Portabilidade de Salário – Posso mudar de banco? Vale a pena?

A portabilidade de salário é um assunto que gera bastante dúvida entre os trabalhadores. Afinal, é possível transferir o pagamento da remuneração para um Banco onde você já tenha conta? Mais do que isso, vale à pena fazer essa mudança?

Passo a passo para solicitar a portabilidade de salario

Se você não recebe o seu pagamento em dinheiro vivo, provavelmente teve que abrir uma conta-salário. Ela é livre de qualquer tipo de taxa ou cobrança. Contudo, esse tipo de conta só permite que a remuneração seja depositada pela empresa e sacada pelo trabalhador.

Transferências, empréstimos, cartão de crédito, nada disso pode ser solicitado nesse tipo de conta. Geralmente as empresas têm contratos com bancos em específico. Dessa forma, o funcionário precisa abrir essa nova conta para receber o salário, mesmo já tendo uma em outra instituição financeira.

Para resolver essa questão, o funcionário pode optar por fazer a portabilidade de salário.

Portabilidade de salario

Como funciona a portabilidade de salário?

A portabilidade salarial é um serviço que todos os bancos são obrigados a oferecer. Nele, a empresa vai depositar a sua remuneração na conta-salário do banco onde ela possui contrato.

Automaticamente essa instituição financeira terá que transferir esse valor para a sua conta, no banco de sua preferência. Essa transação deve ser feita em no máximo 12 horas para que você consiga receber no mesmo dia de pagamento.

Ao contrário do que muita gente pensa, para ocorrer a portabilidade de salário não ocorre desconto de 30%. O banco contratado pela empresa não tem direito nenhum de descontar qualquer valor da sua remuneração referente a essa transação.

Esse serviço pode ser solicitado logo depois do primeiro mês que você estiver na empresa.

Veja também:

Vale à pena fazer a portabilidade de salário?

O que é conta salario

Muitas pessoas ficam em dúvida de fazer ou não a portabilidade de salário. Contudo, isso vai depender das suas necessidades. Antes de optar por esse serviço é interessante avaliar alguns pontos importantes, tais como:

Custos

A conta-salário não gera qualquer custo para você. Nenhum tipo de taxa é descontado do seu salário. Contudo, é preciso ter em mente que isso acaba limitando bastante as suas operações.

Geralmente os bancos colocam um limite de saques por mês. Além disso, você não terá acesso a Internet Banking, transferências, cartões de crédito ou qualquer outro tipo de serviço do gênero.

Relacionamento com o seu banco

Outro ponto importante que você deve levar em conta antes de solicitar a portabilidade de salário é o relacionamento com o seu banco. Na grande maioria das vezes, pessoas que possuem contas mais antigas têm uma série de benefícios.

Taxas mais baratas, limites de empréstimos, possibilidade de solicitar cartões de crédito entre outras coisas. Logo, as vezes pode valer a pena fazer essa transição por conta dos benefícios.

É precisos ter em mente, também, que a partir do momento que você fizer a portabilidade salarial, será possível contar com todos os serviços já oferecidos pelo seu banco.

Você poderá, por exemplo, programar o agendamento de contas para um dia depois do pagamento. Ou, ainda, agendar que parte dele vá diretamente para a poupança.

Otimização do seu dia a dia

Mais um dos pontos que devem ser levados em consideração é a otimização do seu dia a dia. Para muitas pessoas, ter uma ou mais contas em banco não faz diferença nenhuma.

Agora, para outras isso pode acabar atrapalhando toda a dinâmica da rotina. Isso porque ela precisará usar mais cartões. Isso sem contar que, caso haja algum problema no depósito ela precisa se deslocar até uma instituição diferente da que normalmente vai.

Por conta disso, leve em conta que a portabilidade de salário poderá otimizar o seu dia a dia.

Tenha certeza que não vai querer cancelar a conta posteriormente

Por fim, um ponto que também é interessante analisar é se você não vai querer a sua conta convencional posteriormente. Caso você cancele a conta para qual fez a portabilidade de salário, precisará passar por um processo bem burocrático.

Além de ter que ir até o seu banco solicitar o cancelamento da sua conta, você precisará ir até a instituição financeira da sua empresa para cancelar as transferências mensais. Além disso, será necessário informar que você passará a receber novamente o salário pelo banco da empresa.

Conclusão

Escolher ou não em fazer a portabilidade de salário dependerá das suas necessidades. Você precisa ter certeza suas necessidades e benefícios com a conta no seu banco são suficientes para pedir essa transferência.

Além disso, tenha em mente que sempre haverá esse prazo de até 12 horas para a transferência. O ideal é estudar à fundo esse serviço para só então tomar uma decisão.

Se decidir em fazer a portabilidade de salário, saiba que esse serviço não pode ser cobrado e que todos os bancos oferecem! Não se deixe enganar por pessoas que tentam descontar 30% da remuneração apenas para transferir a remuneração.

Comente sobre Portabilidade de Salário – Posso mudar de banco? Vale a pena?

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Logado como Redação. Sair

Por favor digite seu comentário