CBO 3172-10 - Técnicos em operação e monitoração de computadores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operação e monitoração de computadores que pertence ao grupo dos técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em operação e monitoração de computadores.
- Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
Funções
prestar suporte ao cliente/usuário, administrar processamento de dados, administrar segurança das informações, monitorar sistemas e aplicações, demonstrar competências pessoais, assegurar funcionamento do hardware e software, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho.
Atividades
realizar revisão em hardware, diagnosticar resolução dos chamados, orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software, instalar softwares e/ou sistemas operacionais, verificar equipamentos de energia, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de senso analítico, monitorar recursos de entrada e saída de dados, disponibilizar recursos operacionais, fazer cópias de segurança - backup, monitorar funcionalidade de aplicativos, assegurar funcionamento de equipamento reserva - standby, organizar cabeamento dos equipamentos, demonstrar capacidade de síntese, configurar/reconfigurar hardware, monitorar disponibilidade de aplicativos, conduzir solicitação de suporte, verificar temperatura e umidade local, realizar diagnóstico em redes de comunicação, demonstrar capacidade de observação, monitorar recursos de rede, corrigir falhas de hardware e software, requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, planejar atendimento a cliente/usuário, transferir arquivos, programas e relatórios, demonstrar capacidade de administrar o tempo, notificar suporte para correção de erros, demonstrar atenção focada, reparar arquivos, inicializar/desativar sistemas e aplicativos, configurar contas dos clientes/usuários, recomendar mudanças na disposição de equipamentos, notificar problemas de infraestrutura, guardar cópia de segurança em local prescrito, demonstrar capacidade de disponibilidade, providenciar correção de erros de tarefas, administrar chamados abertos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, repor suprimentos em equipamentos, formatar equipamentos, demonstrar capacidade de comunicação, atender cliente/usuário, verificar acesso lógico do usuário, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, configurar softwares e/ou sistemas operacionais, demonstrar capacidade de agilidade no atendimento, realizar diagnóstico em hardware, demonstrar capacidade de objetividade, realizar varredura e eliminação de vírus, monitorar registros de erros, garantir uso de versões de softwares homologadas no cliente, recuperar arquivos, programas e relatórios, registrar ações dos chamados, executar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software, diagnosticar falhas em hardware e software.