CBO 5134-35 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Atendente de lanchonete recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas. Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place. Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação. Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete. Controla o estoque de produtos. Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete (ou similar) organiza o ambiente, preparando o mise em place. Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços. Verifica se as mesas e o balcão estão limpos. Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio. Abastece as máquinas de refrigerante. Coloca bebidas para gelar. Pode colocar alimentos em expositores climatizados. Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão. Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos. Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação. Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio. Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento. Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento. Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão. Transporta, em bandeja, e serve a refeição. Pode acondicionar alimento e bebida para viagem. Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido. Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente. Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado. Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados. Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos. Pode operar máquina de lavar louça. Arruma as cadeiras e as mesas. Guarda produtos. Organiza equipamentos e utensílios. Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar. Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição. Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens. Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete. Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções
O funcionário CBO 5134-35 deve atender o cliente, servir o cliente, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, higienizar utensílios e equipamentos, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, desmontar praça, organizar o trabalho, demonstrar competências pessoais.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve checar conta, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, servir aperitivos, preparar saladas, preparar frutas, limpar balcão e bancada, selecionar enxoval de copos, providenciar gelo, descrever pratos e produtos oferecidos, retirar louça e prataria da máquina de lavar, controlar sobras e perdas, demonstrar equilíbrio emocional, descongelar alimentos, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, substituir cobre-manchas, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, contornar situações adversas, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, demonstrar cordialidade, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, cumprir normas e procedimentos sanitários, forrar bandeja, separar lixo, selecionar alimentos e bebidas, organizar espaço, lavar utensílios, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, recepcionar cliente, controlar acesso de pessoas, observar apresentação dos pratos, entregar cardápio, guardar louças, copos e/ou prataria, servir pratos, servir chá, licores e digestivos, checar pedido antes de servir, servir café, repor bebidas, demonstrar proatividade, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, repor material de apoio, atender reclamações do cliente, esterilizar instrumentos e materiais, servir sobremesas, demonstrar acuidade sensorial, retirar restos de comida, secar louça e/ou prataria, limpar equipamentos, dobrar guardanapos, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, demonstrar capacidade de comunicação, aquecer alimentos, preparar couvert, dar sugestões, limpar o chão, limpar mesa, desmontar o bufê - buffet, trazer conta, escolher louça, guardar produtos, montar mesa, bandeja, balcão e bar, demonstrar discreção, inventariar bebidas consumidas, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, ouvir atentamente - saber ouvir, demonstrar capacidade de organização, desmontar mesas, selecionar produtos - limpeza e outros, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, limpar prataria, substituir cinzeiros, preparar sanduíches, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, demonstrar atenção focada, cortar frutas para decoração, receber contas, conferir ordem de serviço, informar previsão de tempo de espera, trabalhar sob pressão, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, encaminhar pedidos para cozinha e bar, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, acomodar cliente, questionar as preferências do cliente, preparar café, servir charutos, tirar toalhas, servir bebidas, acompanhar cliente a mesa, trabalhar em equipe, demonstrar dinamismo, demonstrar criatividade, fazer porções para viagem, selecionar utensílios, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, tirar pedido, limpar bandejas e carrinho, fornecer informações ao cliente, destinar o lixo, observar ponto de cozimento dos alimentos, colocar bebidas para gelar.