CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança, agendar serviços, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve identificar o espaço físico da empresa, pedir forma de garantia de pagamento, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, emitir extrato de contas, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, encerrar o pos - point of sale, interagir com os outros departamentos, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, solicitar o serviço de manobrista, fornecer informações meteorológicas, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, auxiliar o cliente com informações financeiras, coordenar equipe, conferir documentos com identificação, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, circular informações internas, fornecer serviço de cofre, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, providenciar solicitações de reservas especiais, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar pró atividade, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar conhecimentos de informática, anotar telefonemas e recados, propor associação de programas de fidelidade, emitir o cartão de liberação de saída, demonstrar eficiência, transmitir recados e fax, ouvir com atenção, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, receber pagamentos, demonstrar interesse, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, oferecer auxílio para a bagagem, efetuar acertos em contas, demosntrar iniciativa, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, anunciar a chegada do cliente, participar de reuniões na troca de turnos, acolher o cliente e passageiro, organizar materiais de trabalho, emitir notas fiscais e recibos, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, registrar acompanhantes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar empatia, atualizar conta, averiguar agenda semanal de eventos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar senso de organização, demonstrar respeito mútuo, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., oferecer transporte ao cliente, distribuir malotes, preparar o mise-en-place, realizar câmbio de moedas, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, fechar contas masters, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, planejar o dia seguinte, demonstrar paciência, distribuir jornais, revistas, flores etc., demonstrar entusiasmo, encerrar a conta no sistema, imprimir relatórios de controle, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar espírito de equipe, agir com bom senso, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, guardar volumes de prestadores de serviços, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, efetuar cobrança no show, avisar o concierge da chegada do hóspede, verificar cadastro e reserva, atender o cliente com informações precisas, demonstrar autonomia, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, encaminhar o cliente para os diversos setores, bloquear apartamento, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, lançar despesas em contas, agendar reservas / consultas dos clientes, auxiliar o hóspede com atendimento médico, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Salário Recepcionista de Hotel Campina Grande

Recepcionista de Hotel: Campina Grande, PB

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Campina Grande - PB, ganha entre 1.450 e 1.959 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Brasília

Recepcionista de Hotel: Brasília, DF

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.795 e 3.033 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 661 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Vila Velha

Recepcionista de Hotel: Vila Velha, ES

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Vila Velha - ES, ganha entre 1.594 e 2.295 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 102 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Porto Velho

Recepcionista de Hotel: Porto Velho, RO

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Porto Velho - RO, ganha entre 1.533 e 2.201 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 62 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Várzea Grande

Recepcionista de Hotel: Várzea Grande, MT

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Várzea Grande - MT, ganha entre 1.639 e 2.477 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 190 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Maceió

Recepcionista de Hotel: Maceió, AL

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Maceió - AL, ganha entre 1.643 e 2.512 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 515 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Marilia

Recepcionista de Hotel: Marilia, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Marilia - SP, ganha entre 1.922 e 2.705 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Blumenau

Recepcionista de Hotel: Blumenau, SC

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.977 e 2.687 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 205 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Indaiatuba

Recepcionista de Hotel: Indaiatuba, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 2.115 e 2.967 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 79 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Jau

Recepcionista de Hotel: Jau, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Jau - SP, ganha entre 1.770 e 2.378 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 41 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Governador Valadares

Recepcionista de Hotel: Governador Valadares, MG

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Governador Valadares - MG, ganha entre 1.418 e 1.904 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 30 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Pato Branco

Recepcionista de Hotel: Pato Branco, PR

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Pato Branco - PR, ganha entre 1.736 e 2.436 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 24 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Goiânia

Recepcionista de Hotel: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.576 e 2.308 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 532 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Fortaleza

Recepcionista de Hotel: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.516 e 2.208 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 405 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Guarapari

Recepcionista de Hotel: Guarapari, ES

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Guarapari - ES, ganha entre 1.649 e 2.483 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 68 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel São José do Rio Preto

Recepcionista de Hotel: São José do Rio Preto, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São José do Rio Preto - SP, ganha entre 1.925 e 2.571 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 160 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Campos do Jordao

Recepcionista de Hotel: Campos do Jordao, SP

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Campos do Jordao - SP, ganha entre 1.747 e 2.551 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 316 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Chapeco

Recepcionista de Hotel: Chapeco, SC

O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Chapeco - SC, ganha entre 1.840 e 2.667 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 197 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.