domésticas, comerciais, industriais e hospitalares, que prestam serviços a pessoas, hotéis, restaurantes e instituições como: creches, confecções e hospitais. Podem ser empregados com carteira assinada, trabalhando sob supervisão, ou por conta própria, sem supervisão, como é o caso do sócio- proprietário de lavanderia e do tingidor de roupas. As diferenças entre as lavanderias comerciais e industriais tendem a diminuir devido à implantação de redes de lavanderias, com postos de coleta distribuídos e serviços especializados concentrados em pontos estratégicos. As normas e procedimentos de biossegurança variam por grau e tipo de sujidade das peças, conforme legislação vigente.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5163-10

Para o exercício dessas ocupações requer-se o ensino fundamental, seguido de treinamentos no local de trabalho ou em instituições de ensino profissionalizante, exceto para o tingidor de roupas, cujo requisito é ensino médio. Tanto para o tingidor de roupas como para o lavador de artefatos de tapeçaria requer-se, adicionalmente, curso de qualificação profissional de duzentas horas-aula. O desempenho pleno das atividades varia de dois a cinco anos de prática.

Atividades exercidas por um Lavador de roupas a maquina CBO 5163-10

Um Lavador de roupas a maquina (ou sinônimo) deve apreciar seu serviço, dosar produtos químicos, participar de treinamentos, descarregar cor, identificar manchas, neutralizar resíduos de produtos nas roupas, testar o tecido, trabalhar com atenção, retirar forro para lavar, observar as características da fibra, atualizar-se, desmembrar artefatos, dedicar-se a atividade, ensaboar roupas após tingimento, pré-lavar roupas, esfriar máquinas, aplicar amaciante após tingimento, lavar roupas com água, examinar máquinas, vacinar-se periodicamente, tratar o cliente com respeito, enxaguar peças após o tingimento, cronometrar tempo de lavagem, aplicar o produto sobre a mancha, testar a resistência da cor e do tecido, centrifugar roupas, acatar as críticas do cliente, discriminar cores e manchas, purgar roupas, secar roupas, testar a roupa antes da lavagem a seco, destilar produto após lavagem, trabalhar com segurança, demonstrar disciplina, demonstrar responsabilidade, ajustar a máquina por tipo de lavagem, alvejar roupas, realizar exames médicos periódicos, seguir as normas da empresa, trabalhar em equipe, adequar tipos de produtos a lavagem, utilizar epi, testar produtos, operar as máquinas, identificar produto para tirar manchas, desengomar roupas novas com detergente a quente.

Cargos e salários CBO 5163-10 - Tintureiros, lavadeiros, a máquina

Salário Operador de Centrífuga de Roupas

Operador de Centrífuga de Roupas: Brasil

  • 10.603
  • Brasil
  • 1.554 - 2.420
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Centrífuga de Roupas CBO 5163-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.554 e 2.420 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.603 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Operador de Secadora de Roupas

Operador de Secadora de Roupas: Brasil

  • 10.603
  • Brasil
  • 1.554 - 2.420
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Secadora de Roupas CBO 5163-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.554 e 2.420 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.603 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Lavador de Roupas  a Maquina

Lavador de Roupas a Maquina: Brasil

  • 10.603
  • Brasil
  • 1.554 - 2.420
  • 43h
O profissional no cargo de Lavador de Roupas a Maquina CBO 5163-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.554 e 2.420 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.603 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Auxiliar de Lavador de Roupas

Auxiliar de Lavador de Roupas: Brasil

  • 10.603
  • Brasil
  • 1.554 - 2.420
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Lavador de Roupas CBO 5163-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.554 e 2.420 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.603 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Lavador de Roupa Hospitalar

Lavador de Roupa Hospitalar: Brasil

  • 10.603
  • Brasil
  • 1.554 - 2.420
  • 43h
O profissional no cargo de Lavador de Roupa Hospitalar CBO 5163-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.554 e 2.420 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.603 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Lavador de Roupas À Maquina Industrial

Lavador de Roupas À Maquina Industrial: Brasil

  • 10.603
  • Brasil
  • 1.554 - 2.420
  • 43h
O profissional no cargo de Lavador de Roupas À Maquina Industrial CBO 5163-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.554 e 2.420 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.603 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Lavador de Roupas  a Maquina

Lavador de Roupas a Maquina: São Paulo

  • 4.549
  • São Paulo
  • 1.564 - 2.167
  • 44h
O profissional no cargo de Lavador de Roupas a Maquina CBO 5163-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.564 e 2.167 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4.549 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Lavador de Roupas  a Maquina Florianópolis

Lavador de Roupas a Maquina: Florianópolis, SC

  • 40
  • Florianópolis, SC
  • 1.611 - 2.250
  • 44h
O profissional no cargo de Lavador de Roupas a Maquina CBO 5163-10 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 1.611 e 2.250 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 40 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Lavador de Roupas  a Maquina São Paulo

Lavador de Roupas a Maquina: São Paulo, SP

  • 3.248
  • São Paulo, SP
  • 1.526 - 2.050
  • 43h
O profissional no cargo de Lavador de Roupas a Maquina CBO 5163-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.526 e 2.050 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.248 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Auxiliar de Lavador de Roupas

Auxiliar de Lavador de Roupas: São Paulo

  • 4.549
  • São Paulo
  • 1.564 - 2.167
  • 44h
O profissional no cargo de Auxiliar de Lavador de Roupas CBO 5163-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.564 e 2.167 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4.549 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Auxiliar de Lavador de Roupas

Auxiliar de Lavador de Roupas: Minas Gerais

  • 850
  • Minas Gerais
  • 1.445 - 2.011
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Lavador de Roupas CBO 5163-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.445 e 2.011 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 850 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Auxiliar de Lavador de Roupas

Auxiliar de Lavador de Roupas: Rio Grande do Sul

  • 778
  • Rio Grande do Sul
  • 1.555 - 2.223
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Lavador de Roupas CBO 5163-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.555 e 2.223 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 778 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Auxiliar de Lavador de Roupas São Paulo

Auxiliar de Lavador de Roupas: São Paulo, SP

  • 3.248
  • São Paulo, SP
  • 1.526 - 2.050
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Lavador de Roupas CBO 5163-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.526 e 2.050 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.248 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Lavador de Roupa Hospitalar

Lavador de Roupa Hospitalar: Rio Grande do Sul

  • 778
  • Rio Grande do Sul
  • 1.555 - 2.223
  • 43h
O profissional no cargo de Lavador de Roupa Hospitalar CBO 5163-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.555 e 2.223 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 778 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Lavador de Roupa Hospitalar São Paulo

Lavador de Roupa Hospitalar: São Paulo, SP

  • 3.248
  • São Paulo, SP
  • 1.526 - 2.050
  • 43h
O profissional no cargo de Lavador de Roupa Hospitalar CBO 5163-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.526 e 2.050 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.248 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Lavador de Roupa Hospitalar

Lavador de Roupa Hospitalar: Santa Catarina

  • 704
  • Santa Catarina
  • 1.892 - 2.833
  • 44h
O profissional no cargo de Lavador de Roupa Hospitalar CBO 5163-10 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.892 e 2.833 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 704 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Lavador de Roupas À Maquina Industrial

Lavador de Roupas À Maquina Industrial: Minas Gerais

  • 850
  • Minas Gerais
  • 1.445 - 2.011
  • 43h
O profissional no cargo de Lavador de Roupas À Maquina Industrial CBO 5163-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.445 e 2.011 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 850 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.
Salário Lavador de Roupas À Maquina Industrial Porto Alegre

Lavador de Roupas À Maquina Industrial: Porto Alegre, RS

  • 34
  • Porto Alegre, RS
  • 1.687 - 2.484
  • 43h
O profissional no cargo de Lavador de Roupas À Maquina Industrial CBO 5163-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.687 e 2.484 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 34 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-10.