Qual a jornada de trabalho do técnico em radiologia

Se você está com interesse em atuar na área da saúde, mais especificamente como técnico em radiologia, e está em dúvidas sobre qual a jornada de trabalho para profissionais deste ramo, este artigo é para você!

Primeiramente você já deve saber que um curso de técnico em radiologia tem por objetivo te ensinar técnicas necessárias para preparar e operar equipamentos utilizados em exames de diagnóstico por imagem.

Estes exames são de extrema importância para a medicina moderna efetuar um diagnóstico mais preciso.

Desse modo, a profissão de técnico em radiologia apresenta um largo campo de trabalho e cresce a cada dia, vez que os avanços tecnológicos e a modernização dos equipamentos são algumas das razões que fazem com que este mercado esteja em expansão.

Jornada de trabalho da radiologia

Áreas de atuação do profissional técnico em radiologia

O profissional técnico em radiologia, além de estar habilitado para trabalhar na área médico-hospitalar, pode atuar também na área de indústria e engenharia que usa a tecnologia de detecção por imagens para realizar o rastreamento de tubulações, estruturas metálicas, etc.

Já em relação as disciplinas do curso de técnico em radiologia, estas são voltadas para áreas de:

  • Ciências humanas.
  • Ciências biológicas.
  • E exatas.

Devido ser um curso focado na área médica, você enquanto aluno do curso de técnico em radiologia terá também aulas de anatomia, fisiologia e aulas de física das radiações.

Outro ponto importantíssimo é que como a radiação possui risco para exposição, você irá aprender sobre os cuidados a serem tomados e as regras de segurança para que os exames de diagnósticos por imagem não apresentem risco nem para o paciente e nem para o técnico em radiologia.

Inclusive, o piso salarial dos técnicos em radiologia tem acréscimo de adicional por insalubridade (exposição do profissional a agentes nocivos).

Curso técnico e tecnólogo em radiologia

Jornada de trabalho do técnico em radiologia

No que diz respeito a jornada de trabalho, na legislação brasileira, a regra é que a jornada de trabalho seja de 8 horas diárias, sendo 44 horas semanais e 220 mensais.

No entanto, existem exceções que se aplicam em jornadas especiais a certas categorias de trabalhadores ou profissionais que são submetidos a um sistema ou organização especial do trabalho.

Neste contexto se encaixa a jornada de trabalho do técnico em radiologia.

Veja só, em comparação a outras profissões, o profissional técnico em radiologia tem a jornada de trabalho reduzida.

A lei 7.394/85, artigo 14, que regulamenta esta profissão rege que a jornada de trabalho do técnico em radiologia será de 24 (vinte e quatro) horas semanais podendo fazer 4 horas diárias até um plantão apenas de 24 horas na semana.

  • Em relação as férias, você enquanto técnico em radiologia, tem direito a duas férias ao ano, isto é, a cada seis meses.
  • A lei 1234/50 também assegura que, neste caso, você tem direito a 20 dias consecutivos de férias a cada semestre de atividade profissional.

Onde fazer um curso de técnico em radiologia

Pesquisa de salários para Técnico em Radiologia no Brasil

Para você acerta na escolha de um curso profissionalizante de técnico em radiologia, você deve conferir as informações das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, pois elas são responsáveis por fiscalizar e autorizar todos dos cursos de formação técnica.

Além disso, você pode verificar também o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica do MEC para saber pormenores sobre as instituições de ensino.

Vale ressaltar também a importância de você visitar a escola profissionalizante e conhecer as instalações da mesma antes de fazer sua matrícula no curso de técnico em radiologia, pois a formação oferecida pela instituição faz toda a diferença.

Portanto, a jornada de trabalho de um técnico em radiologia é bem diferenciada e as oportunidades neste mercado de trabalho são realmente amplas e você pode se beneficiar com essa excelente profissão.

E então, resta mais alguma dúvida? Deixe seu comentário que teremos o prazer em te ajudar!

Estude com até 50% de desconto

Estude com 50% de desconto no primeiro semestre e até 40% no curso todo. Pesquise pelo curso na sua cidade e inscreva-se hoje mesmo para o Megavestibular!

Comente sobre Qual a jornada de trabalho do técnico em radiologia

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

45 comentários em Qual a jornada de trabalho do técnico em radiologia

  1. Boa noite, gostaria de saber se tem alguma norma que impede o técnico de fazer 2 plantões de 12 horas semanais em uma clínica e em hospital. no meu caso trabalho em ambos

  2. Olá, boa noite, gostaria de saber a o quê caracteriza o técnico que faz plantão e um diarista? Exemplo 12hs plantão? 6hs plantão, e 4hs diarista? E como ficaria a questão de feriados.

  3. Bom dia.

    Gostaria de saber se posso dar um plantão de 48 horas no mesmo local ou alguma lei ou norma proibe ? Ou esse numero de horas é proibido por ser uma exposição muito longa a radiação ?

    • Oi Ailton, no mesmo local sinceramente desconheço se há impedimento. o que posso falar é que você pode fazer mais de 24h semanais em dois ou mais empregos de acordo com entendimento da Justiça do Trabalho.

  4. Talvez eu tenha me expressado mal,a dúvida é se é obrigatório 1h de almoço e 1h na janta dando um único plantão de 24hs na semana pela jurisprudência perante a ponto eletrônico?

    • Oi Jairo, a legislação só diz que é obrigatória a concessão de no mínimo 2h de intervalo, mas não estipula como deve ser. Isso fica a critério da empresa e das rotinas operacionais.

  5. Boa tarde.Me chamo Jairo E gostaria de saber se um plantão de 24hs semanais o profiissional tem q tirar um hora de almoço e outra de janta ou não?

    • Oi Jairo, não há como trabalhar 24h ininterruptas sem intervalos para descanso e alimentação. No mínimo seriam 2h de intervalos, sendo que algumas categorias também tem direito ao repouso, como médicos por exemplo.

  6. Bom dia,

    sei que nossa carga horaria é 24 horas semanais, isto se exposto a radiação.
    então o tempo de exposição não pode ultrapassar 24 horas semanais.
    mas se eu trabalho como técnico em radiologia na Ressonância que não tem radiação ionizante, eu posso trabalhar mais que 24 horas semanais?

    • Oi Vitor, na teoria trabalhando na ressonância magnética poderia sim, mas o CONTER e os CRTRs não gostam muito da ideia e neste momento há diversas discussões judiciais a esse respeito.

  7. Gostaria de saber, se um técnico em radiologia pode trabalhar em três municípios, atuando na mesma categoria, tralhando 24 horas semanais em cada uma delas. Poderia ele participar de um concurso seletivo por causa das regras determinadas pelas instituições.

  8. Bom dia trabalho normal as 24 horas semanais, somos em 2 ténicas trabalhando aqui cada uma faz 4 horas por dia porém ficamos de sobre aviso fora do nosso horário eu faço 15 dias de sobre aviso no mês totalizando em torno de 240 horas por mês. Mês que passou março devido ao covid 19 e afastamento da colega fiz 460 horas de sobre aviso. Isso é correto ? Sei que podemos fazer 24 horas de plantão semanal e nesse caso como fica, pode me ajudar?

  9. É possível que o técnico trabalhe mais de 24 se fizer atribuições administrativas nessas horas excedentes? essas horas além das 24 serão horas extras, ainda que seja trabalho administrativo? O adicional de periculosidade incide sobre as horas em efetivo manuseio de equipamento radiológico ou sobre todas as horas contratadas? há alguma lei ou norma que fundamente essa possibilidade? Att.

    • Oi Maurício, não só é possível como várias empresas estão praticando isso atualmente. Em nossas pesquisas salariais da área da Radiologia vemos que diversos profissionais são contratados para uma jornada de trabalho maior que as 24h semanais permitidas. O que acontece é isso mesmo que você falou, trabalham efetivamente com radiação 24h semanais e o restante é trabalho administrativo. Essas horas a mais acabam sim entrando no cálculo da periculosidade, isso é meio que um “jeitinho” pra burlar a regulamentação de carga horária.

  10. Tenho interesse para começar a fazer o curso, porém na minha cidade só consigo fazer a distancia, isso diminui minha qualificação para uma vaga de emprego ?

  11. Boa noite eu estou fazendo o curso de técnico em radiologia ja queria saber quanto posento de de adicionar nortuno ganha um técnico de radiologia

  12. Estou endereçada para fazer o curso de radiologia minha idade e 26 anos .
    Gostaria de saber quantas horas de trabalho e obrigatório se são 4 horas ou 8 e se mulheres tem alguma restrição contar a este tipo de trabalho.

  13. Tenho 58 anos e gostaria de fazer o curso, que tem duração em média de 02 anos. Com isso terminaria ao 60 anos. Eu teria aceitação por parte dos empregadores por conta da idade? Obrigada

  14. Trabalho 8 h semanais. Moro em belo Horizonte. Gostaria de saber como calculo o valor do meu salário. Esse ano não teve reajuste. Acho que está defasado.
    Obrugada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui