CBO 4221-10 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de consultório médico ou dentário
O Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou similar) planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.
Pode acionar serviço de higienização.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.
Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.
Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.
Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.
Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.
Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.
Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.
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Funções
O funcionário CBO 4221-10 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, observar normas internas de segurança.
Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou sinônimo) deve propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, verificar mapa de internação cirúrgico, distribuir malotes, verificar o pedido de internação, agir com bom senso, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar paciência, solicitar o serviço de manobrista, anotar telefonemas e recados, guardar volumes de prestadores de serviços, acolher o cliente e passageiro, distribuir jornais, revistas, flores etc., avisar a enfermagem da chegada do paciente, demonstrar autonomia, emitir notas fiscais e recibos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, pré-cadastrar o cliente, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar senso de organização, oferecer transporte ao cliente, imprimir listagem de pacientes internados, demonstrar espírito de equipe, organizar materiais de trabalho, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar pró atividade, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, oferecer auxílio para a bagagem, pedir forma de garantia de pagamento, bloquear apartamento, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, anunciar a chegada do cliente, planejar o dia seguinte, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, coordenar equipe, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, verificar cadastro e reserva, demosntrar iniciativa, transmitir recados e fax, fornecer serviço de cofre, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, circular informações internas, interagir com os outros departamentos, registrar acompanhantes, receber pagamentos, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar interesse, demonstrar conhecimentos de informática, averiguar agenda semanal de eventos, imprimir relatórios de controle, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, demonstrar respeito mútuo, acionar alarme de segurança em caso de assalto, ouvir com atenção, entregar o crachá de visitante na entrada, acionar serviço de higienização, demonstrar entusiasmo, atender o cliente com informações precisas, organizar malotes, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, demonstrar empatia, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar eficiência, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, participar de reuniões na troca de turnos, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, identificar o espaço físico da empresa, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, internar o paciente.