CBO 4221-10 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas.
Atividades
fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, acionar serviço de higienização, oferecer auxílio para a bagagem, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, distribuir malotes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar pró atividade, fornecer serviço de cofre, receber pagamentos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, demonstrar paciência, identificar o espaço físico da empresa, demonstrar entusiasmo, demonstrar autonomia, verificar mapa de internação cirúrgico, registrar acompanhantes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, verificar cadastro e reserva, guardar volumes de prestadores de serviços, circular informações internas, demonstrar espírito de equipe, verificar o pedido de internação, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, providenciar solicitações de reservas especiais, pedir forma de garantia de pagamento, internar o paciente, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, demonstrar respeito mútuo, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, agir com bom senso, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar conhecimentos de informática, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, imprimir relatórios de controle, ouvir com atenção, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, avisar a enfermagem da chegada do paciente, planejar o dia seguinte, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar empatia, organizar materiais de trabalho, acionar alarme de segurança em caso de assalto, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar senso de organização, transmitir recados e fax, anunciar a chegada do cliente, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, atender o cliente com informações precisas, acolher o cliente e passageiro, solicitar o serviço de manobrista, distribuir jornais, revistas, flores etc., retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, interagir com os outros departamentos, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar eficiência, emitir notas fiscais e recibos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, oferecer transporte ao cliente, demonstrar interesse, pré-cadastrar o cliente, imprimir listagem de pacientes internados, demosntrar iniciativa, bloquear apartamento, agendar reservas / consultas dos clientes, coordenar equipe, organizar malotes, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, anotar telefonemas e recados, averiguar agenda semanal de eventos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, encaminhar o cliente para os diversos setores, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção.