Diferenças entre telemarketing receptivo e ativo

Certamente você já teve contato com o telemarketing receptivo ou ativo, seja trabalhando nesta área ou mesmo recebendo uma ligação em casa, não é verdade?

Pois saiba que o call center é fundamental para o desenvolvimento de uma organização, vez que estabelece a relação entre o cliente e a empresa.

Normalmente, empresas de grande porte exercem os dois tipos de telemarketing existentes, o receptivo e o ativo.

No entanto, para que as organizações tenham SUCESSO nessa área é necessário saber quais as diferenças entre telemarketing receptivo e ativo e como usá-los corretamente.

Então, se tem uma empresa e deseja saber mais sobre este assunto ou se você já trabalha nesta área e quer utilizar o Operador de telemarketing receptivo e ativo a seu favor, continue com essa leitura onde você vai encontrar as melhores informações deste tema bem como descobrir quais são as diferenças entre as duas modalidades.

Confira!

Telemarketing receptivo

Primeiramente, entenda qual o conceito de telemarketing:

  • Prática de promoção de vendas ou serviços através do telefone (ativa e passiva) e também pode incluir SAC, atendimento ao cliente e suporte aso clientes, principalmente quando se tratam de serviços ou produtos tecnológicos.

Certo?

Ao contrário do que muitos pensam, o telemarketing pode sim ajudar na geração de negócios de sua empresa, pois ele é uma poderosa ferramenta de VENDA E RELACIONAMENTO.

Bom, agora que você conheceu o verdadeiro conceito de telemarketing vamos agora ao o que é telemarketing receptivo:

  • É quando o seu cliente, ou aquele em potencial, busca por seus serviços ou produtos por meio de um contato telefônico.

Sendo assim, você deve ter em mente que a ligação de um cliente é favorável ao seu negócio, pois por um lado já existe a INTENÇÃO DE COMPRA e por outro, um ou alguns pontos positivos fizeram com que ele escolhesse a sua empresa no momento de selecionar um prestador de serviços.

Tal intenção de compra está direta ou indiretamente associada a uma necessidade específica do cliente.

Está entendendo?

Uma vez que você tem isso em mente é necessário garantir que o seu prospect finalize aquela chamada que ele fez sanando todas suas dúvidas e sabendo todas as vantagens que ele terá se fechar negócio com você.

Para isso:

  • Atenda-o corretamente e com tom profissional.
  • Ouça-o atentamente de modo a compreender exatamente aquilo que ele está buscando. Evite interrompê-lo e faça perguntas objetivas evitando respostas “sim” e “não”. Quanto mais informações você captar, melhores serão seus argumentos de venda.
  • Saiba tudo sobre seu produto, tenha todas as informações “na ponta da língua” para reduzir as possibilidades da pessoa desistir de fechar negócio com você.

Tenha empatia e foco para sempre VOCÊ direcionar a conversa para benefícios na compra do serviço ou produto procurado pelo cliente; não fuja do assunto principal para não atrapalhar o processo de conversão.

Telemarketing ativo – o que é?

Imagine que você está sendo no sofá de sua sala assistindo TV bem tranquilo(a) quando de repente o telefone toca e do outro lado uma pessoa começa a te oferecer um produto ou serviço…

Neste caso, você está participando de um telemarketing ativo.

Esse tipo de telemarketing se caracteriza pelo fato do colaborador da empresa entrar em contato com seus potenciais clientes ou já clientes, tomando a iniciativa no processo de interação para buscar estabelecer o RELACIONAMENTO COM O CLIENTE e, possivelmente, vender o produto ou servido que está sendo ofertado.

Para que esse objetivo do telemarketing ativo seja alcançado é extremamente importante que você conheça as melhores técnicas de vendas, bem como os processos de negociação existentes no mercado.

Diferenças entre call center receptivo e ativo

Salário para Operador de Telemarketing Ativo

Em suma:

  • Telemarketing receptivo se caracteriza pelo fato do cliente entrar em contato com o operador da empresa com objetivo de informar, resolver ou solicitar a contratação de serviços ou aquisição de produtos.
  • Telemarketing ativo é quando você “vai atrás” do cliente; é necessário um(a) operador(a) com os números dos contatos para você realizar as ligações e gerar negócios e relacionamentos.

Portanto, entender as diferenças entre telemarketing receptivo e ativo é essencial para você transformar prospects em clientes qualificados para a força de vendas e para desenvolvimentos de negócios.

E então, está mais preparado(a) para utilizar o telemarketing receptivo e ativo de forma mais eficiente?