CBO 3711-05 - Auxiliar de biblioteca - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em biblioteconomia

O profissional no cargo de Auxiliar de biblioteca CBO 3711-05 auxilia nas atividades da biblioteca - ou unidade de documentação e de informação -, orientando o usuário em relação ao funcionamento e às regras do local, controlando os empréstimos e as devoluções e dando apoio à incorporação, à manutenção e à digitalização de documentos, para permitir o uso, o controle e a atualização dos acervos físico e digital Ajuda na organização de atividades socioculturais.

Executa atividades técnico-administrativas Participa na organização e na manutenção do ambiente Segue legislação, normas técnicas, normas regulamentadoras de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.

CBO 3711-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em biblioteconomia que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de biblioteca, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em biblioteconomia CBO 3711-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3711-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em biblioteconomia.
      • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.

O que faz um Auxiliar de biblioteca

O Auxiliar de biblioteca CBO 3711-05 atende o usuário nas formas presencial e a distância, informando a ele sobre o regulamento, os recursos e a forma de funcionamento da biblioteca ou unidade de documentação e de informação Confecciona o cartão de identificação do usuário.

Empresta material do acervo ao usuário, localizando o documento no acervo e controlando reserva, empréstimo, renovação e devolução.

Pode aplicar sanções ao usuário, pela não devolução do material após o período de empréstimo Orienta o usuário na preservação do acervo.

Participa do processo de disseminação de informações, preparando painel para exposição das novas aquisições da biblioteca, divulgando eventos culturais e ajudando na organização de teleconferências Auxilia na organização de atividades socioculturais, tais como saraus culturais, exposições e feiras de livros.

Pode operar equipamentos audiovisuais, durante as atividades.

Pode participar na realização da biblioteca itinerante e ajudar nas campanhas de doação de livros Trata a documentação, auxiliando na seleção e no tombamento de documentos, para incorporação no acervo.

Confere a existência de defeitos nos documentos.

Magnetiza, etiqueta e carimba os documentos Digitaliza fotografias, jornais, artigos, monografia e outros documentos, para inserção na base de dados da biblioteca Participa da manutenção do acervo, inventariando-o e o mantendo em ordem, de acordo com o sistema de classificação adotado.

Pode participar do remanejamento do acervo Realiza trabalhos de reparação de documentos, higienizando-os e selecionando-os para encadernação Prepara a encadernação e confere os documentos encadernados.

Verifica a inserção de documentos no acervo digital Executa atividades técnico-administrativas, expedindo malotes e correios, controlando os estoques de material de consumo, auxiliando no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos e reproduzindo documentos.

Auxilia na elaboração de relatórios estatísticos e em reuniões de planejamento e avaliação Coleta dados estatísticos, preenchendo planilhas Participa na organização e na manutenção do ambiente, arrumando a disposição do mobiliário e auxiliando no controle do uso, disposição e manutenção dos equipamentos.

Auxilia na aplicação de novos conceitos de organização dos espaços da biblioteca, tornando o ambiente mais interativo, informal e agradável, facilitando a pesquisa física e, também, o uso de sistemas informatizados Controla o fluxo de usuários Controla as condições de higiene e limpeza do ambiente.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3711-05 deve atender o usuário nas formas presencial e a distância, demonstrar competências pessoais, participar da organização e manutenção do ambiente, organizar atividades culturais e de extensão, participar do processo de disseminação da informação, realizar atividades técnico-administrativas, realizar a manutenção do acervo, tratar informação e documentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3711-05

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.

Atividades exercidas por um Auxiliar de biblioteca CBO 3711-05

Um Auxiliar de biblioteca (ou sinônimo) deve preparar documentos para encadernação, coletar dados estatísticos, localizar material no acervo, auxiliar na organização de exposições, atualizar-se, controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material, reservar material bibliográfico, realizar campanhas de doação, proceder com ética, organizar a disposição do mobiliario e equipamentos no ambiente, auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos, realizar trabalhos de reparação de documentos, carimbar documentos, guardar os documentos, magnetizar documentos do acervo, demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática, orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação, demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho, selecionar documentos para a encadernação, controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente, higienizar material, demonstrar desenvoltura no trato com o público, aplicar sanções ao usuário, participar de reuniões de planejamento e avaliação, conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos, participar na realização de saraus culturais, orientar o usuário na preservação do acervo, demonstrar iniciativa, manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado, auxiliar na realização da biblioteca itinerante, demonstrar habilidade no trato com o público, elaborar mural, emprestar material do acervo, etiquetar documentos, elaborar relatórios estatísticos, divulgar materiais promocionais e eventos culturais, auxiliar na organização de teleconferências, preparar painel para exposição das novas aquisições, auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, auxiliar na realização de feiras de livros, demonstrar comprometimento com o trabalho, dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação, trabalhar em equipe, controlar o fluxo do usuário, tombar documentos para incorporação ao acervo, preencher planillhas de dados estatísticos, operar equipamentos audio-visuais, avaliar o uso e adequação do ambiente, expedir malotes e correios, controlar os estoques de material de consumo, manter a disposição do mobiliario e equipamentos no ambiemte, inventariar o acervo, reproduzir documentos, auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo, cobrar devolução de empréstimos, demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros, qualificar-se, confeccionar o cartão de identificação do usuário, conferir documentos encadernados, participar do remanejamento do acervo.

Cargos e salários CBO 3711-05 - Técnicos em biblioteconomia

Salário Assistente de Biblioteca

Assistente de Biblioteca: Brasil

  • 2.599
  • Brasil
  • 1.785 - 3.179
  • 41h
O profissional no cargo de Assistente de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.785 e 3.179 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.599 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Auxiliar de Bibliotecário

Auxiliar de Bibliotecário: Brasil

  • 2.599
  • Brasil
  • 1.785 - 3.179
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Bibliotecário CBO 3711-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.785 e 3.179 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.599 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Auxiliar de Serviços Bibliotecários

Auxiliar de Serviços Bibliotecários: Brasil

  • 2.599
  • Brasil
  • 1.785 - 3.179
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Serviços Bibliotecários CBO 3711-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.785 e 3.179 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.599 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Auxiliar de Biblioteca

Auxiliar de Biblioteca: Brasil

  • 2.599
  • Brasil
  • 1.785 - 3.179
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.785 e 3.179 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.599 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Auxiliar de Biblioteca Porto Alegre

Auxiliar de Biblioteca: Porto Alegre, RS

  • 58
  • Porto Alegre, RS
  • 2.000 - 3.443
  • 39h
O profissional no cargo de Auxiliar de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.000 e 3.443 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 58 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Auxiliar de Biblioteca Fortaleza

Auxiliar de Biblioteca: Fortaleza, CE

  • 158
  • Fortaleza, CE
  • 1.449 - 2.037
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.449 e 2.037 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 158 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Auxiliar de Biblioteca São Paulo

Auxiliar de Biblioteca: São Paulo, SP

  • 363
  • São Paulo, SP
  • 2.177 - 3.880
  • 40h
O profissional no cargo de Auxiliar de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.177 e 3.880 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 363 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Auxiliar de Biblioteca Rio de Janeiro

Auxiliar de Biblioteca: Rio de Janeiro, RJ

  • 108
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 2.006 - 3.641
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.006 e 3.641 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Auxiliar de Biblioteca Brasília

Auxiliar de Biblioteca: Brasília, DF

  • 117
  • Brasília, DF
  • 1.908 - 3.180
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 1.908 e 3.180 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 117 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Auxiliar de Biblioteca

Auxiliar de Biblioteca: São Paulo

  • 649
  • São Paulo
  • 2.034 - 3.530
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.034 e 3.530 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 649 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Assistente de Biblioteca Curitiba

Assistente de Biblioteca: Curitiba, PR

  • 57
  • Curitiba, PR
  • 1.876 - 2.895
  • 41h
O profissional no cargo de Assistente de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.876 e 2.895 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 57 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Assistente de Biblioteca Rio de Janeiro

Assistente de Biblioteca: Rio de Janeiro, RJ

  • 108
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 2.006 - 3.641
  • 41h
O profissional no cargo de Assistente de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.006 e 3.641 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Assistente de Biblioteca

Assistente de Biblioteca: São Paulo

  • 626
  • São Paulo
  • 2.048 - 3.551
  • 41h
O profissional no cargo de Assistente de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.048 e 3.551 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 626 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Assistente de Biblioteca São Paulo

Assistente de Biblioteca: São Paulo, SP

  • 363
  • São Paulo, SP
  • 2.177 - 3.880
  • 40h
O profissional no cargo de Assistente de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.177 e 3.880 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 363 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Assistente de Biblioteca Belo Horizonte

Assistente de Biblioteca: Belo Horizonte, MG

  • 108
  • Belo Horizonte, MG
  • 1.780 - 2.482
  • 41h
O profissional no cargo de Assistente de Biblioteca CBO 3711-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.780 e 2.482 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Auxiliar de Bibliotecário Boa Vista

Auxiliar de Bibliotecário: Boa Vista, RR

  • 21
  • Boa Vista, RR
  • 1.299 - 1.916
  • 40h
O profissional no cargo de Auxiliar de Bibliotecário CBO 3711-05 trabalhando em Boa Vista - RR, ganha entre 1.299 e 1.916 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Auxiliar de Bibliotecário Curitiba

Auxiliar de Bibliotecário: Curitiba, PR

  • 57
  • Curitiba, PR
  • 1.876 - 2.895
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar de Bibliotecário CBO 3711-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.876 e 2.895 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 57 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.
Salário Auxiliar de Bibliotecário São Paulo

Auxiliar de Bibliotecário: São Paulo, SP

  • 363
  • São Paulo, SP
  • 2.177 - 3.880
  • 40h
O profissional no cargo de Auxiliar de Bibliotecário CBO 3711-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.177 e 3.880 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 363 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3711-05.