Qual a jornada de trabalho do técnico em radiologia

Se você está com interesse em atuar na área da saúde, mais especificamente como técnico em radiologia, e está em dúvidas sobre qual a jornada de trabalho para profissionais deste ramo, este artigo é para você!

Primeiramente você já deve saber que um curso de técnico em radiologia tem por objetivo te ensinar técnicas necessárias para preparar e operar equipamentos utilizados em exames de diagnóstico por imagem.

Estes exames são de extrema importância para a medicina moderna efetuar um diagnóstico mais preciso.

Desse modo, a profissão de técnico em radiologia apresenta um largo campo de trabalho e cresce a cada dia, vez que os avanços tecnológicos e a modernização dos equipamentos são algumas das razões que fazem com que este mercado esteja em expansão.

Jornada de trabalho da radiologia

Áreas de atuação do profissional técnico em radiologia

O profissional técnico em radiologia, além de estar habilitado para trabalhar na área médico-hospitalar, pode atuar também na área de indústria e engenharia que usa a tecnologia de detecção por imagens para realizar o rastreamento de tubulações, estruturas metálicas, etc.

Já em relação as disciplinas do curso de técnico em radiologia, estas são voltadas para áreas de:

  • Ciências humanas.
  • Ciências biológicas.
  • E exatas.

Devido ser um curso focado na área médica, você enquanto aluno do curso de técnico em radiologia terá também aulas de anatomia, fisiologia e aulas de física das radiações.

Outro ponto importantíssimo é que como a radiação possui risco para exposição, você irá aprender sobre os cuidados a serem tomados e as regras de segurança para que os exames de diagnósticos por imagem não apresentem risco nem para o paciente e nem para o técnico em radiologia.

Inclusive, o piso salarial dos técnicos em radiologia tem acréscimo de adicional por insalubridade (exposição do profissional a agentes nocivos).

Curso técnico e tecnólogo em radiologia

Jornada de trabalho do técnico em radiologia

No que diz respeito a jornada de trabalho, na legislação brasileira, a regra é que a jornada de trabalho seja de 8 horas diárias, sendo 44 horas semanais e 220 mensais.

No entanto, existem exceções que se aplicam em jornadas especiais a certas categorias de trabalhadores ou profissionais que são submetidos a um sistema ou organização especial do trabalho.

Neste contexto se encaixa a jornada de trabalho do técnico em radiologia.

Veja só, em comparação a outras profissões, o profissional técnico em radiologia tem a jornada de trabalho reduzida.

A lei 7.394/85, artigo 14, que regulamenta esta profissão rege que a jornada de trabalho do técnico em radiologia será de 24 (vinte e quatro) horas semanais podendo fazer 4 horas diárias até um plantão apenas de 24 horas na semana.

  • Em relação as férias, você enquanto técnico em radiologia, tem direito a duas férias ao ano, isto é, a cada seis meses.
  • A lei 1234/50 também assegura que, neste caso, você tem direito a 20 dias consecutivos de férias a cada semestre de atividade profissional.

Onde fazer um curso de técnico em radiologia

Pesquisa de salários para Técnico em Radiologia no Brasil

Para você acerta na escolha de um curso profissionalizante de técnico em radiologia, você deve conferir as informações das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, pois elas são responsáveis por fiscalizar e autorizar todos dos cursos de formação técnica.

Além disso, você pode verificar também o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica do MEC para saber pormenores sobre as instituições de ensino.

Vale ressaltar também a importância de você visitar a escola profissionalizante e conhecer as instalações da mesma antes de fazer sua matrícula no curso de técnico em radiologia, pois a formação oferecida pela instituição faz toda a diferença.

Portanto, a jornada de trabalho de um técnico em radiologia é bem diferenciada e as oportunidades neste mercado de trabalho são realmente amplas e você pode se beneficiar com essa excelente profissão.

E então, resta mais alguma dúvida? Deixe seu comentário que teremos o prazer em te ajudar!

Comente sobre Qual a jornada de trabalho do técnico em radiologia

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here