CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, comunicar-se, agendar serviços, demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros.
Atividades
encaminhar o cliente para os diversos setores, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar pró atividade, demonstrar interesse, conferir documentos com identificação, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, circular informações internas, atender o cliente com informações precisas, demonstrar iniciativa, providenciar solicitações de reservas especiais, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, guardar volumes de prestadores de serviços, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar autonomia, averiguar horário de saída dos grupos, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, demonstrar espírito de equipe, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, acionar alarme de segurança em caso de assalto, imprimir relatórios de controle, verificar cadastro e reserva, agendar reservas / consultas dos clientes, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, participar de reuniões na troca de turnos, coordenar equipe, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar senso de organização, efetuar acertos em contas, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar conhecimentos de informática, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, anunciar a chegada do cliente, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, demonstrar entusiasmo, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, agir com bom senso, anotar telefonemas e recados, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, transmitir recados e fax, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, acolher o cliente e passageiro, demonstrar respeito mútuo, pré-cadastrar o cliente, receber pagamentos, interagir com os outros departamentos, organizar malotes, conferir idoneidade dos clientes, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar empatia, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar paciência, distribuir malotes, demonstrar eficiência, identificar o espaço físico da empresa, organizar materiais de trabalho, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, ouvir com atenção, fornecer informações meteorológicas.