CBO 5163-15 - Lavador de artefatos de tapeçaria - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos tintureiros, lavadeiros, a máquina

O profissional no cargo de Lavador de artefatos de tapeçaria CBO 5163-15 executa serviços de lavagem e limpeza de tapetes, estofados, cortinas e outros artefatos de tapeçaria Examina as características dos artefatos.

Remove manchas Seleciona o processo de lavagem - a seco ou com água – e define os detalhes do processo Faz acabamento.

Controla a qualidade em todas as etapas do processo Atua em conformidade com legislação, normas técnicas, normas sanitárias, princípios de sustentabilidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 5163-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de tintureiros, lavadeiros, a máquina que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Lavador de artefatos de tapeçaria, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Tintureiros, lavadeiros, a máquina CBO 5163-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 5163-15

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
    • Tintureiros, lavadeiros, a máquina.
      • Trabalhadores dos serviços.

O que faz um Lavador de artefatos de tapeçaria

O Lavador de artefatos de tapeçaria CBO 5163-15 examina as características dos artefatos de tapeçaria que passarão pelo processo de lavagem Identifica o tamanho, a origem - nacional ou importado - e o tipo do tecido - fibra sintética ou fibra natural – dos tapetes.

Verifica o tecido da cortina - seda, linho, voal ou outro – e seu tamanho.

Observa o tipo de estofado - sofá, puf, poltrona estofada ou outro, o material – tecido ou couro – e o seu tamanho Na etapa de pré-lavagem, aspira o pó, a areia ou outra sujeira, do artefato de tapeçaria.

Em seguida, identifica e aplica produto adequado para remover cada tipo de mancha Testa a resistência da cor e das fibras do tecido ao processo de lavagem a seco e ao processo de lavagem com água e secagem por máquinas.

Desmembra peças e retira forros, enchimentos e adereços, antes de iniciar o processo de lavagem.

Seleciona o processo de lavagem - a seco ou com água – e define os detalhes do processo - tais como os produtos a serem utilizados, a intensidade da ação mecânica e a temperatura de limpeza e de secagem – de acordo com as características do artefato Pode realizar lavagem manual de cortina, a partir da análise do tecido ou do estado em que ela se encontra.

Pode usar enceradeira na lavagem de tapete.

Ajusta a máquina para cada tipo de lavagem Opera e monitora o funcionamento de máquinas e equipamentos como lavadoras, secadoras, centrífugas, prensas e estufas Pode utilizar máquinas e equipamentos automatizados.

Faz acabamento, escovando, penteando e uniformizando tecidos, fibras e pelos Pode recolocar franjas, cordões e forros antiderrapantes Controla a qualidade em todas as etapas do processo, como a integridade das peças, a retirada de manchas e a manutenção do tamanho, cor e estrutura das fibras.

Separa artefatos danificados, encaminhando-os para conserto, restauração de desenhos e recuperação de fibras Pode acondicionar, enrolar e embalar peças de tapeçaria, para expedição.

Pode realizar o serviço de lavagem de estofados na casa, escritório ou comércio do cliente Organiza o ambiente de trabalho Mantém as máquinas, os equipamentos e os instrumentos de trabalho conservados e limpos.

Pode detectar falhas de funcionamento das máquinas e dos equipamentos, solicitando serviços de manutenção Controla desperdícios de material e seleciona materiais reutilizáveis Atua de modo ecologicamente adequado, evitando desperdício no uso de água e de energia elétrica e dando a destinação correta a restos de produtos e resíduos.

Zela pela segurança, prevenindo acidentes e usando equipamentos de proteção individual, tais como bota de borracha e luva.

Funções do cargo

O funcionário CBO 5163-15 deve tirar manchas, testar roupas e artefatos, inspecionar o serviço, dar acabamento final ao serviço, demonstrar competências pessoais, embalar roupas, lavar roupas a seco e com Água, lavar artefatos de tecido e couro, a máquina.

Condições de trabalho dessas profissões

Tintureiros, lavadeiros, a máquina trabalham em lavanderias domésticas, comerciais, industriais e hospitalares, que prestam serviços a pessoas, hotéis, restaurantes e instituições como: creches, confecções e hospitais. Podem ser empregados com carteira assinada, trabalhando sob supervisão, ou por conta própria, sem supervisão, como é o caso do sócio- proprietário de lavanderia e do tingidor de roupas. As diferenças entre as lavanderias comerciais e industriais tendem a diminuir devido à implantação de redes de lavanderias, com postos de coleta distribuídos e serviços especializados concentrados em pontos estratégicos. As normas e procedimentos de biossegurança variam por grau e tipo de sujidade das peças, conforme legislação vigente.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5163-15

Para o exercício dessas ocupações requer-se o ensino fundamental, seguido de treinamentos no local de trabalho ou em instituições de ensino profissionalizante, exceto para o tingidor de roupas, cujo requisito é ensino médio. Tanto para o tingidor de roupas como para o lavador de artefatos de tapeçaria requer-se, adicionalmente, curso de qualificação profissional de duzentas horas-aula. O desempenho pleno das atividades varia de dois a cinco anos de prática.

Atividades exercidas por um Lavador de artefatos de tapeçaria CBO 5163-15

Um Lavador de artefatos de tapeçaria (ou sinônimo) deve tratar o cliente com respeito, demonstrar responsabilidade, apreciar seu serviço, neutralizar resíduos de produtos nas roupas, realizar exames médicos periódicos, trabalhar com segurança, atualizar-se, lavar sofá, enrolar os tapetes, ajustar a máquina por tipo de lavagem, esfriar máquinas, participar de treinamentos, utilizar epi, tirar bolinhas, pentear tapetes, secar tapetes ao natural ou em estufa, trabalhar em equipe, discriminar cores e manchas, centrifugar tapetes, tirar pêlos, retirar forro para lavar, acatar as críticas do cliente, bater tapetes com carda, examinar máquinas, pulverizar tapetes, seguir as normas da empresa, operar as máquinas, trabalhar com atenção, dedicar-se a atividade, vacinar-se periodicamente, testar a resistência da cor e do tecido, aplicar o produto sobre a mancha, testar produtos, desmembrar artefatos, prensar tapetes, identificar manchas, pregar tapetes em régua para secar, aspirar tapetes, escovar cobertores, aplicar anti-derrapante em tapetes, secar sofá em estufa, lavar tapete com enceradeira, engomar tapetes, observar as características da fibra, dosar produtos químicos, demonstrar disciplina, aspirar sofá, identificar produto para tirar manchas.

Cargos e salários CBO 5163-15 - Tintureiros, lavadeiros, a máquina

Salário Lavador de Artefatos de Tapeçaria

Lavador de Artefatos de Tapeçaria: Brasil

  • 1.066
  • Brasil
  • 1.594 - 2.468
  • 43h
O profissional no cargo de Lavador de Artefatos de Tapeçaria CBO 5163-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.594 e 2.468 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.066 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-15.
Salário Ajudante de Lavador de Tapetes

Ajudante de Lavador de Tapetes: Brasil

  • 1.066
  • Brasil
  • 1.594 - 2.468
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Lavador de Tapetes CBO 5163-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.594 e 2.468 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.066 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-15.
Salário Ajudante de Lavanderia de Artefatos da Tapeçaria

Ajudante de Lavanderia de Artefatos da Tapeçaria: Brasil

  • 1.066
  • Brasil
  • 1.594 - 2.468
  • 43h
O profissional no cargo de Ajudante de Lavanderia de Artefatos da Tapeçaria CBO 5163-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.594 e 2.468 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.066 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-15.
Salário Auxiliar de Lavador de Tapetes

Auxiliar de Lavador de Tapetes: Brasil

  • 1.066
  • Brasil
  • 1.594 - 2.468
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Lavador de Tapetes CBO 5163-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.594 e 2.468 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.066 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-15.
Salário Lavador de Tapetes

Lavador de Tapetes: Brasil

  • 1.066
  • Brasil
  • 1.594 - 2.468
  • 43h
O profissional no cargo de Lavador de Tapetes CBO 5163-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.594 e 2.468 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.066 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-15.
Salário Operador de Lavadora de Tapetes

Operador de Lavadora de Tapetes: Brasil

  • 1.066
  • Brasil
  • 1.594 - 2.468
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Lavadora de Tapetes CBO 5163-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.594 e 2.468 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.066 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 5163-15.