CBO 3172-10 - Técnicos em operação e monitoração de computadores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operação e monitoração de computadores que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação Monitora sistemas e aplicações.

Assegura o funcionamento do hardware e do software e administra a segurança das informações Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em operação e monitoração de computadores.
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.

O que faz um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação

O Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou similar) presta suporte ao cliente/usuário de tecnologia da informação, realizando o atendimento inicial e planejando as soluções para os chamados de acordo com o diagnóstico Configura contas de clientes/usuários e orienta-os quanto à utilização de hardware e/ou software.

Conduz a solicitação de suporte.

Administra chamados abertos Disponibiliza recursos operacionais e repara arquivos.

Recupera e transfere arquivos, programas e relatórios Registra as ações dos chamados.

Monitora sistemas e aplicações, notificando problemas de infraestrutura.

Realiza o monitoramento dos recursos de rede e dos dispositivos de entrada e saída de dados Monitora a disponibilidade e a funcionalidade de aplicativos.

Providencia correção de erros de tarefas, notificando o setor de suporte.

Assegura o funcionamento do hardware e do software, inicializando sistemas e aplicativos e realizando as diversas configurações – de hardware, software e de sistemas operacionais, de acordo com os requisitos do processamento de dados Desativa sistemas e aplicativos, conforme a necessidade Formata equipamentos e instala softwares e/ou sistemas operacionais.

Realiza diagnóstico em hardware, software e redes de comunicação, identificando falhas, para possibilitar suas correções Requisita manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, podendo, também, executar os serviços Realiza revisão em hardware.

Assegura o funcionamento de equipamento reserva (standby) Repõe suprimentos em equipamentos.

Administra a segurança das informações, realizando varredura e eliminação de vírus e garantindo o uso, pelo cliente, de versões homologadas de software Faz cópias de segurança (backup), guardando-as em local prescrito Verifica acesso lógico do usuário.

Verifica temperatura, umidade local e equipamentos de energia, dentre outras condições técnicas do ambiente de trabalho Recomenda mudanças na disposição de equipamentos e organiza seu cabeamento.

Funções

O funcionário CBO 3172-10 deve verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, assegurar funcionamento do hardware e software, administrar processamento de dados, prestar suporte ao cliente/usuário, demonstrar competências pessoais, monitorar sistemas e aplicações, administrar segurança das informações.

Atividades exercidas por um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação CBO 3172-10

Um Técnico de suporte ao usuário de tecnologia da informação (ou sinônimo) deve realizar revisão em hardware, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, atender cliente/usuário, demonstrar capacidade de senso analítico, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, administrar chamados abertos, planejar atendimento a cliente/usuário, transferir arquivos, programas e relatórios, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, verificar equipamentos de energia, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, monitorar recursos de entrada e saída de dados, monitorar recursos de rede, demonstrar capacidade de disponibilidade, realizar varredura e eliminação de vírus, demonstrar capacidade de administrar o tempo, recuperar arquivos, programas e relatórios, demonstrar atenção focada, fazer cópias de segurança - backup, providenciar correção de erros de tarefas, monitorar funcionalidade de aplicativos, verificar acesso lógico do usuário, reparar arquivos, monitorar disponibilidade de aplicativos, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, realizar diagnóstico em redes de comunicação, repor suprimentos em equipamentos, formatar equipamentos, realizar diagnóstico em hardware, monitorar registros de erros, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de observação, notificar problemas de infraestrutura, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, diagnosticar resolução dos chamados, disponibilizar recursos operacionais, verificar temperatura e umidade local, demonstrar capacidade de síntese, notificar suporte para correção de erros, configurar contas dos clientes/usuários, organizar cabeamento dos equipamentos, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, guardar cópia de segurança em local prescrito, registrar ações dos chamados, configurar/reconfigurar hardware, diagnosticar falhas em hardware e software, conduzir solicitação de suporte, corrigir falhas de hardware e software, demonstrar capacidade de objetividade, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe.

Cargos e salários CBO 3172-10 - Técnicos em operação e monitoração de computadores

Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Manaus

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Manaus, AM

  • 568
  • Manaus, AM
  • 1.801 - 3.051
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.801 e 3.051 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 568 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Mato Grosso do Sul

  • 583
  • Mato Grosso do Sul
  • 1.819 - 3.032
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.819 e 3.032 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 583 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Divinópolis

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Divinópolis, MG

  • 129
  • Divinópolis, MG
  • 1.999 - 3.075
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Divinópolis - MG, ganha entre 1.999 e 3.075 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 129 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Uberlândia

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Uberlândia, MG

  • 585
  • Uberlândia, MG
  • 2.007 - 3.093
  • 41h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 2.007 e 3.093 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 585 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Ceará

  • 2.027
  • Ceará
  • 1.943 - 3.514
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.943 e 3.514 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.027 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) São Caetano do Sul

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): São Caetano do Sul, SP

  • 193
  • São Caetano do Sul, SP
  • 2.161 - 3.379
  • 41h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em São Caetano do Sul - SP, ganha entre 2.161 e 3.379 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 193 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Joinville

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Joinville, SC

  • 497
  • Joinville, SC
  • 2.108 - 3.415
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 2.108 e 3.415 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 497 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Goiânia

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Goiânia, GO

  • 998
  • Goiânia, GO
  • 1.907 - 3.281
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.907 e 3.281 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 998 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) São Luís

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): São Luís, MA

  • 214
  • São Luís, MA
  • 1.860 - 3.041
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.860 e 3.041 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 214 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Blumenau

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Blumenau, SC

  • 648
  • Blumenau, SC
  • 2.526 - 4.304
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 2.526 e 4.304 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 648 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Vitoria

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Vitoria, ES

  • 538
  • Vitoria, ES
  • 1.981 - 3.255
  • 40h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.981 e 3.255 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 538 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Mato Grosso

  • 1.304
  • Mato Grosso
  • 2.005 - 3.498
  • 44h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 2.005 e 3.498 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.304 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Lages

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Lages, SC

  • 42
  • Lages, SC
  • 1.939 - 2.887
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Lages - SC, ganha entre 1.939 e 2.887 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 42 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Chapeco

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Chapeco, SC

  • 211
  • Chapeco, SC
  • 2.331 - 4.042
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Chapeco - SC, ganha entre 2.331 e 4.042 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 211 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Belém

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Belém, PA

  • 396
  • Belém, PA
  • 1.961 - 3.382
  • 40h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.961 e 3.382 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 396 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Minas Gerais

  • 5.021
  • Minas Gerais
  • 1.983 - 3.395
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.983 e 3.395 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 5.021 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Salvador

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Salvador, BA

  • 949
  • Salvador, BA
  • 1.719 - 2.824
  • 41h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 1.719 e 2.824 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 949 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Londrina

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Londrina, PR

  • 559
  • Londrina, PR
  • 1.811 - 2.716
  • 41h
O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Londrina - PR, ganha entre 1.811 e 2.716 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 559 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.