Objetivo profissional – Veja exemplos e saiba como preencher seu currículo

202

Elaborar um currículo completo e atraente é essencial para quem está buscando uma vaga no mercado de trabalho. Afinal de contas, será este documento que irá demonstrar as suas habilidades e interesses para o possível empregador. E dentre as inúmeras informações que deve preencher em um currículo, o objetivo profissional é uma das que precisa tomar o maior cuidado.

Esse tópico deve ter entre uma e duas linhas, e nele você também precisa apresentar, de forma sucinta, qual é a sua área de atuação, bem como seus interesses e expectativas profissionais. Ele deve ser objetivo e informativo, para que o entrevistador saiba logo de cara um pouco do seu perfil profissional.

Muitos candidatos acabam esquecendo esse pequeno detalhe, o que prejudica consideravelmente o potencial do seu currículo. Mas, se você quer se destacar entre os candidatos, é essencial que coloque a sua meta profissional no currículo.

Agora, se não faz ideia do que colocar nessa parte, não se preocupe, pois nesse artigo, você verá tudo o que precisa saber para montar um objetivo profissional campeão no seu currículo. Confira! 

Dicas para preencher o objetivo profissional no currículo

O que você deve colocar no seu objetivo pessoal

É comum que as pessoas preencham o item objetivo profissional sem realmente pensar o elas realmente querem para sua carreira. Isso acaba limitando o leque de oportunidades, e até mesmo prejudicando a busca por um emprego.

Na hora de elaborar esse link, é necessário pensar realmente no que você quer para a sua carreira profissional. Além disso, também é importante seguir algumas dicas básicas, como:

1º Tenha objetividade

Não elabore um objetivo profissional que seja amplo e genérico demais. Isso porque, esse item deve mostrar com objetividade quais são seus planos para a sua carreira.

Pense no momento atual da sua vida e onde você deseja chegar. Tenha em mente que profissionais que sabem exatamente quais os próximos passos a serem dados são mais valorizados pelas empresas, pois isso mostram o quanto são focados e determinados no quesito alcance de metas.

Veja abaixo um exemplo de um objetivo profissional objetivo:

“Atuar no mercado imobiliário, com foco em móveis residenciais de alto padrão e liderar equipes”

2º Não fique enrolando

Seja direto, nada de ficar fazendo frases rebuscadas ou longas demais apenas para enrolar. Escreva em poucas palavras o que você quer.

Exemplo para vendedor: “Atuar na área de vendas, e realizar atendimentos diretos com os clientes em loja”.

3º Não indique cargo, mas sim a área em que deseja atuar

Esse é um erro comum. Colocar o cargo que você deseja atuar é um grande erro. Isso acaba limitando o seu objetivo profissional. O certo é colocar a sua área de atuação.  Confira abaixo um exemplo errado e um correto

Exemplo errado:

“Atuar como advogado, lidando com processos”

Exemplo correto:

“Atuar dentro da área de Direito, auxiliando no andamento de processos.

4º Atualize o seu objetivo para cada empresa diferente

Mesmo que você esteja mandando o seu currículo para várias empresas dentro do mesmo ramo, é essencial sempre revisar o seu objetivo profissional antes de enviar o documento.

Acredite, sempre haverá diferenças entre a vaga pretendida em cada negócio. Além disso, entenda que existem várias maneiras de deixar claro o seu alvo profissional.

5º Tenha vários currículos se tiver diferentes objetivos profissionais

Você não precisa ficar preso a um único objetivo profissional. Na verdade, você pode sim ter vários, mas, ao invés de colocar todos eles em um único CV, é necessário ter um currículo próprio para cada um deles.

E não basta apenas alterar esse campo, todo o seu CV precisa ser adaptado para ressaltar o seu objetivo profissional. Isso não quer dizer que você tenha que inventar coisas, mas, sim, fazer uma triagem das informações.

Por exemplo, se você está em busca de atuação na área de mercado imobiliário, não há necessidade de colocar a sua experiência profissional em um cargo dentro do setor industrial. Coloque apenas aquilo que será relevante para a finalidade profissional desse currículo. 

Erros comuns que devem ser evitados

Como muita gente realmente não faz ideia do que seja um objetivo profissional, é extremamente comum que alguns erros sejam cometidos na hora de preencher esse item no currículo.

Esses pequenos detalhes podem prejudicar muito a apresentação do seu CV para o possível empregador. Entre os mais comuns estão:

  • Crescimento pessoal

Se você está atrás de uma vaga de emprego, é a sua carreira que deve estar em destaque para crescimento, não sua vida pessoal.

  • Obter novos conhecimentos

A empresa é um local para você colocar em prática aquilo que já tem conhecimento, e não uma escola.

  • Novos desafios

Esse é um objetivo profissional amplo demais, que no final das contas não diz nada sobre o seu perfil.

  • Ter responsabilidade em minhas funções

Obviamente que essa é uma obrigação que você precisa ter dentro do ambiente de trabalho, e não um diferencial.

  • Atuar em qualquer setor que a empresa deseja

Novamente, esse é um objetivo profissional genérico demais e que não mostra qual a sua ambição de carreira. Mais do que isso, ele demonstra que você não faz ideia do que realmente deseja profissionalmente.

  • Ganhar X de salário e trabalhar Y horas por semana

Esse é um dos principais e mais graves erros na hora de elaborar um objetivo profissional. Esse item serve para você demonstrar o que almeja na sua carreira, e não necessariamente debater salário e condições de carga horária.

Colocar logo de cara o quanto você quer ganhar e trabalhar é um verdadeiro tiro no pé pois, além de demonstrar para o empregador que você não quer qualquer tipo de crescimento profissional, isso acaba limitando as suas vagas. 

Exemplos de objetivo profissional para você se inspirar

Ser escolhido na entrevista de emprego

Para ajudar a elaborar o seu objetivo profissional, separamos alguns exemplos simples para que você use de inspiração para o seu currículo. E lembre-se, esse item deve refletir o seu perfil.

  • “Atuar na área de Atendimento, lidando diretamente com os clientes”;
  • “Atuar na área de Comunicação com produção de conteúdos segmentados”;
  • “Atuar na área de Engenharia Civil, na parte de elaboração e verificação de projetos”;
  • “Atuar na área Industrial através de auxílio no andamento de processos e linhas de produção”;
  • “Atuar no apoio de serviços gerais nas áreas de zeladoria e manutenção”;
  • “Atuar na área de Vendas, fazendo a liderança de equipes e estabelecendo metas de vendas e práticas motivacionais”.

Portanto, esses são apenas alguns exemplos de objetivo profissional que você pode incluir no seu currículo. Pense com calma e também seja objetivo na hora de criar o seu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here