CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, planejar o cotidiano, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve receber pagamentos, auxiliar o hóspede com atendimento médico, participar de reuniões na troca de turnos, distribuir jornais, revistas, flores etc., notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, conferir documentos com identificação, planejar o dia seguinte, pedir forma de garantia de pagamento, acionar alarme de segurança em caso de assalto, atender o cliente com informações precisas, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar eficiência, oferecer auxílio para a bagagem, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, demonstrar empatia, coordenar equipe, realizar câmbio de moedas, agendar reservas / consultas dos clientes, registrar acompanhantes, auxiliar o cliente com informações financeiras, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, acolher o cliente e passageiro, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar paciência, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar interesse, fornecer informações meteorológicas, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, anunciar a chegada do cliente, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, averiguar agenda semanal de eventos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, solicitar o serviço de manobrista, anotar telefonemas e recados, verificar cadastro e reserva, fornecer serviço de cofre, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, demosntrar iniciativa, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, providenciar solicitações de reservas especiais, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar entusiasmo, distribuir malotes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, guardar volumes de prestadores de serviços, preparar o mise-en-place, demonstrar senso de organização, demonstrar autonomia, organizar materiais de trabalho, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, transmitir recados e fax, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar espírito de equipe, atualizar conta, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, agir com bom senso, oferecer transporte ao cliente, avisar o concierge da chegada do hóspede, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, emitir o cartão de liberação de saída, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, propor associação de programas de fidelidade, emitir extrato de contas, efetuar acertos em contas, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, interagir com os outros departamentos, bloquear apartamento, demonstrar respeito mútuo, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, circular informações internas, imprimir relatórios de controle, averiguar horário de saída dos grupos, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, lançar despesas em contas, ouvir com atenção, emitir notas fiscais e recibos, fechar contas masters, identificar o espaço físico da empresa, encerrar a conta no sistema, efetuar cobrança no show, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, encerrar o pos - point of sale, demonstrar pró atividade, demonstrar conhecimentos de informática, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Mato Grosso do Sul

  • 1.498
  • Mato Grosso do Sul
  • 1.528 - 2.231
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.528 e 2.231 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.498 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Rio Branco

Recepcionista de Hotel: Rio Branco, AC

  • 51
  • Rio Branco, AC
  • 1.407 - 1.885
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.407 e 1.885 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Bahia

  • 3.242
  • Bahia
  • 1.596 - 2.431
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.596 e 2.431 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.242 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Indaiatuba

Recepcionista de Hotel: Indaiatuba, SP

  • 68
  • Indaiatuba, SP
  • 2.069 - 2.905
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 2.069 e 2.905 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 68 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Vilhena

Recepcionista de Hotel: Vilhena, RO

  • 66
  • Vilhena, RO
  • 1.402 - 1.849
  • 40h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Vilhena - RO, ganha entre 1.402 e 1.849 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 66 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Ribeirão Preto

Recepcionista de Hotel: Ribeirão Preto, SP

  • 470
  • Ribeirão Preto, SP
  • 2.070 - 3.104
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.070 e 3.104 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 470 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Gramado

Recepcionista de Hotel: Gramado, RS

  • 792
  • Gramado, RS
  • 1.902 - 2.852
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Gramado - RS, ganha entre 1.902 e 2.852 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 792 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Espírito Santo

  • 1.000
  • Espírito Santo
  • 1.673 - 2.543
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 1.673 e 2.543 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.000 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Jau

Recepcionista de Hotel: Jau, SP

  • 43
  • Jau, SP
  • 1.749 - 2.355
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Jau - SP, ganha entre 1.749 e 2.355 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 43 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel São José dos Campos

Recepcionista de Hotel: São José dos Campos, SP

  • 162
  • São José dos Campos, SP
  • 1.794 - 2.648
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São José dos Campos - SP, ganha entre 1.794 e 2.648 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 162 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Limeira

Recepcionista de Hotel: Limeira, SP

  • 74
  • Limeira, SP
  • 1.782 - 2.435
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Limeira - SP, ganha entre 1.782 e 2.435 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 74 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Vitoria

Recepcionista de Hotel: Vitoria, ES

  • 293
  • Vitoria, ES
  • 1.895 - 2.801
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.895 e 2.801 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 293 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: São Paulo

  • 13.438
  • São Paulo
  • 1.945 - 3.037
  • 44h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.945 e 3.037 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 13.438 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Governador Valadares

Recepcionista de Hotel: Governador Valadares, MG

  • 37
  • Governador Valadares, MG
  • 1.407 - 1.891
  • 42h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Governador Valadares - MG, ganha entre 1.407 e 1.891 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 37 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel

Recepcionista de Hotel: Rio Grande do Sul

  • 3.951
  • Rio Grande do Sul
  • 1.716 - 2.568
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.716 e 2.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.951 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Recife

Recepcionista de Hotel: Recife, PE

  • 244
  • Recife, PE
  • 1.729 - 2.786
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.729 e 2.786 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 244 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Porto Seguro

Recepcionista de Hotel: Porto Seguro, BA

  • 730
  • Porto Seguro, BA
  • 1.654 - 2.480
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Porto Seguro - BA, ganha entre 1.654 e 2.480 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 730 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.
Salário Recepcionista de Hotel Campina Grande

Recepcionista de Hotel: Campina Grande, PB

  • 64
  • Campina Grande, PB
  • 1.417 - 1.872
  • 43h
O profissional no cargo de Recepcionista de Hotel CBO 4221-20 trabalhando em Campina Grande - PB, ganha entre 1.417 e 1.872 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 64 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4221-20.