CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4223-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telemarketing que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Operador de telemarketing receptivo recebe ligação de clientes e usuários, esclarecendo suas dúvidas, oferecendo-lhes soluções a problemas nos itens adquiridos e respondendo às suas outras solicitações ou manifestações, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando as dúvidas e reclamações registradas em sistema informatizado e analisando as respostas já fornecidas.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Coleta e atualiza dados cadastrais de clientes e usuários Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telemarketing CBO 4223-15 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4223-15

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telemarketing.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de telemarketing receptivo

O Operador de telemarketing receptivo (ou similar) prepara-se para o trabalho, organizando informações sobre o funcionamento da empresa e sobre seus produtos e serviços Atuando geralmente em serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, levanta as dúvidas e as reclamações registradas em sistema informatizado e analisa as respostas já fornecidas.

Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível as instruções e os manuais fornecidos pela empresa.

Verifica roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento, a serem seguidos durante a comunicação com o cliente Identifica o usuário ou cliente, registrando sua solicitação, dúvida ou manifestação em sistema informatizado.

Consulta o histórico do cliente, quando necessário Atende o usuário ou cliente, esclarecendo dúvidas sobre funcionamento do produto, sobre prazo e forma de pagamento, sobre cláusulas de contrato ou sobre outros itens.

Pode encaminhar informações complementares, por correio ou por e-mail.

Recebe crítica e reclamação do cliente sobre o produto ou serviço adquirido, argumentando sobre o problema exposto e oferecendo alternativas e possíveis soluções Pode pedir orientação a seu supervisor ou acionar serviços internos - técnicos e comerciais, para resolução do problema apresentado.

Pode enviar mensagem pós-atendimento.

Busca recuperar o cliente, revertendo a sua insatisfação Recebe solicitações de mudança de datas de pagamento, estabelecendo novos prazos e encaminhando novos boletos ou documentos para saldar a dívida Pode informar sanções contratuais, no caso de não pagamento, no novo prazo.

Pode providenciar retirada de restrições ao crédito Registra sugestões do usuário ou cliente, repassando-as para a área responsável Recebe e agradece elogios, usando-os para reforço da boa imagem da empresa e para fidelização de clientes.

Insere dados dos atendimentos em sistemas informatizados específicos Abre e acompanha registros e protocolos.

Coleta e atualiza os dados cadastrais do cliente e do usuário Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como histórico de compras do cliente - e usando-os durante o atendimento.

Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções

O funcionário CBO 4223-15 deve cobrar débitos, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, prestar serviços técnicos e especializados, demonstrar competências pessoais, atender usuários de produtos e ou serviços, seguir roteiros e scripts, cadastrar clientes, oferecer serviços e produtos.

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing receptivo CBO 4223-15

Um Operador de telemarketing receptivo (ou sinônimo) deve agendar retorno - follow-up, negociar datas de pagamento, verificar disponibilidade de entrega, acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais, abrir chamados técnicos - ordens de serviços, finalizar pendência técnica, oferecer soluções, orientar o usuário/solicitante, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de resiliência, reverter a insatisfação do cliente, identificar problemas, demonstrar capacidade de comunicação, depurar informações, demonstrar capacidade de persuasão, demonstrar auto controle, evidenciar vantagens do produto ou serviço, identificar-se ao cliente, enviar mensagens pós-atendimento, avaliar perfil de consumo, consultar manuais, procedimentos e etc, demonstrar capacidade de saber ouvir, informar sanções contratuais, demonstrar empatia, efetivar a venda, confirmar dados cadastrais, fornecer informações, negociar valor de débitos, informar relação custo-benefício, solicitar informações ao cliente, calcular encargos do débito, consultar supervisor, informar prazo de entrega, ouvir mensagem do cliente/solicitante, oferecer formas e condiçoes de pagamento, solicitar providências técnicas junto a área competente, identificar clientes potenciais, negociar valores, identificar necessidades do interlocutor, oferecer benefícios variados, demonstrar o cliente a sua importância, demonstrar paciência, definir formas de pagamento, trabalhar em equipe, consultar área técnica, providenciar retirada de restrições ao crédito, descrever o produto, demonstrar atenção concentrada, abordar o cliente, analisar reclamações com maior flexibilidade, atualizar listas, oferecer alternativas de produtos e serviços, oferecer vantagens, administrar conflitos, orientar usuário de telefonia, atualizar cadastro por telefone, finalizar contato e/ou ocorrência, esclarecer dúvidas, demonstrar qualidade de voz e dicção, demonstrar objetividade, confirmar dados, informar restrições ao crédito, consultar histórico, direcionar atendimento, negociar descontos, realizar triagem de atendimento, comunicar débitos, finalizar pendências de serviços, persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, informar disponibilidade de serviços agregados, demonstrar agilidade no atendimento, argumentar com o cliente/solicitante, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão.

Cargos e salários CBO 4223-15 - Operadores de telemarketing

Salário Atendente de Telemarketing Rio de Janeiro

Atendente de Telemarketing: Rio de Janeiro, RJ

  • 3.337
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 1.521 - 2.330
  • 37h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 1.521 e 2.330 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 3.337 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Canoas

Atendente de Telemarketing: Canoas, RS

  • 77
  • Canoas, RS
  • 1.454 - 1.988
  • 37h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Canoas - RS, ganha entre 1.454 e 1.988 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 77 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Uberlândia

Atendente de Telemarketing: Uberlândia, MG

  • 4.683
  • Uberlândia, MG
  • 1.312 - 1.717
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.312 e 1.717 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.683 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Ceará

  • 12.403
  • Ceará
  • 1.315 - 1.723
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.315 e 1.723 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 12.403 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Salvador

Atendente de Telemarketing: Salvador, BA

  • 665
  • Salvador, BA
  • 1.397 - 1.928
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.397 e 1.928 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 665 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Barueri

Atendente de Telemarketing: Barueri, SP

  • 4.543
  • Barueri, SP
  • 1.460 - 2.156
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 1.460 e 2.156 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 4.543 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Minas Gerais

  • 11.113
  • Minas Gerais
  • 1.393 - 1.945
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.393 e 1.945 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 11.113 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Maranhão

  • 1.019
  • Maranhão
  • 1.428 - 1.900
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Maranhão, ganha entre 1.428 e 1.900 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 1.019 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Ribeirão Preto

Atendente de Telemarketing: Ribeirão Preto, SP

  • 435
  • Ribeirão Preto, SP
  • 1.530 - 2.246
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.530 e 2.246 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 435 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Blumenau

Atendente de Telemarketing: Blumenau, SC

  • 134
  • Blumenau, SC
  • 1.619 - 2.556
  • 35h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.619 e 2.556 para uma jornada de trabalho média de 35h semanais de acordo com dados salariais de 134 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing João Pessoa

Atendente de Telemarketing: João Pessoa, PB

  • 221
  • João Pessoa, PB
  • 1.350 - 1.813
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.350 e 1.813 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 221 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Porto Alegre

Atendente de Telemarketing: Porto Alegre, RS

  • 2.714
  • Porto Alegre, RS
  • 1.459 - 2.081
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.459 e 2.081 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 2.714 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: Pará

  • 566
  • Pará
  • 1.445 - 2.085
  • 41h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Pará, ganha entre 1.445 e 2.085 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 566 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing São José dos Campos

Atendente de Telemarketing: São José dos Campos, SP

  • 401
  • São José dos Campos, SP
  • 1.528 - 2.161
  • 37h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.528 e 2.161 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 401 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Cascavel

Atendente de Telemarketing: Cascavel, PR

  • 157
  • Cascavel, PR
  • 1.588 - 2.423
  • 40h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Cascavel - PR, ganha entre 1.588 e 2.423 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 157 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing

Atendente de Telemarketing: São Paulo

  • 60.366
  • São Paulo
  • 1.502 - 2.330
  • 37h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.502 e 2.330 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 60.366 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing Curitiba

Atendente de Telemarketing: Curitiba, PR

  • 3.337
  • Curitiba, PR
  • 1.554 - 2.392
  • 36h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.554 e 2.392 para uma jornada de trabalho média de 36h semanais de acordo com dados salariais de 3.337 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.
Salário Atendente de Telemarketing São Luís

Atendente de Telemarketing: São Luís, MA

  • 256
  • São Luís, MA
  • 1.375 - 1.888
  • 38h
O profissional no cargo de Atendente de Telemarketing CBO 4223-15 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.375 e 1.888 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 256 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4223-15.