CBO 3712-10 - Técnico em museologia
Entenda o que fazem os técnicos em museologia e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Técnico em museologia e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Técnico em museologia
Promove a difusão dos bens culturais - em museus, centros culturais e instituições similares -, participando da seleção de objetos e documentos, catalogando acervo, realizando ações de preservação e auxiliando na tomada de decisões sobre conservação do acervo, participando no planejamento, na organização e no gerenciamento de reserva técnica, participando na produção e na montagem de exposições, e desenvolvendo ações educativas. Planeja atividades anuais, participando na elaboração de projetos. Realiza atividades administrativas. Organiza e gerencia bases de dados e arquivos de documentos. Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Participa da seleção de objetos e documentos, realizando pesquisas e avaliando valor cultural, autenticidade, raridade, integridade e conservação, para fins de incorporação ao acervo.
Cataloga o acervo, elaborando e atualizando fichas de catalogação e informatização. Auxilia na classificação de peças. Numera as peças e registra peso e medidas de objetos. Fotografa cada peça e assinala sua localização no acervo. Auxilia no tombamento do acervo. Produz laudo técnico de catalogação. Avalia peças para efetivar empréstimos.
Realiza ações de preservação e auxilia na tomada de decisões sobre a conservação do acervo. Participa na elaboração de normas sobre a conservação do acervo, monitorando seu cumprimento. Fiscaliza o estado do acervo. Monitora os serviços de higienização e acondicionamento de peças. Auxilia na restauração de obras e elabora laudos técnicos de conservação e restauro. Implementa ações de segurança e medidas de primeiros socorros às obras. Assessora outras instituições na conservação do acervo.
Participa no planejamento, na organização e no gerenciamento de reserva técnica, ambiente - com rígido controle de climatização e constante higienização – onde ficam as peças do acervo que não estão em exposição. Controla entrada e saída de peças e inspeciona o estado de conservação do acervo, na reserva técnica.
Participa na produção e na montagem de exposição de coleções, colaborando no planejamento da logística e na elaboração da programação visual. Seleciona peças do acervo para exposição. Escolhe o material adequado à montagem, acompanha a implantação do sistema de iluminação e controla as condições ambientais. Supervisiona o translado do acervo e cria área de reserva técnica de obras em trânsito. Monitora a montagem das obras, identificando-as com etiquetas. Sinaliza o circuito da exposição. Subsidia com informações a criação de catálogos e indica textos elucidativos do acervo. Colabora nas atividades de manutenção da exposição. Confere a saída das obras, durante a desmontagem da exposição.
Desenvolve ações educativas pré-determinadas. Executa treinamento do pessoal de apoio, para manuseio de peças, e da equipe de vigilância das ações. Orienta estagiários. Realiza monitoria, prestando informações ao público.
Pesquisa documentação técnica, realizando intercâmbios profissionais e consultando bibliografia e catálogos. Visita museus e exposições para consulta. Entrevista artistas e familiares sobre obras.
Organiza e gerencia bases de dados e arquivos de documentos – físicos e virtuais - de natureza histórica, artística, literária, científica, no âmbito da cultura material e imaterial.
Coordena equipe de trabalho, participando de processo de seleção e de administração de pessoal. Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e levantando necessidade de treinamento. Realiza programas de treinamento para a equipe.
Executa atividades administrativas, elaborando relatório das atividades e das ocorrências, apoiando na redação dos termos de aquisição do acervo, e elaborando correspondência. Registra empréstimos de obras e elabora estatísticas de visitação e consultas. Preenche requisições para aquisições e solicitações de serviços de manutenção de equipamentos e instrumentos. Presta conta da administração de recursos financeiros de destinação específica.
Mantém ambientes de trabalho limpos e organizados. Zela pela preservação e funcionamento dos recursos de trabalho.
Controla desperdícios, incentivando o reaproveitamento. Identifica resíduos, providenciando destinação, de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual, tais como máscaras e luvas para manuseio de obras.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | PROCESSAMENTO DE IMAGENS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - BANCO DE DADOS PARA MUSEOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PRINCÍPIOS DE WEBDESIGN | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ALIMENTAÇÃO DE WEBSITES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 3 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO (ESPECIFICAR:...) - CONFECÇÃO DE MAQUETES | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS CONHECIMENTOS DE DIREITO (ESPECIFICAR:...) - LEGISLAÇÃO EM PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ESTUDOS SOCIAIS | ESTUDOS SOBRE CULTURA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - PREPARAÇÃO E MONITORIA DE EVENTOS CULTURAIS EM MUSEUS E EXPOSIÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DA ARTE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOLCLORE | 2 | 2 | 2 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | LOGÍSTICA | LOGÍSTICA | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE BASES DE DADOS DE ARQUIVOS DE DOCUMENTOS – FÍSICOS E VIRTUAIS – RELACIONADOS A BENS CULTURAIS | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | LIDERANÇA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | ROTINAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA EQUIPE DE TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS (ESPECIFICAR:...) - LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | BIOSSEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE BIOSSEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - BIOSSEGURANÇA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COMPOSIÇÃO VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COR E FORMA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | EXPRESSÃO PLÁSTICA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | AUTOMAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | AUTOMAÇÃO NA ÁREA CULTURAL | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | COMPOSIÇÃO VISUAL (COR, FORMA, ESTRUTURA E PROPORÇÃO) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | DESIGN | TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO BI E TRIDIMENSIONAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | CONSERVAÇÃO E RESTAURO | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | PATRIMÔNIO HISTÓRICO | 4 | 4 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - CERTIFICAÇÃO DE AUTENTICIDADE DE OBJETOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - COMUNICAÇÃO, MONITORIA E MEDIAÇÃO EM MUSEUS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA E GESTÃO DE ACERVOS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO DE CATÁLOGO MUSEOLÓGICO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - PROCESSOS BIODETEORATIVOS DE ACERVOS | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - PROJETO MUSEOGRÁFICO, PRODUÇÃO DE EXPOSIÇÕES E GESTÃO MUSEOLÓGICA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE CLASSIFICAÇÃO DE OBJETOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS POR ESTADO DE CONSERVAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO | OUTROS CONHECIMENTOS DE MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE OBJETOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS | 4 | 5 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DA ÁREA DE MUSEOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | REALIDADE VIRTUAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS NA PRODUÇÃO CULTURAL | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE OPERAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | PROGRAMAÇÃO DE OPERAÇÕES | 1 | 1 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NOS CONTEXTOS DE TRABALHO SEM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS QUE EXECUTAM TRABALHO ROTINEIRO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham em museus e arquivos, em entidades culturais e de ensino, em setores de documentação de empresas, fundações e outras instituições públicas e privadas, em geral de porte médio ou grande. Geralmente são empregados registrados, havendo também chance de trabalho autônomo, como prestadores de serviços técnicos especializados, desenvolvem seu trabalho integrados em equipes. Os colecionadores de selos e moedas são, em geral, autônomos e costumam trabalhar sozinhos ou em equipes. É importante para o desempenho das ocupações da família as habilidades da organização e da pesquisa.Exigências do mercado de trabalho
Para o acesso à ocupação de técnico em museologia requer-se formação de nível médio. O aprendizado dos profissionais que atuam com coleções de selos e moedas ocorre na prática. Para o exercício pleno das atividades requer-se experiência que varia entre um e dois anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- comercializar selos e moedas;
- preparar o espaço para a exposição da reserva técnica;
- implementar ações educativas;
- expor coleções;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar atividades administrativas;
- catalogar o acervo;
- pesquisar documentação técnica;
- comunicar-se;
- conservar o acervo;
- criar fichas de catalogação e informatização do acervo;
- auxiliar na classificação do acervo;
- fiscalizar o estado do acervo;
- prestar conta da administração de recursos financeiros de destinação específica;
- implementar medidas de primeiros socorros às obras;
- produzir laudo técnico de catalogação;
- pesquisar materiais de restauro;
- conhecer o manejo de epi- equipamentos de proteção individual;
- desenvolver habilidade manual;
- conhecer noções de primeiros socorros;
- alimentar agenda cultural;
- controlar o armazenamento de embalagens;
- determinar normas sobre a conservação do acervo;
- conferir entrada e saída de obras;
- consultar colecionadores e numismatas;
- controlar as condições ambientais;
- pesquisar em leilões;
- produzir registro de localização das peças;
- elaborar estatísticas de visitação e consultas;
- alimentar website;
- pesquisar na internet;
- embalar obras;
- publicar catálogos de selos e moedas;
- implementar ações de segurança das obras;
- organizar espaços de conservação e restauro;
- atualizar-se;
- orientar estagiários;
- efetuar triagem dos selos e moedas;
- desenvolver memória visual;
- numerar peças;
- elaborar trabalhos para publicação;
- indicar procedimentos de segurança ao público;
- participar do planejamento do projeto de construção;
- construir painéis;
- ajudar na tomada de decisões sobre a conservação do acervo;
- elaborar laudos técnicos de conservação e restauro;
- indicar procedimentos de segurança do acervo;
- acompanhar a implantação do sistema de iluminação;
- avaliar o objeto;
- manipular equipamentos de segurança para conservação do acervo;
- colaborar nas atividades de manutenção da exposição;
- elaborar relatório das atividades realizadas;
- examinar catálogos nacionais e internacionais de selos e moedas;
- desembalar obras;
- construir suportes de apoio para as obras;
- confeccionar passe partout;
- elaborar correspondência;
- treinar o pessoal de vigilância para a proteção do acervo;
- conhecer noções de primeiros socorros às obras;
- analisar textos elucidativos do acervo;
- elaborar requisição de compras;
- interagir com outros profissionais e com o público da instituição;
- pesquisar materiais adequados a exposição;
- apoiar na elaboração dos termos de aquisição do acervo;
- colaborar no planejamento da logística da exposição;
- tombar acervo;
- elaborar registro de ocorrências;
- orientar visitas técnicas ao acervo;
- conhecer noções de química;
- atualizar os arquivos de documentos relativos ao acervo;
- criar área de reserva técnica de obras em trânsito;
- subsidiar com informações a criação de catálogos;
- atender ao público;
- comunicar-se através de entrevistas;
- treinar pessoal de limpeza;
- sinalizar o circuito da exposição;
- comprar materiais necessários;
- conhecer noções científicas da área específica;
- organizar o espaço de catalogação e pesquisa;
- montar as obras nos locais determinados para exposição;
- fazer perícia do acervo;
- adequar iluminação ao ambiente;
- controlar a entrada e saída de peças do acervo em reserva técnica;
- avaliar as peças para efeitos de empréstimos;
- registrar empréstimos de obras;
- verificar textos elucidativos do acervo;
- fotografar acervo;
- selecionar peças para aquisição;
- planejar atividades anuais;
- tomar medidas dos objetos;
- pesquisar bibliografia e catálogos;
- entrevistar artistas e familiares sobre obras;
- manusear acervo;
- dar treinamento ao pessoal de apoio ao transporte e manuseio do acervo;
- escolher o material adequado a montagem da exposição;
- realizar intercâmbios profissionais;
- visitar museus e exposições para consulta;
- higienizar o acervo;
- selecionar peças do acervo para exposição;
- executar monitoria da exposição;
- catalogar os arquivos de documentos relativos ao acervo;
- imunizar o acervo;
- elaborar registros de recepção;
- participar da elaboração da programação visual da exposição;
- executar ações educativas pré-determinadas;
- auxiliar no tombamento do acervo;
- preencher ficha catalográfica;
- elaborar circuito de circulação de obras;
- conhecer noções de materiais de suporte para exposição e restauro;
- identificar as obras com etiquetas;
- elaborar o mapa de chaves de acesso ao acervo;
- controlar instrumentos de precisão;
- acondicionar as obras do acervo;
- adequar mobiliário;
- desmontar exposição;
- supervisionar o translado do acervo;
- organizar catálogos de selos e moedas;
- construir vitrines;
- proceder com ética;
- pintar o espaço;
- conhecer noções de desenho técnico;
- pesar peças do acervo;
- realizar palestras;
- auxiliar na restauração de obras;
- dominar diferentes linguagens de informática;
- dispor de horários flexíveis;
- listar materiais necessários;
- assessorar outras instituições na conservação do acervo;
- divulgar o evento na mídia;
- preparar viagem para acompanhamento da montagem da exposição;
- monitorar condições físicas da exposição;
- pesquisar fontes primárias;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3712-10
CBO 3712-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnico em museologia que pertence ao grupo dos técnicos em museologia e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Técnicos de serviços culturais
-
-
-
-
- Técnicos em museologia e afins
-
-