CBO 4221-05 - Recepcionistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4221-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Recepcionistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais, agendar serviços, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros.
Atividades
confirmar se o cliente possui programa de milhagem, averiguar horário de saída dos grupos, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, agir com bom senso, imprimir relatórios de controle, demosntrar iniciativa, demonstrar eficiência, demonstrar espírito de equipe, propor associação de programas de fidelidade, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, acolher o cliente e passageiro, conferir documentos com identificação, atender o cliente com informações precisas, interagir com os outros departamentos, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, providenciar solicitações de reservas especiais, distribuir malotes, demonstrar entusiasmo, agendar reservas / consultas dos clientes, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, demonstrar empatia, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, conferir idoneidade dos clientes, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, anotar telefonemas e recados, demonstrar senso de organização, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, encaminhar o cliente para os diversos setores, transmitir recados e fax, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, coordenar equipe, ouvir com atenção, demonstrar conhecimentos de informática, guardar volumes de prestadores de serviços, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar respeito mútuo, pré-cadastrar o cliente, demonstrar interesse, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, demonstrar paciência, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, fornecer informações meteorológicas, circular informações internas, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, receber pagamentos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, entregar o crachá de visitante na entrada, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, efetuar acertos em contas, demonstrar pró atividade, anunciar a chegada do cliente, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, organizar malotes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, participar de reuniões na troca de turnos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, organizar materiais de trabalho, oferecer auxílio para a bagagem, identificar o espaço físico da empresa, verificar cadastro e reserva, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, demonstrar autonomia.