CBO 4221-10 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, comunicar-se, agendar serviços, demonstrar competências pessoais.
Atividades
fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, demonstrar eficiência, demonstrar espírito de equipe, acionar alarme de segurança em caso de assalto, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, entregar o crachá de visitante na entrada, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, fornecer serviço de cofre, acolher o cliente e passageiro, solicitar o serviço de manobrista, organizar materiais de trabalho, encaminhar o cliente para os diversos setores, atender o cliente com informações precisas, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, emitir notas fiscais e recibos, agir com bom senso, agendar reservas / consultas dos clientes, acionar serviço de higienização, demonstrar conhecimentos de informática, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, anotar telefonemas e recados, identificar o espaço físico da empresa, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, avisar a enfermagem da chegada do paciente, planejar o dia seguinte, ouvir com atenção, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, internar o paciente, organizar malotes, guardar volumes de prestadores de serviços, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, interagir com os outros departamentos, demonstrar empatia, averiguar agenda semanal de eventos, providenciar solicitações de reservas especiais, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar senso de organização, verificar o pedido de internação, pré-cadastrar o cliente, imprimir relatórios de controle, distribuir jornais, revistas, flores etc., transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar entusiasmo, registrar acompanhantes, pedir forma de garantia de pagamento, bloquear apartamento, coordenar equipe, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, demonstrar autonomia, demonstrar paciência, imprimir listagem de pacientes internados, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, distribuir malotes, demosntrar iniciativa, oferecer auxílio para a bagagem, circular informações internas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, verificar cadastro e reserva, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar interesse, anunciar a chegada do cliente, verificar mapa de internação cirúrgico, oferecer transporte ao cliente, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, transmitir recados e fax, demonstrar pró atividade, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, receber pagamentos, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar respeito mútuo.