CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Recepcionistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

Funções

planejar o cotidiano, organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, observar normas internas de segurança, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, comunicar-se.

Atividades

receber pagamentos, guardar volumes de prestadores de serviços, fornecer informações meteorológicas, agendar reservas / consultas dos clientes, circular informações internas, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, entregar o crachá de visitante na entrada, agir com bom senso, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, demonstrar autonomia, ouvir com atenção, anunciar a chegada do cliente, imprimir relatórios de controle, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, encaminhar o cliente para os diversos setores, atender o cliente com informações precisas, providenciar solicitações de reservas especiais, demonstrar eficiência, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, demonstrar interesse, demonstrar respeito mútuo, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar senso de organização, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, emitir notas fiscais e recibos, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, acionar alarme de segurança em caso de assalto, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, conferir documentos com identificação, organizar malotes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, oferecer auxílio para a bagagem, distribuir malotes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, pré-cadastrar o cliente, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar paciência, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar entusiasmo, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, organizar materiais de trabalho, anotar telefonemas e recados, identificar o espaço físico da empresa, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar espírito de equipe, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar empatia, interagir com os outros departamentos, demonstrar pró atividade, propor associação de programas de fidelidade, transmitir recados e fax, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., verificar cadastro e reserva, demosntrar iniciativa, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, acolher o cliente e passageiro, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, coordenar equipe, participar de reuniões na troca de turnos, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, efetuar acertos em contas.

Cargos e salários CBO 4221-05 - Recepcionistas

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