10 dicas para conseguir uma bolsa de estudos para graduação

Você já pensou em fazer um curso universitário pagando menos ou até mesmo de graça? Para muitas pessoas conseguir uma bolsa de estudos para graduação é um sonho distante. Mas, não é bem assim que funciona.

Obter essa conquista não se trata de sorte e nem apenas de condição socioeconômica. Hoje em dia qualquer pessoa, com as informações certas e atendendo a determinados requisitos, podem conseguir um bom desconto ou mesmo fazer uma graduação sem pagar nada.

Se este é o seu objetivo, continue lendo esse artigo e confira mais detalhes sobre bolsas de estudos. E o mais importante, conheça algumas dicas para você saber como conseguir uma bolsa de estudos para cursar uma graduação.

Como conseguir bolsa de estudos para graduação

Tipos de bolsa de estudos para graduação

Uma bolsa de estudos para graduação nada mais é que uma ajuda de custos aos estudantes para que consigam realizar a conclusão de um curso superior. Basicamente, existem três tipos de bolsa de estudos. São elas:

  • Bolsa de estudos para graduação parcial – São bolsas que cobrem uma parte do valor enquanto o estudante precisa arcar com o restante. Essas bolsas variam em descontos indo de 5% até 80%.
  • Bolsa de estudos para graduação integral – São bolsas de estudos que cobrem 100% do valor do curso. Ou seja, nesse caso o aluno não gasta nada com o valor do curso podendo estudar de graça.
  • Bolsa de estudos para graduação com valor mensal ao estudante – Além da parcial e integral, há ainda bolsas de estudos que não exigem do estudante o pagamento da mensalidade. Além disso, nesse tipo, o estudante ainda recebe uma quantia em monetização para arcar com os gastos em sua época de estudos.

Como conseguir bolsas de estudos para graduação?

Para conseguir qualquer um desses tipos de bolsa de estudos para graduação há critérios variados, tendo opções de programas que focam em estudantes com baixa renda, ou iniciativas que visam determinados grupos sociais, condições, origens ou minorias.

Como exemplo, podemos citar o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Este é um programa instituído pelo Governo brasileiro que ajuda estudantes de escolas públicas e baixa renda a ingressar na graduação oferecendo diversas possibilidades de custeio dos estudos considerando sobretudo o desempenho e nota do aluno no exame.

Mas, além disso, existem muitos outros meios que você pode adotar para conseguir a tão sonhada bolsa de estudos. E para ajudá-lo nessa missão, listamos abaixo algumas das principais. Confira!

1 – Ganhe bolsa de estudos para graduação usando sua nota

Garantir uma bolsa de estudos para graduação com a nota do vestibular é uma das opções mais conhecidas. Ter boas notas no vestibular em algumas faculdades pode ser garantia de bolsas integrais e parciais.

Por exemplo, há faculdades que oferecem bolsa integral para estudantes que acertam acima de 75% das provas de seleção. Enquanto isso, outras instituições bonificam os primeiros e segundos colocados de cada curso com 100% e 50% de bolsa de estudo respectivamente. Enfim, este é um meio real que vem ajudando várias pessoas a ingressar no universo acadêmico e que pode contribuir também para você realizar seu sonho da graduação.

2 – Tente uma bolsa de estudos na empresa onde trabalha

Outra opção interessante para conseguir uma bolsa de estudos para graduação é verificar com a empresa onde trabalha se não há convênio com alguma faculdade.

Através desse convênio é possível conseguir descontos ou até bolsas integrais e iniciar seus estudos gastando bem menos. Então não deixe de verificar com o departamento de Recursos Humanos do seu emprego se eles oferecem essa possibilidade.

3 – ProUni é um caminho para conseguir bolsa de estudos para graduação

O ProUni, ou Programa Universidade para Todos, criado pelo Governo Federal em 2004 tem o objetivo de fornecer bolsa de estudos para graduação de até 100% de desconto a alunos que corresponderem a certos requisitos econômicos do programa.

Há duas versões do programa que ocorrem anualmente, uma realizada no início de cada ano e outra na segunda metade de cada ano. Para garantir essa bolsa é preciso ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou então particular com auxílio de bolsa integral e não ter diploma de Ensino Superior.

Além disso, também é preciso preencher outros requisitos socioeconômicos como a família ter renda de no máximo três salários mínimos, por exemplo, e outros que é preciso conferir no próprio edital do ProUni.

4 – Conquiste uma bolsa de estudos para graduação através de ONGs

Certas instituições como as ONGs, Organizações Não Governamentais oferecem bolsas de estudos para estudantes de baixa renda, grupos sociais, entre outros.

Um exemplo de ONG é a Educafro que oferta bolsa de estudos para graduação para negros e estudantes com renda baixa que vieram de redes públicas de ensino e a lista de universidades parceiras não é pequena, podendo ter até 100% de bolsa para estudar.

5 – Consiga uma bolsa pela Neora

Você sabia que a plataforma Neora oferece bolsas de graduação e cursos de idioma com descontos? Tudo o que você precisa fazer é pegar o cupom e conseguir os melhores valores na mensalidade, pois o custo-benefício sem dúvida compensa.

6 – Educamais também é uma possibilidade

O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional brasileira de iniciativa privada e não entidade governamental que é atuante no mercado há mais de 15 anos. Por meio dele, é possível obter bolsas parciais de até 70% de desconto.

Para conseguir bolsa de estudos para graduação pelo programa social não é tão complicado. Primeiramente você deve acessar o site EducaMais e buscar por vagas de curso ou então faculdade do seu interesse.

Em seguida, faça seu cadastro e a pré-matrícula, realize o pagamento da inscrição. E, depois que for aprovado no processo seletivo é só realizar a matrícula definitiva e começar sua graduação pagando as mensalidades com desconto.

7 – Programas de Bolsas de estudos

Outros programas que disponibilizam bolsas de estudos são o AmigoEdu com até 80% de desconto nas mais diversas faculdades brasileiras e o Vai de Bolsa que segue a mesma linha disponibilizando diversos materiais úteis para estudos para o Enem e vestibulares.

8 – Programa social – FIES

O FIES não é um programa de bolsas, mas pode ser útil para quem deseja fazer uma graduação pagando de modo flexível. Com ele é possível financiar um curso superior com juros bem abaixo da média praticada no mercado.

Mas para conseguir o financiamento estudantil é preciso ter nota superior a 450 no ENEM, não zerar a redação e ter renda familiar de até três salários mínimos, entre outros requisitos que vale a pena se inteirar.

9 – Quero Bolsa

A plataforma do Quero Bolsa é especializada em negociar bolsas de estudo parciais com as universidades que tenham vagas sobrando. São cerca de mil universidades parceiras da Quero Bolsa e as ofertas de cursos passam das 200 opções.

Para conseguir uma bolsa de estudos para graduação pelo programa basta acessar o site e realizar uma pesquisa pelo curso ou pela faculdade desejada. Havendo vaga que seja do seu interesse, é só realizar um cadastro e depois uma pré-matrícula online.

Em seguida, você deve pagar a pré-matrícula e com o comprovante em mãos é só usá-lo sempre para conseguir desconto nas mensalidades do curso escolhido.

10 – Tente uma bolsa no exterior

Há muitas faculdades no exterior que oferecem bolsas de estudos integrais e parciais para brasileiros exigindo apenas o bom domínio da língua local. Portanto, vale a pena pesquisar as faculdades do exterior e os trâmites para estudar por lá com custos menores.

Agora que você sabe onde encontrar bolsa de estudos para graduação, não deixe para depois garantir a sua graduação de graça ou com desconto!

Comente sobre 10 dicas para conseguir uma bolsa de estudos para graduação

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Comentário todo em letra maiúscula não será aprovado.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui