CBO 4221-20 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, agendar serviços, demonstrar competências pessoais.
Atividades
emitir extrato de contas, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, encerrar a conta no sistema, registrar acompanhantes, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, verificar cadastro e reserva, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, agendar reservas / consultas dos clientes, auxiliar o hóspede com atendimento médico, interagir com os outros departamentos, oferecer transporte ao cliente, atualizar conta, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, oferecer auxílio para a bagagem, identificar o espaço físico da empresa, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, emitir o cartão de liberação de saída, auxiliar o cliente com informações financeiras, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, avisar o concierge da chegada do hóspede, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, realizar câmbio de moedas, demonstrar espírito de equipe, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar entusiasmo, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, propor associação de programas de fidelidade, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, demonstrar autonomia, demonstrar conhecimentos de informática, imprimir relatórios de controle, receber pagamentos, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, fornecer informações meteorológicas, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar empatia, participar de reuniões na troca de turnos, encerrar o pos - point of sale, conferir documentos com identificação, lançar despesas em contas, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, emitir notas fiscais e recibos, circular informações internas, bloquear apartamento, distribuir malotes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, fornecer serviço de cofre, averiguar agenda semanal de eventos, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, transmitir recados e fax, anotar telefonemas e recados, organizar materiais de trabalho, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, fechar contas masters, efetuar acertos em contas, demonstrar respeito mútuo, coordenar equipe, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, efetuar cobrança no show, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar paciência, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, guardar volumes de prestadores de serviços, preparar o mise-en-place, demonstrar pró atividade, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, pedir forma de garantia de pagamento, acionar alarme de segurança em caso de assalto, agir com bom senso, demonstrar senso de organização, anunciar a chegada do cliente, averiguar horário de saída dos grupos, distribuir jornais, revistas, flores etc., ouvir com atenção, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, solicitar o serviço de manobrista, demonstrar eficiência, demonstrar interesse, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, atender o cliente com informações precisas, acolher o cliente e passageiro, planejar o dia seguinte, demosntrar iniciativa, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente.