Conheça as diferenças entre auxiliar, técnico e tecnólogo em radiologia

Radiologia é uma das áreas do mercado de trabalho que mais crescem no Brasil devido aos salários atrativos e jornadas de trabalho reduzidas. Veja a diferença entre auxiliar, técnico e tecnólogo na área radiológica e escolha o melhor parta o seu perfil.

Se você é uma das pessoas que confunde auxiliar, técnico e tecnólogo em radiologia, saiba que não está sozinho(a). Apesar desses termos serem parecidos no nome e no objetivo de formar profissionais qualificados para atender à demanda do mercado de trabalho, os cursos de auxiliar, técnico e tecnólogo em radiologia não são a mesma coisa pois tem suas diferenças.

Uma das principais diferenças entre essas formações é:

  • O nível de escolaridade.

Enquanto as duas primeiras são de nível médio, a outra confere diploma de nível superior.

Independente de qual formação; auxiliar, técnico ou tecnólogo, a área da radiologia é uma das mais abrangentes do mercado, vez que não envolve somente atendimento em saúde, mas também outros nichos como as indústrias, engenharias e centros de pesquisas.

Continue com esta leitura para você descobrir mais sobre as diferenças entre auxiliar, técnico e tecnólogo em radiologia.

Confira!

Diferenças auxiliar técnico e tecnólogo radiologia

Radiologia – o que é

Primeiramente é importante você compreender o que é radiologia:

  • Radiologia é um ramo da medicina responsável por tratar a energia brilhante no diagnóstico e no tratamento das doenças.

Em outras palavras, a radiologia é um campo da medicina que permite obter imagens do corpo com o objetivo de identificar anomalias que expliquem os sintomas como parte do processo de diagnóstico.

Além disso, a radiologia permite efetuar determinadas intervenções com a finalidade de tratamento ao direcionar os procedimentos e inclusive utilizar as radiações como recurso terapêutico.

Sendo assim, o aprendizado em um curso de auxiliar, técnico ou tecnólogo em radiologia pode te trazer vantagens para atuar como estagiário, trainee ou mesmo como profissional nas entrevistas de emprego e também para passar em concursos públicos.

O que faz um auxiliar em radiologia

Agora que você entender melhor o que é radiologia, veja o que um auxiliar deste ramo faz:

  • O auxiliar de radiologia tem como responsabilidade a organização dos estabelecimentos em que atua, bem como dos procedimentos químicos e também se responsabiliza pela segurança e controle de qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Desse modo, o auxiliar em radiologia desenvolve funções mais simples e sempre está sob a supervisão do profissional competente.

Atualmente a função de auxiliar está sendo praticamente deixada de lado pelo mercado de trabalho devido aos avanços nas técnicas de revelação. Hoje é raro a revelação não ser totalmente digital, dispensando assim o manuseio de produtos químicos para revelação como o revelador e fixador.

O que faz um técnico em radiologia

Conforme regulamentado pela Lei 7394/85, você enquanto técnico em radiologia pode atuar nas seguintes especialidades:

Após concluir a formação de técnico em radiologia, você estará apto para:

  • Realizar exames radiográficos convencionais.
  • Preparar o ambiente e o paciente para realização de exames nos serviços de diagnóstico por imagem e radiologia.
  • Auxiliar a realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia.
  • Processar filmes radiológicos.
  • Preparar soluções químicas e organizar a sala de processamento.
  • Acompanhar a utilização de meios de contraste radiológicos, observando, avaliando e agindo em situações de urgência sob a supervisão profissional competente.
profissional da radiologia na ressonância magnética
Uma das áreas mais bem remuneradas da radiologia é na ressonância magnética, pois exige profissionais altamente especializados.

O que faz um tecnólogo em radiologia

O profissional tecnólogo em radiologia possui formação bem diferenciada, unindo disciplinas da área de humanas e exatas com uma proposta também tecnológica, diante dos avanços da radiologia.

Entre essas áreas, você enquanto tecnólogo pode trabalhar com:

  • Raios-x
  • Tomografia computadorizada.
  • Radiologia intervencionista.
  • Na área industrial nos diversos cargos.
  • No segmento aeroportuário em scanners de bagagens.
  • Exercer cargos na docência tanto técnica quanto acadêmica.
  • Coordenador de curso universitário.
  • Exercer cargos de gestão.
  • Comercialização de equipamentos para radiologia, etc.
profissional da radiologia na radioterapia
Outra área bem específica da radiologia é a da radioterapia para tratamentos oncológicos.

Ademais, o profissional tecnólogo em radiologia recebe destaque no Cálculo de Blindagens e no Controle de Qualidade de Equipamentos Radiológicos.

Entendeu?

Diferenças entre curso técnico em radiologia e curso tecnólogo em radiologia

A diferença principal, como dito anteriormente, entre o curso técnico e o de tecnólogo em radiologia começa no nível de escolaridade.

  • O técnico forma profissionais de nível médio.
  • Os cursos de tecnólogo (ou superiores de tecnologia) formam profissionais de nível superior.

Outras características específicas de cada um destes cursos e suas diferenças:

  • Duração – técnicos tem duração mínima de meses e máxima de 3 anos. Os superiores tecnológicos duram entre 2 e 3 anos.
  • Requisitos – exigência entre ensino fundamental incompleto até o ensino superior para formação técnica. Para iniciar um curso de tecnólogo em radiologia é obrigatório que você tenha concluído o ensino médio.
  • Tipo de profissional – cursos técnicos em radiologia vão te preparar para ocupar cargos mais operacionais; já os cursos de tecnólogo são mais voltados para posições de coordenação, supervisão e gestão.
  • Certificado/diploma – ao se formar como tecnólogo você recebe um diploma de nível superior e ao finalizar um curso técnico você recebe um certificado de conclusão do curso técnico em radiologia de nível médio.

Portanto, essas são as principais diferenças entre auxiliar, técnico e tecnólogo em radiologia. Há uma crescente demanda no mercado de trabalho por estes tipos de profissionais, especialmente devido ao avanço da medicina e da popularização dos planos de saúde e médicos.

E então, você se interessou mais pelo curso de auxiliar, técnico ou tecnólogo em radiologia? Registre seu comentário.

Comente sobre Conheça as diferenças entre auxiliar, técnico e tecnólogo em radiologia

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here