CBO 4221-20 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano.
Atividades
encerrar o pos - point of sale, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar senso de organização, demosntrar iniciativa, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, agir com bom senso, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, solicitar o serviço de manobrista, guardar volumes de prestadores de serviços, avisar o concierge da chegada do hóspede, anunciar a chegada do cliente, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, oferecer transporte ao cliente, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar eficiência, conferir documentos com identificação, averiguar horário de saída dos grupos, organizar materiais de trabalho, transmitir recados e fax, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar pró atividade, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar interesse, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, circular informações internas, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, fechar contas masters, emitir extrato de contas, efetuar acertos em contas, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, emitir notas fiscais e recibos, providenciar solicitações de reservas especiais, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, demonstrar espírito de equipe, demonstrar paciência, auxiliar o hóspede com atendimento médico, fornecer informações meteorológicas, auxiliar o cliente com informações financeiras, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar respeito mútuo, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, imprimir relatórios de controle, emitir o cartão de liberação de saída, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, encerrar a conta no sistema, bloquear apartamento, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, acolher o cliente e passageiro, interagir com os outros departamentos, atender o cliente com informações precisas, planejar o dia seguinte, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, preparar o mise-en-place, ouvir com atenção, demonstrar empatia, atualizar conta, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar autonomia, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, averiguar agenda semanal de eventos, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, lançar despesas em contas, realizar câmbio de moedas, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, coordenar equipe, registrar acompanhantes, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, encaminhar o cliente para os diversos setores, fornecer serviço de cofre, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, distribuir jornais, revistas, flores etc., verificar cadastro e reserva, demonstrar entusiasmo, efetuar cobrança no show, anotar telefonemas e recados, pedir forma de garantia de pagamento, participar de reuniões na troca de turnos, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, distribuir malotes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, acionar alarme de segurança em caso de assalto, identificar o espaço físico da empresa, receber pagamentos.