CBO 4221-10 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Recepcionista de consultório médico ou dentário realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.

Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.

Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Recepcionista de consultório médico ou dentário

O Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou similar) planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.

Pode acionar serviço de higienização.

Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.

Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.

Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.

Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.

Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.

Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.

Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.

Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.

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Funções

O funcionário CBO 4221-10 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, agendar serviços.

Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10

Um Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou sinônimo) deve demonstrar eficiência, organizar malotes, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, acionar serviço de higienização, pré-cadastrar o cliente, verificar mapa de internação cirúrgico, registrar acompanhantes, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, verificar cadastro e reserva, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, receber pagamentos, agir com bom senso, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, imprimir relatórios de controle, oferecer transporte ao cliente, transmitir recados e fax, anotar telefonemas e recados, participar de reuniões na troca de turnos, demonstrar pró atividade, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, anunciar a chegada do cliente, demonstrar paciência, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, solicitar o serviço de manobrista, distribuir jornais, revistas, flores etc., auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, agendar reservas / consultas dos clientes, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, entregar o crachá de visitante na entrada, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, averiguar agenda semanal de eventos, bloquear apartamento, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, distribuir malotes, interagir com os outros departamentos, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, acolher o cliente e passageiro, demonstrar interesse, demonstrar autonomia, avisar a enfermagem da chegada do paciente, emitir notas fiscais e recibos, ouvir com atenção, fornecer serviço de cofre, oferecer auxílio para a bagagem, planejar o dia seguinte, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, verificar o pedido de internação, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, internar o paciente, demonstrar conhecimentos de informática, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar respeito mútuo, demonstrar senso de organização, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar espírito de equipe, pedir forma de garantia de pagamento, coordenar equipe, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, atender o cliente com informações precisas, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar empatia, identificar o espaço físico da empresa, demosntrar iniciativa, imprimir listagem de pacientes internados, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, encaminhar o cliente para os diversos setores, circular informações internas, demonstrar entusiasmo, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, organizar materiais de trabalho, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, acionar alarme de segurança em caso de assalto.

Cargos e salários CBO 4221-10 - Recepcionistas

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