CBO 4221-20 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Recepcionista de hotel realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de hotel
O Recepcionista de hotel (ou similar) planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções
O funcionário CBO 4221-20 deve responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20
Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve receber pagamentos, participar de reuniões na troca de turnos, identificar o espaço físico da empresa, circular informações internas, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, acolher o cliente e passageiro, bloquear apartamento, organizar materiais de trabalho, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, propor associação de programas de fidelidade, efetuar cobrança no show, encerrar a conta no sistema, registrar acompanhantes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, atender o cliente com informações precisas, demosntrar iniciativa, encerrar o pos - point of sale, auxiliar o cliente com informações financeiras, demonstrar eficiência, averiguar agenda semanal de eventos, anunciar a chegada do cliente, demonstrar pró atividade, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., auxiliar o cliente no caixa eletrônico, avisar o concierge da chegada do hóspede, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, demonstrar conhecimentos de informática, auxiliar o hóspede com atendimento médico, demonstrar interesse, lançar despesas em contas, interagir com os outros departamentos, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, oferecer transporte ao cliente, emitir o cartão de liberação de saída, preparar o mise-en-place, demonstrar respeito mútuo, emitir extrato de contas, distribuir jornais, revistas, flores etc., solicitar a avaliação do desempenho do hotel, demonstrar paciência, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, demonstrar autonomia, fechar contas masters, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, planejar o dia seguinte, agir com bom senso, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, guardar volumes de prestadores de serviços, distribuir malotes, efetuar acertos em contas, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, acionar alarme de segurança em caso de assalto, coordenar equipe, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, encaminhar o cliente para os diversos setores, emitir notas fiscais e recibos, fornecer serviço de cofre, fornecer informações meteorológicas, solicitar o serviço de manobrista, oferecer auxílio para a bagagem, realizar câmbio de moedas, demonstrar empatia, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar entusiasmo, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, verificar cadastro e reserva, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, imprimir relatórios de controle, anotar telefonemas e recados, transmitir recados e fax, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, conferir documentos com identificação, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, atualizar conta, ouvir com atenção, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, demonstrar espírito de equipe, providenciar solicitações de reservas especiais, pedir forma de garantia de pagamento, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, averiguar horário de saída dos grupos, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar senso de organização.