CBO 4223-15 - Operador de telemarketing receptivo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telemarketing

O profissional no cargo de Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de telemarketing receptivo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing receptivo

O Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15 prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.

Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.

Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.

Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.

Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.

Pode enviar mensagem pós-atendimento.

Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.

Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4223-15 deve realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, atender usuários de produtos e ou serviços, demonstrar competências pessoais, prestar serviços técnicos e especializados, cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos, seguir roteiros e scripts, cobrar débitos.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4223-15

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15

Um Operador de telemarketing receptivo (ou sinônimo) deve atualizar listas, negociar descontos, demonstrar atenção concentrada, finalizar contato e/ou ocorrência, confirmar dados, demonstrar capacidade de tomar decisões, enviar mensagens pós-atendimento, atualizar cadastro por telefone, finalizar pendências de serviços, ouvir mensagem do cliente/solicitante, reverter a insatisfação do cliente, comunicar débitos, demonstrar o cliente a sua importância, identificar-se ao cliente, solicitar informações ao cliente, oferecer soluções, demonstrar agilidade no atendimento, administrar conflitos, orientar o usuário/solicitante, oferecer benefícios variados, efetivar a venda, consultar manuais, procedimentos e etc, negociar datas de pagamento, definir formas de pagamento, esclarecer dúvidas, demonstrar paciência, negociar valor de débitos, avaliar perfil de consumo, analisar reclamações com maior flexibilidade, descrever o produto, demonstrar objetividade, evidenciar vantagens do produto ou serviço, fornecer informações, verificar disponibilidade de entrega, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, informar sanções contratuais, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, calcular encargos do débito, informar restrições ao crédito, informar prazo de entrega, solicitar providências técnicas junto a área competente, consultar supervisor, depurar informações, negociar valores, informar relação custo-benefício, realizar triagem de atendimento, demonstrar capacidade de comunicação, identificar problemas, oferecer formas e condiçoes de pagamento, oferecer vantagens, consultar área técnica, trabalhar em equipe, providenciar retirada de restrições ao crédito, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, informar disponibilidade de serviços agregados, orientar usuário de telefonia, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar qualidade de voz e dicção, oferecer alternativas de produtos e serviços, abordar o cliente, confirmar dados cadastrais, agendar retorno - follow-up, identificar clientes potenciais, demonstrar capacidade de saber ouvir, demonstrar empatia, finalizar pendência técnica, demonstrar auto controle, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, demonstrar capacidade de resiliência, consultar histórico, identificar necessidades do interlocutor, argumentar com o cliente/solicitante, direcionar atendimento.

Cargos e salários CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing

Salário Atendente de Telemarketing São Paulo

Atendente de Telemarketing: São Paulo, SP

  • 30.415
  • São Paulo, SP
  • 1.576 - 2.528
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.576 e 2.528 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 30.415 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Goiânia

Atendente de Telemarketing: Goiânia, GO

  • 1.671
  • Goiânia, GO
  • 1.490 - 2.162
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.490 e 2.162 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 1.671 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Caxias do Sul

Atendente de Telemarketing: Caxias do Sul, RS

  • 51
  • Caxias do Sul, RS
  • 1.887 - 2.966
  • 40h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 1.887 e 2.966 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Guarulhos

Atendente de Telemarketing: Guarulhos, SP

  • 1.024
  • Guarulhos, SP
  • 1.589 - 2.574
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 1.589 e 2.574 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 1.024 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Cuiabá

Atendente de Telemarketing: Cuiabá, MT

  • 213
  • Cuiabá, MT
  • 1.495 - 2.173
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 1.495 e 2.173 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 213 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Vitoria

Atendente de Telemarketing: Vitoria, ES

  • 423
  • Vitoria, ES
  • 1.426 - 2.035
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.426 e 2.035 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 423 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Belo Horizonte

Atendente de Telemarketing: Belo Horizonte, MG

  • 4.002
  • Belo Horizonte, MG
  • 1.459 - 2.050
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.459 e 2.050 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 4.002 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Jaboatão dos Guararapes

Atendente de Telemarketing: Jaboatão dos Guararapes, PE

  • 1.122
  • Jaboatão dos Guararapes, PE
  • 1.293 - 1.644
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Jaboatão dos Guararapes - PE, ganha entre 1.293 e 1.644 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.122 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Vila Velha

Atendente de Telemarketing: Vila Velha, ES

  • 486
  • Vila Velha, ES
  • 1.544 - 2.064
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Vila Velha - ES, ganha entre 1.544 e 2.064 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 486 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Teresina

Atendente de Telemarketing: Teresina, PI

  • 1.810
  • Teresina, PI
  • 1.314 - 1.713
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Teresina - PI, ganha entre 1.314 e 1.713 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 1.810 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Bahia

  • 1.224
  • Bahia
  • 1.401 - 1.948
  • 39h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.401 e 1.948 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 1.224 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Tubarão

Atendente de Telemarketing: Tubarão, SC

  • 22
  • Tubarão, SC
  • 1.761 - 2.383
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Tubarão - SC, ganha entre 1.761 e 2.383 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 22 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing São José do Rio Preto

Atendente de Telemarketing: São José do Rio Preto, SP

  • 303
  • São José do Rio Preto, SP
  • 1.616 - 2.411
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.616 e 2.411 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 303 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Franca

Atendente de Telemarketing: Franca, SP

  • 192
  • Franca, SP
  • 1.606 - 2.225
  • 40h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 1.606 e 2.225 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 192 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Rio de Janeiro

Atendente de Telemarketing: Rio de Janeiro, RJ

  • 3.337
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.521 - 2.330
  • 37h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.521 e 2.330 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 3.337 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Canoas

Atendente de Telemarketing: Canoas, RS

  • 77
  • Canoas, RS
  • 1.454 - 1.988
  • 37h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Canoas - RS, ganha entre 1.454 e 1.988 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 77 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Uberlândia

Atendente de Telemarketing: Uberlândia, MG

  • 4.505
  • Uberlândia, MG
  • 1.322 - 1.747
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.322 e 1.747 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.505 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Ceará

  • 12.355
  • Ceará
  • 1.321 - 1.742
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.321 e 1.742 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 12.355 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.