CBO 3713-10 - Técnico gráfico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em artes gráficas

O profissional no cargo de Técnico gráfico CBO 3713-10 desenvolve e confecciona produtos gráficos, elaborando projeto a partir de processo criativo de concepção de produtos, coordenando ou executando o processo de impressão, de acordo com o projeto gráfico, orientando a operação ou operando equipamentos de pós-impressão, e avaliando as características do produto gráfico confeccionado Participa no planejamento de produção gráfica.

Realiza controle de qualidade de processos e produtos Executa controle dos processos gráficos Busca alternativas para melhorias em tecnologias e matérias-primas.

Implanta novas tecnologias, estimando custos de implantação e operação Presta assistência técnica Pode supervisionar equipe de trabalho.

Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3713-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em artes gráficas que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Técnico gráfico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em artes gráficas CBO 3713-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3713-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em artes gráficas.
      • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.

O que faz um Técnico gráfico

O Técnico gráfico CBO 3713-10 participa no planejamento de atividades, elaborando programação para desenvolvimento da produção gráfica Organiza arranjo físico em função do programa de produção e analisa fluxograma.

Realiza análise de custos, efetuando cálculos para fechamento do preços.

Elabora orçamentos Faz desenvolvimento de produtos gráficos, elaborando projeto de confecção e edição.

Realiza processo criativo de concepção de produto Elabora especificação de matérias-primas e outros insumos para a produção.

Define tecnologias, sistemas e processos para confecção dos produtos.

Orienta o fechamento de arquivo – com resultado da fase de pré-impressão - em aplicativos, para encaminhamento ao processo de impressão Analisa viabilidade técnica e econômica do projeto.

Coordena o processo de impressão e presta informações técnicas - tais como tipo e gramatura do papel a ser impresso -, de acordo com o projeto gráfico.

Pode operar o processo de impressão e reprodução de produto gráfico Estabelece o processo de pós-impressão, para realização de cortes especiais, relevos e outras operações Seleciona equipamentos de acabamento editorial e cartotécnico.

Pode ajustar e operar equipamentos de pós-impressão Analisa e avalia as características do produto confeccionado Monitora estoque do produto acabado.

Controla a qualidade do processo e do produto, estabelecendo padrões de referência Analisa variáveis do processo, utilizando metodologia de análise de problemas.

Audita processos a partir de normas estabelecidas Define plano de amostragem e realiza ensaios em amostras de matérias-primas e produtos Emite relatório de não conformidade do produto.

Realiza controle dos processos gráficos, alimentando bancos de dados, monitorando o andamento das atividades e calculando os índices de produção Busca alternativas para melhorias em tecnologias e matérias-primas Realiza visitas técnicas a empresas e fornecedores, para coleta de informações e análise de tecnologias disponíveis.

Consulta normas e fontes de informações técnicas Avalia tendências de mercado Pesquisa “sites” especializados da internet e acompanha lançamentos em feiras nacionais e internacionais da indústria gráfica.

Implanta novas tecnologias, estimando custos de implantação e de operação e orientando fornecedores para adequação de insumos às tecnologias implantadas Define características técnicas de equipamentos e promove melhoria (“upgrade”) em seu desempenho Presta assistência técnica, orientando clientes sobre possibilidades e restrições de materiais e processos Propõe soluções corretivas no local de ocorrência de problemas Fornece informações técnicas para as diversas áreas da empresa e elabora manuais de procedimentos.

Emite relatório técnico Coordena equipe de trabalho, definindo atribuições e assegurando o cumprimento de normas e procedimentos no trabalho Pode prestar orientação no uso de softwares e na operação de máquinas e equipamentos Pode supervisionar o trabalho de equipe, avaliando desempenho e levantando necessidades de treinamento Realiza programas de treinamento Verifica a limpeza e a organização do ambiente de trabalho Orienta a equipe para conservar instrumentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Mantém máquinas e equipamentos em condições operacionais, providenciando manutenção de primeiro nível Requisita serviço de manutenção corretiva de máquinas e equipamentos, quando necessário Controla a aplicação de procedimentos da empresa para cumprimento das normas ambientais Inspeciona o reaproveitamento de sobras de material e o descarte de resíduos Zela pela segurança, utilizando e monitorando o uso de equipamentos de proteção individual Identifica situações de risco e colabora para sua eliminação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3713-10 deve implantar novas tecnologias, prestar assistência técnica, realizar programação visual gráfica, operar máquinas e equipamentos nos processos de pré-impressão, realizar planejamento e controle da produção, demonstrar competências pessoais, buscar alternativas para melhorias em tecnologias e matérias-primas, coordenar equipes de trabalho, controlar qualidade.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em artes gráficas atuam em edição, impressão e reprodução de gravações, fabricação de pastas, papel e produtos de papel, fabricação de produtos químicos e artigos de borracha e plástico e outras atividades empresariais. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, são expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3713-10

Para o exercício dessas ocupações, requer-se o curso técnico em artes gráficas oferecido por instituições de formação pofissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre, em média, após um ano de prática profissional.

Atividades exercidas por um Técnico gráfico CBO 3713-10

Um Técnico gráfico (ou sinônimo) deve assegurar o cumprimento de normas e procedimentos no trabalho, emitir relatório técnico, auditar processos a partir de normas estabelecidas, demonstrar curiosidade técnica e científica, estimar custos de implantação e operação, elaborar planejamento da produção, realizar atividades de treinamento, demonstrar espírito de liderança, definir atribuições de equipes de trabalho, buscar autodesenvolvimento, definir matéria-prima para a produção, trabalhar de forma organizada, elaborar lista de verificação - check-list, utilizar recursos de informática, demonstrar senso estético, fornecer informações técnicas para as diversas áreas da empresa, elaborar especificação técnica, assegurar o cumprimento de normas de segurança do trabalho e de preservação ambiental, operar equipamentos para reprodução da imagem, manter-se versátil, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, realizar visitas técnicas a empresas e fornecedores para coleta de informações, assessorar na operação de máquinas, consultar normas e fontes de informações técnicas, elaborar programação para desenvolvimento da produção, definir plano de amostragem., orientar fornecedores para adequação de insumos às novas tecnologias implantadas, operar equipamentos para montagem, estabelecer padrões de referência, analisar variáveis do processo, utilizando metodologia de análise de problemas, operar máquinas de geração de matrizes, elaborar manuais de procedimentos, emitir relatório de não-conformidade do produto, promover melhorias do equipamento - upgrade, identificar necessidades de cliente final, avaliar tendências de mercado, realizar ensaios em matérias-primas e produtos, demonstrar percepção de cores, propor soluções corretivas no local de ocorrência, definir tecnologias, sistemas e processos de produção, calcular índices de produção, analisar viabilidade técnica e econômica, avaliar reclamações de clientes, definir características técnicas de equipamentos, realizar operações de processamento de imagem, comunicar-se com clareza e objetividade, analisar tecnologias disponíveis no mercado, interpretar textos em outros idiomas, controlar o andamento das atividades de produção, avaliar resultados junto ao cliente, demonstrar criatividade, alimentar bancos de dados, orientar clientes sobre possibilidades e restrições de materiais e processos, definir ensaios e métodos de ensaios.

Cargos e salários CBO 3713-10 - Técnicos em artes gráficas

Salário Técnico Gráfico

Técnico Gráfico: Brasil

  • 669
  • Brasil
  • 2.566 - 5.737
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico Gráfico CBO 3713-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.566 e 5.737 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 669 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3713-10.
Salário Técnico de Artes Gráficas

Técnico de Artes Gráficas: Brasil

  • 669
  • Brasil
  • 2.566 - 5.737
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Artes Gráficas CBO 3713-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.566 e 5.737 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 669 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3713-10.