Se você é uma das pessoas que confunde auxiliar, técnico e tecnólogo em radiologia, saiba que não está sozinho(a). Apesar desses termos serem parecidos no nome e no objetivo de formar profissionais qualificados para atender à demanda do mercado de trabalho, os cursos de auxiliar, técnico e tecnólogo em radiologia não são a mesma coisa pois tem suas diferenças.
Uma das principais diferenças entre essas formações é:
- O nível de escolaridade.
Enquanto as duas primeiras são de nível médio, a outra confere diploma de nível superior.
Independente de qual formação; auxiliar, técnico ou tecnólogo, a área da radiologia é uma das mais abrangentes do mercado, vez que não envolve somente atendimento em saúde, mas também outros nichos como as indústrias, engenharias e centros de pesquisas.
Continue com esta leitura para você descobrir mais sobre as diferenças entre auxiliar, técnico e tecnólogo em radiologia.
Confira!
Radiologia – o que é
Primeiramente é importante você compreender o que é radiologia:
- Radiologia é um ramo da medicina responsável por tratar a energia brilhante no diagnóstico e no tratamento das doenças.
Em outras palavras, a radiologia é um campo da medicina que permite obter imagens do corpo com o objetivo de identificar anomalias que expliquem os sintomas como parte do processo de diagnóstico.
Além disso, a radiologia permite efetuar determinadas intervenções com a finalidade de tratamento ao direcionar os procedimentos e inclusive utilizar as radiações como recurso terapêutico.
Sendo assim, o aprendizado em um curso de auxiliar, técnico ou tecnólogo em radiologia pode te trazer vantagens para atuar como estagiário, trainee ou mesmo como profissional nas entrevistas de emprego e também para passar em concursos públicos.
O que faz um auxiliar em radiologia
Agora que você entender melhor o que é radiologia, veja o que um auxiliar deste ramo faz:
- O auxiliar de radiologia tem como responsabilidade a organização dos estabelecimentos em que atua, bem como dos procedimentos químicos e também se responsabiliza pela segurança e controle de qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
Desse modo, o auxiliar em radiologia desenvolve funções mais simples e sempre está sob a supervisão do profissional competente.
Atualmente a função de auxiliar está sendo praticamente deixada de lado pelo mercado de trabalho devido aos avanços nas técnicas de revelação. Hoje é raro a revelação não ser totalmente digital, dispensando assim o manuseio de produtos químicos para revelação como o revelador e fixador.
O que faz um técnico em radiologia
Conforme regulamentado pela Lei 7394/85, você enquanto técnico em radiologia pode atuar nas seguintes especialidades:
- Radioterapia.
- Radiodiagnósitico.
- Radiologia industrial.
- E medicina nuclear.
Após concluir a formação de técnico em radiologia, você estará apto para:
- Realizar exames radiográficos convencionais.
- Preparar o ambiente e o paciente para realização de exames nos serviços de diagnóstico por imagem e radiologia.
- Auxiliar a realização de procedimentos de medicina nuclear e radioterapia.
- Processar filmes radiológicos.
- Preparar soluções químicas e organizar a sala de processamento.
- Acompanhar a utilização de meios de contraste radiológicos, observando, avaliando e agindo em situações de urgência sob a supervisão profissional competente.

O que faz um tecnólogo em radiologia
O profissional tecnólogo em radiologia possui formação bem diferenciada, unindo disciplinas da área de humanas e exatas com uma proposta também tecnológica, diante dos avanços da radiologia.
Entre essas áreas, você enquanto tecnólogo pode trabalhar com:
- Raios-x
- Tomografia computadorizada.
- Radiologia intervencionista.
- Na área industrial nos diversos cargos.
- No segmento aeroportuário em scanners de bagagens.
- Exercer cargos na docência tanto técnica quanto acadêmica.
- Coordenador de curso universitário.
- Exercer cargos de gestão.
- Comercialização de equipamentos para radiologia, etc.

Ademais, o profissional tecnólogo em radiologia recebe destaque no Cálculo de Blindagens e no Controle de Qualidade de Equipamentos Radiológicos.
Entendeu?
Diferenças entre curso técnico em radiologia e curso tecnólogo em radiologia
A diferença principal, como dito anteriormente, entre o curso técnico e o de tecnólogo em radiologia começa no nível de escolaridade.
- O técnico forma profissionais de nível médio.
- Os cursos de tecnólogo (ou superiores de tecnologia) formam profissionais de nível superior.
Outras características específicas de cada um destes cursos e suas diferenças:
- Duração – técnicos tem duração mínima de meses e máxima de 3 anos. Os superiores tecnológicos duram entre 2 e 3 anos.
- Requisitos – exigência entre ensino fundamental incompleto até o ensino superior para formação técnica. Para iniciar um curso de tecnólogo em radiologia é obrigatório que você tenha concluído o ensino médio.
- Tipo de profissional – cursos técnicos em radiologia vão te preparar para ocupar cargos mais operacionais; já os cursos de tecnólogo são mais voltados para posições de coordenação, supervisão e gestão.
- Certificado/diploma – ao se formar como tecnólogo você recebe um diploma de nível superior e ao finalizar um curso técnico você recebe um certificado de conclusão do curso técnico em radiologia de nível médio.
Portanto, essas são as principais diferenças entre auxiliar, técnico e tecnólogo em radiologia. Há uma crescente demanda no mercado de trabalho por estes tipos de profissionais, especialmente devido ao avanço da medicina e da popularização dos planos de saúde e médicos.
E então, você se interessou mais pelo curso de auxiliar, técnico ou tecnólogo em radiologia? Registre seu comentário.
Boa tarde, eu recebi uma bolsa para fazer auxiliar em radiologia, mas hoje em dia não sei se vale a pena fazer esse , se antes que mercado está saturado imagina hj em dia em 2020. Quero a sua opinião , se eu devo fazer esse ou um técnico ou em outra área da saúde menos enfermagem kkk obrigada
Oi Vanessa, Auxiliar de Radiologia é um cargo quase extinto, praticamente não se contrata mais esse profissional devido a digitalização dos exames. Área da saúde poderia te indicar Biomedicina ou Análises Clínicas. Segue alguns links:
Conheça o mercado de trabalho para um Biomédico e as oportunidades na Biomedicina
Salário de Biomédico
Técnico de Laboratório de Análises Clínicas
Boa sorte.
Boa noite,
Iniciando o curso de tecnólogo eu consigo trabalhar como se fosse técnico antes do termino?
Oi Alex, somente estágio, integral não porque precisa da carteirinha do CRTR para exercer.
Boa tarde! Tenho curso de graduação e mestrado. Mas, com a escassez de oportunidades em minha área, estou desempregado. Pretendo fazer um curso em radiologia, sendo que aqui na minha região, tenho as duas oportunidades (Técnico ou Tecnólogo em radiologia).
Mas, a dúvida é optar por um ou outro, ao passo que o custo é basicamente o mesmo. Mas, a maior dúvida é em relação a emprego. Qual profissional costumeiramente os estabelecimentos que precisam da radiologia contratam mais? Do técnico ou do tecnólogo? Compensa mais um ou outro?
Meu medo em fazer outra faculdade é ter diploma, mas, não encontrar oportunidades de emprego, pelo custo maior do graduado. Por outro lado, sendo graduado aposto que teria uma gama maior de competências para trabalhar, o que aumentaria a chance de estar empregado. Ou as mesmas atuações que um faz outro também faz?
Tem alguma recomendação, por favor?
Oi Volpini, veja você mesmo como está o mercado de trabalho para técnicos e tecnólogos em radiologia (observe o total de admitidos e desligados):
Técnicos: https://www.salario.com.br/profissao/tecnico-em-radiologia-cbo-324115/
Tecnólogos: https://www.salario.com.br/profissao/tecnologo-em-radiologia-cbo-324120/
O melhor com certeza é técnico em radiologia, mas observe que este é um mercado bastante saturado. São muitos formados e poucas vagas de trabalho que quando aparecem são invariavelmente preenchidas pelos que já atuam na área pela facilidade em se trabalhar em 2 ou mais empregos.
Aqui você pode entender melhor o mercado de trabalho da radiologia, tanto no texto quanto nos comentários: https://www.salario.com.br/carreira/mercado-de-trabalho-tecnico-em-radiologia/
Eu sou formada em auxiliar de Radiologia e Câmara escura,tbm tenho seminário federal, faz uns 12 anos que fiz o curso,e só trabalhei no estágio…
Hj tenho vontade trabalhar na área mas sei q vou ter que avançar isso, num técnico ou tecnólogo, não faço idéia a quantas anda esse mercado e qual a melhor opção , não quero repetir o erro de fazer um curso e depois desaparecer o cargo no mercado.
Oi Michele, sinceramente hoje a área da radiologia está bastante saturada. Técnico em Radiologia se tornou o curso da moda nos últimos anos devido a baixa carga horária e um salário razoável, então atraiu e ainda atrai muita gente. O problema é que o mercado de trabalho não dá conta de absorver todos os recém-formados, então conseguir uma colocação fica bem difícil. Auxiliar de radiologia acabou mesmo, foram substituídos por imagens digitais que não necessitam de revelação. Veja o mercado de trabalho na Radiologia hoje.
Boa tarde tenho 51 anos de idade será que daria certo se fizer o curso de técnico de radiologia para arrumar emprego
Oi Carlos, dando uma olhada para as estatísticas de faixa etária do cargo de Técnico em Radiologia podemos ver que apenas 6.5% dos profissionais tem entre 51 e 60 anos, portanto para conseguir uma colocação você precisaria de um diferencial, como cursos extras, outros idiomas, etc. Mas claro isso são só estatísticas, você pode sim encontrar uma vaga, mas vai depender da sorte mesmo infelizmente.