CBO 4221-10 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário realiza procedimentos de recepção e de atendimento aos pacientes de consultórios e de centros médicos ou odontológicos Planeja a rotina, organizando o ambiente da recepção.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Organiza e administra o cadastro de pacientes Agenda consulta ou cirurgia, sob orientação de médico ou dentista.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Cumpre normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Recepcionista de consultório médico ou dentário
O Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou similar) planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e limpo e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Averígua a ocorrência de eventos com participação do médico ou dentista.
Pode acionar serviço de higienização.
Recepciona, registra e controla a movimentação de pacientes e de seus acompanhantes Verifica o cadastro do paciente e o horário agendado para atendimento.
Fornece informações sobre os serviços de atendimento médico ou odontológico a pacientes e a seus acompanhantes Anuncia a chegada do paciente ao médico ou dentista.
Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Atende à solicitação do médico ou dentista para agendamento de consulta para o paciente Pode agendar cirurgia, consultando mapas de internação cirúrgica e fazendo contato com convênios médicos e hospitais, sob orientação do médico ou dentista.
Efetua acertos em contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos.
Recebe, registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o médico ou dentista Organiza arquivo de documentos físicos ou digitais.
Organiza a distribuição de correspondências, encomendas e entregas Opera sistemas informatizados de controle de serviços prestados e de cadastro de pacientes e fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle.
Consulta banco de dados Interage e comunica-se com médicos e dentistas e com os encarregados pelos serviços de segurança e administração do consultório ou centro médico ou odontológico.
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Funções
O funcionário CBO 4221-10 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros.
Atividades exercidas por um Recepcionista de consultório médico ou dentário CBO 4221-10
Um Recepcionista de consultório médico ou dentário (ou sinônimo) deve fornecer serviço de cofre, encaminhar o cliente para os diversos setores, agendar reservas / consultas dos clientes, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, imprimir listagem de pacientes internados, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, demonstrar entusiasmo, verificar cadastro e reserva, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, acolher o cliente e passageiro, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, organizar materiais de trabalho, demonstrar paciência, identificar o espaço físico da empresa, planejar o dia seguinte, oferecer transporte ao cliente, anotar telefonemas e recados, demonstrar autonomia, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, demonstrar pró atividade, guardar volumes de prestadores de serviços, participar de reuniões na troca de turnos, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, pré-cadastrar o cliente, imprimir relatórios de controle, demonstrar senso de organização, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar interesse, distribuir malotes, internar o paciente, atender o cliente com informações precisas, averiguar agenda semanal de eventos, verificar o pedido de internação, oferecer auxílio para a bagagem, providenciar solicitações de reservas especiais, bloquear apartamento, demonstrar eficiência, verificar mapa de internação cirúrgico, demonstrar conhecimentos de informática, agir com bom senso, organizar malotes, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, acionar serviço de higienização, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, anunciar a chegada do cliente, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, transmitir recados e fax, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, ouvir com atenção, interagir com os outros departamentos, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, entregar o crachá de visitante na entrada, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar espírito de equipe, demonstrar respeito mútuo, acionar alarme de segurança em caso de assalto, registrar acompanhantes, demonstrar empatia, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, avisar a enfermagem da chegada do paciente, receber pagamentos, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, solicitar o serviço de manobrista, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demosntrar iniciativa, circular informações internas, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, coordenar equipe, pedir forma de garantia de pagamento, distribuir jornais, revistas, flores etc..